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Honda cria conceito de aeronave elétrica e quer lançá-la em 2030

Não é um carro voador, mas sim uma aeronave capaz de fazer decolagens verticais e que teria autonomia de 400 km

Conceito Honda eVTOL
03:53

"Carros voadores" ainda são muito apresentados como o futuro da indústria. Com a eletrificação e os sistemas autônomos se expandindo, algumas fabricantes tem dado alguns passos no reino dos automóveis voadores que, na verdade, nem são carros. A Honda é mais uma a brincar com a ideia, mas ao menos mostrou um veículo aéreo sem fingir ser um carro, mas que tem um papel na visão da marca para a mobilidade aérea e terrestre.

O Honda eVTOL é um conceito de um veículo capaz de fazer decolagens verticais que a empresa chama de avião. Nos chama a atenção por dois motivos, começando por seu design híbrido. Seus oito rotores no topo e duas hélices na traseira são elétricas, mas o eVTOL também usa um motor a gasolina como um extensor de autonomia, mantendo as baterias recarregadas - como a BMW fazia com o i3.

Honda eVTOL Hybrid Aircraft Concept
Honda eVTOL Hybrid Aircraft Concept Gas Turbine Generator

De acordo com a Honda, os táxis voadores elétricos terão uma autonomia bem limitada e funcionarão apenas como um transporte dentro da cidade. Isto seria um problema pois os carros atuais já fazem mais do que isso sem trazer a complexidade e perigos de voar. O conceito eVTOL elimina este problema por ter uma autonomia estimada de 400 km.

Isto seria o suficiente para deixar de lado a ideia de rodar dentro da cidade e servir como um avião legítimo para viagens mais longas. A Honda ainda diz que pode combinar o veículo com um "ecosistema de mobilidade" inteiro, incluindo carros que levam as pessoas de suas carras para o ponto de decolagem, tudo de forma autônoma. Para quem trabalha na cidade e quer morar no interior, seria a solução ideal.

Galeria: Honda eVTOL Hybrid Mobility Aircraft

É claro, não é tão simples. Coordernar veículos autônomos é algo que ainda está sendo trabalhado e as regras envolvendo aviões são muito mais rígidas do que o transporte terrestre. Esta é a segunda razão pela qual a Honda tem nossa atenção, pois a empresa admite estas dificuldades. Todo plano de mobilidade envolvendo vôos requer coordenação com diversas organizações, tanto no nível estadual quanto federal. A fabricante japonesa está preparada para fazer estas conexões e buscar as permissões a partir de 2030, caso o projeto do eVTOL seja aprovado.

Até lá, suspeitamos que a Honda tenha feito o possível para deixar o sistema com um bom custo-benefício e encontre uma forma segura de voar. O processo de decisão começará a partir de 2023, quando os testes de vôo serão iniciados - até agora, o eVTOL existe apenas como um modelo de escala reduzida para testes no túnel de vento. A partir daí, a marca só saberá se irá comercializar o veículo após 2025.

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