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Subaru WRX 2022 estreia novo visual e motor 2.4 boxer de 275 cv

Quinta geração do sedã esportivo traz desenho mais ousado e cabine com multimídia com tela vertical

Subaru WRX (2022)

Depois de muita expectativa, a nova geração do Subaru WRX 2022 foi revelada. O sedã estava previsto para ser apresentado durante o Salão de Nova York deste ano, mas o evento acabou sendo cancelado por conta da pandemia. Agora, o sedã esportivo famoso pela sua história nos ralis traz desenho um pouco mais ousado que o modelo antigo, além de um novo motor maior e mais potente.

A Subaru revela somente o WRX, com sua versão ainda mais potente STI devendo ser apresentada em um segundo momento. Voltando ao WRX padrão, suas vendas começam somente em 2022 nos Estados Unidos e, quem olhar à primeira vista o sedã de frente, vai achar que se trata de uma reestilização mais pesada devido a algumas semelhanças com a geração anterior. Porém, ele é totalmente novo. 

Galeria: Subaru WRX 2022

Os faróis continuam afilados, mas estão menores e ganharam um recorte graças a um vinco que molda a grade frontal, que ficou maior e traz formato hexagonal. Os para-choques também ostentam novo desenho e agora a parte inferior é pintada de preto, enquanto que o capô continua trazendo a famosa abertura em formato de scoop para ajudar no arrefecimento do motor.

Mas é quando o Subaru WRX é visto de perfil que as semelhanças com a geração anterior ficam mais claras, principalmente pelos para-lamas dianteiros e pelas janelas laterais. A maior diferença mesmo fica para os vincos mais pronunciados, que dão o efeito visual do sedã ser mais largo. Detalhe curioso são as molduras plásticas pretas nas caixas de rodas, que acabam dando um visual mais aventureiro do que esportivo – apesar que ser aventureiro é parte do DNA do sedã por conta do seu histórico nos ralis.

Subaru WRX (2022)

Quando observamos a traseira, eis as maiores novidades. As lanternas agora têm desenho inspirado no cupê esportivo da marca, o BRZ, que dão continuidade ao desenho dos para-lamas traseiros, bem mais encorpados. Uma régua preta atravessa a traseira e une as lanternas, enquanto acima há um discreto spoiler sobre a tampa do porta-malas. Já o para-choque ficou bem mais agressivo com o difusor traseiro que agrega as quatro saídas de escape. As rodas podem ser de 17 ou 18 polegadas.

Subaru WRX (2022)

O interior mantém a sobriedade conhecida dos Subaru, mas traz desenho mais criativo que o modelo anterior com painel de linhas horizontais e saídas de ar estreitas, costuras vermelhas e acabamento em suede no painel e bancos. Mas não há dúvida que o destaque é a nova central multimídia com tela vertical de 11,6 polegadas que até pouco tempo atrás víamos somente nos carros da Tesla. Por ela pode-se comandar o sistema de climatização ou recursos do carro, vindo com suporte ao Apple CarPlay e Android Auto. Por fim, está disponível para a versão topo de linha GT os clássicos bancos Recaro e até detalhes em fibra de carbono no volante. 

Fora essa repaginada visual, o novo WRX 2022 recebeu um novo motor boxer 2.4 turbo, que entrega 275 cv a 5.600 rpm e 35,67 kgfm de torque - agora disponível numa faixa mais ampla de 2.000 a 5.200 rpm, segundo a Subaru. Esse propulsor substituiu o antigo boxer 2.0 turbo, que tinha 270 cv e o mesmo torque do novo 2.4 boxer. A famosa tração integral com vetorização de torque continua, enquanto o câmbio manual de 6 marchas teve suas relações otimizadas.

Está disponível também um câmbio automático de 8 velocidades, que ficou 30% mais rápido na subida de marcha de 2ª para 3ª e 50% mais rápida durante as reduções de 3ª para 2ª marcha. A transmissão automática ainda conta com controle de mudança adaptativo, que responde rapidamente para fazer as reduções de marcha correspondentes à rotação durante a frenagem, mantém a faixa ideal de giros nas curvas e para responder mais rápido nas saídas de curva.

A 5ª geração do Subaru WRX adota também a chamada Plataforma Global Subaru, que conta com chassi 28% mais rígido e redução do centro de gravidade, que deixou o sedã mais “assentado” ao chão. Ele ainda conta com barra de estabilizadora agora montada diretamente na carroceria, o que reduz a rolagem da carroceria nas curvas, enquanto a suspensão ganhou curso mais longo para melhorar a estabilidade.

Os amortecedores são controlados eletronicamente, podendo ser ajustado pelo seletor de modos de condução em três níveis: Comfort, Normal e Sport. Por fim, a Subaru afirma que a direção foi recalibrada para ficar mais direta e rápida.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

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