Depois de registrar crescimento nas vendas de veículos novos nos quatro meses anteriores, o mercado europeu sofreu retração em julho. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, foram comercializadas quase 980 mil unidades, 23,6% a menos do que no mesmo período de 2020 – ou aproximadamente 300 mil unidades a menos nas ruas.
Segundo a consultoria JATO, este foi o pior mês de julho desde 2012 – o acumulado de 2021 (7,46 milhões), no entanto, é 16,9% superior ao do ano passado. Com vantagem superior a 55 mil unidades sobre a adversária mais próxima, a líder Volkswagen (120.437) perdeu quase 20% de seus compradores. O destaque ficou com a Toyota (66.932), em leve alta (+0,6%) e pela 1ª vez ocupando a segunda posição, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Décima, a Renault (41.770) amargou a maior queda (-53,5%).
POS. |
MARCA |
JUL.21 |
% MERCADO 2021 |
JUL.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
120.437 |
12,3% |
149.479 |
11,7% |
-19,4% |
2º |
TOYOTA |
66.932 |
6,8% |
66.559 |
5,2% |
0,6% |
3º |
BMW |
56.484 |
5,8% |
72.888 |
5,7% |
-22,5% |
4º |
MERCEDES-BENZ |
54.414 |
5,6% |
79.942 |
6,2% |
-31,9% |
5º |
AUDI |
53.989 |
5,5% |
65.287 |
5,1% |
-17,3% |
6º |
PEUGEOT |
53.828 |
5,5% |
81.216 |
6,3% |
-33,7% |
7º |
SKODA |
52.956 |
5,4% |
72.204 |
5,6% |
-26,7% |
8º |
HYUNDAI |
50.081 |
5,1% |
47.523 |
3,7% |
5,4% |
9º |
KIA |
45.473 |
4,6% |
45.130 |
3,5% |
0,8% |
10º |
RENAULT |
41.770 |
4,3% |
89.853 |
7,0% |
-53,5% |
11º |
FORD |
40.237 |
4,1% |
75.609 |
5,9% |
-46,8% |
12º |
OPEL/VAUXHALL |
39.110 |
4,0% |
46.923 |
3,7% |
-16,7% |
13º |
DACIA |
38.892 |
4,0% |
47.282 |
3,7% |
-17,7% |
14º |
FIAT |
37.503 |
3,8% |
50.349 |
3,9% |
-25,5% |
15º |
SEAT |
36.287 |
3,7% |
42.415 |
3,3% |
-14,4% |
16º |
CITROËN |
32.301 |
3,3% |
45.855 |
3,6% |
-29,6% |
17º |
VOLVO |
21.202 |
2,2% |
28.841 |
2,3% |
-26,5% |
18º |
NISSAN |
18.032 |
1,8% |
29.534 |
2,3% |
-38,9% |
19º |
SUZUKI |
17.304 |
1,8% |
16.529 |
1,3% |
4,7% |
20º |
MINI |
14.567 |
1,5% |
18.997 |
1,5% |
-23,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
978.918 |
... |
1.281.584 |
... |
-23,6% |
|
ACUMULADO |
7.464.176 |
... |
6.383.321 |
... |
16,9% |
Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Sandero lidera, Fiesta some e franceses sofrem
No ranking de modelos, a liderança ficou com o Sandero. Com 20.521 unidades, apenas 197 a mais do que o VW Golf (20.234) – preferido nos quatro meses anteriores, a nova geração do modelo da Dacia conquistou uma inédita liderança, reforçado pela posição de destaque conquistada em mercados como Espanha, França e Áustria. O Toyota Yaris, preferido por 18.568 consumidores, completou o pódio e agora é o vice-líder em 2021.
Atrás do VW Polo (17.592), o VW T-Roc (15.978) garantiu a liderança entre os SUVs / crossovers pelo 3º mês consecutivo ao superar o VW Tiguan (15.202) por pouco mais de 700 unidades. A VW, vale ressaltar, emplacou quatro dos seis modelos mais vendidos. O mês ainda marcou a estreia do Hyundai Tucson (14.293), em nova geração, e do VW T-Cross (14.031) no top 10. Também em bom momento comercial por lá, o Toyota Corolla (13.609) foi o 9º.
Para os franceses, o mês não foi dos melhores. Com um início de ano arrasador – quando chegou a liderar as vendas no acumulado -, o Peugeot 208 (10.893) foi o 17º, com retração de 46%. Para o Clio, a situação foi ainda pior: o Renault, com 10.406 unidades, perdeu quase 60% de seus compradores e despencou para o 19º lugar, pouco à frente do Mercedes Classe A (10.179), único representante premium no top 20. Outrora presente entre os mais vendidos, o Ford Fiesta (5.930) ficou fora do top 50.
POS. |
MODELO |
JUL.21 |
% MERCADO 2021 |
JUL.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
DACIA SANDERO |
20.521 |
2,1% |
19.221 |
1,5% |
6,8% |
2º |
VW GOLF |
20.324 |
2,1% |
31.181 |
2,4% |
-34,8% |
3º |
TOYOTA YARIS |
18.568 |
1,9% |
18.107 |
1,4% |
2,5% |
4º |
VW POLO |
17.592 |
1,8% |
18.844 |
1,5% |
-6,6% |
5º |
VW T-ROC |
15.978 |
1,6% |
19.747 |
1,5% |
-19,1% |
6º |
VW TIGUAN |
15.202 |
1,6% |
21.388 |
1,7% |
-28,9% |
7º |
HYUNDAI TUCSON |
14.293 |
1,5% |
10.747 |
0,8% |
33,0% |
8º |
VW T-CROSS |
14.031 |
1,4% |
12.604 |
1,0% |
11,3% |
9º |
TOYOTA COROLLA |
13.609 |
1,4% |
13.000 |
1,0% |
4,7% |
10º |
SKODA OCTAVIA |
13.408 |
1,4% |
22.539 |
1,8% |
-40,5% |
11º |
FORD PUMA |
13.302 |
1,4% |
13.150 |
1,0% |
1,2% |
12º |
DACIA DUSTER |
13.264 |
1,4% |
16.622 |
1,3% |
-20,2% |
13º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
13.060 |
1,3% |
19.906 |
1,6% |
-34,4% |
14º |
PEUGEOT 2008 |
12.937 |
1,3% |
19.749 |
1,5% |
-34,5% |
15º |
FIAT 500 |
12.786 |
1,3% |
14.238 |
1,1% |
-10,2% |
16º |
PEUGEOT 3008 |
12.463 |
1,3% |
12.687 |
1,0% |
-1,8% |
17º |
PEUGEOT 208 |
10.893 |
1,1% |
20.190 |
1,6% |
-46,0% |
18º |
HYUNDAI KONA |
10.535 |
1,1% |
13.816 |
1,1% |
-23,7% |
19º |
RENAULT CLIO |
10.406 |
1,1% |
25.037 |
2,0% |
-58,4% |
20º |
MERCEDES CLASSE A |
10.179 |
1,0% |
19.060 |
1,5% |
-46,6% |
21º |
BMW SÉRIE 3 |
10.030 |
1,0% |
13.219 |
1,0% |
-24,1% |
22º |
SEAT LEON |
9.998 |
1,0% |
11.591 |
0,9% |
-13,7% |
23º |
RENAULT CAPTUR |
9.980 |
1,0% |
20.348 |
1,6% |
-51,0% |
24º |
MINI |
9.907 |
1,0% |
13.060 |
1,0% |
-24,1% |
25º |
BMW SÉRIE 1 |
9.473 |
1,0% |
10.941 |
0,9% |
-13,4% |
26º |
CITROËN C3 |
9.364 |
1,0% |
14.593 |
1,1% |
-35,8% |
27º |
TOYOTA RAV4 |
9.328 |
1,0% |
9.268 |
0,7% |
0,6% |
28º |
VOLVO XC40 |
9.278 |
0,9% |
12.121 |
0,9% |
-23,5% |
29º |
TOYOTA C-HR |
9.236 |
0,9% |
11.893 |
0,9% |
-22,3% |
30º |
FIAT PANDA |
9.099 |
0,9% |
14.200 |
1,1% |
-35,9% |
31º |
AUDI A3 |
9.019 |
0,9% |
10.423 |
0,8% |
-13,5% |
32º |
SKODA FABIA |
8.930 |
0,9% |
9.873 |
0,8% |
-9,6% |
33º |
KIA SPORTAGE |
8.617 |
0,9% |
8.647 |
0,7% |
-0,3% |
34º |
FORD KUGA |
8.584 |
0,9% |
13.252 |
1,0% |
-35,2% |
35º |
NISSAN QASHQAI |
8.325 |
0,9% |
13.247 |
1,0% |
-37,2% |
36º |
SKODA KAMIQ |
8.319 |
0,8% |
8.630 |
0,7% |
-3,6% |
37º |
AUDI Q3 |
8.260 |
0,8% |
9.954 |
0,8% |
-17,0% |
38º |
SEAT ARONA |
8.110 |
0,8% |
9.093 |
0,7% |
-10,8% |
39º |
KIA NIRO |
7.905 |
0,8% |
9.164 |
0,7% |
-13,7% |
40º |
OPEL MOKKA |
7.863 |
0,8% |
8 |
0,0% |
98187,5% |
41º |
KIA CEED |
7.569 |
0,8% |
8.029 |
0,6% |
-5,7% |
42º |
TOYOTA AYGO |
7.247 |
0,7% |
6.987 |
0,5% |
3,7% |
43º |
BMW X3 |
6.797 |
0,7% |
4.881 |
0,4% |
39,3% |
44º |
VW PASSAT |
6.773 |
0,7% |
10.929 |
0,9% |
-38,0% |
45º |
OPEL/VAUXHALL CROSSLAND X |
6.460 |
0,7% |
8.693 |
0,7% |
-25,7% |
46º |
VW UP |
6.320 |
0,6% |
6.272 |
0,5% |
0,8% |
47º |
MERCEDES GLA |
6.244 |
0,6% |
6.173 |
0,5% |
1,2% |
48º |
SEAT IBIZA |
6.230 |
0,6% |
7.478 |
0,6% |
-16,7% |
49º |
JEEP COMPASS |
6.102 |
0,6% |
4.979 |
0,4% |
22,6% |
50º |
BMW X1 |
6.009 |
0,6% |
11.490 |
0,9% |
-47,7% |
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela