Mercado em agosto: Fiat completa 8 meses seguidos na liderança
Volkswagen supera Toyota para recuperar a 2º posição. Em queda de quase 70%, Chevrolet segue fora do top 5
Em mais um mês afetado por fábricas paralisadas por falta de peças, o mercado brasileiro registrou nova queda nos emplacamentos de veículos novos. De acordo com os números oficiais divulgados hoje (02/09) pela Fenabrave, foram registradas 158.514 unidades em agosto, sendo 119.813 automóveis e 38.701 comerciais leves.
Este desempenho representou uma retração de 2,39% em relação a julho e de 8,65% na comparação com o mesmo período do ano passado. O acumulado do ano, que chegou à marca de 1.327.535 unidades, já supera em 20,71% o desempenho dos oito primeiros meses de 2020. Para a Fenabrave, o motivo da retração nos últimos meses é claro.
“O ritmo dos emplacamentos está sendo ditado pela capacidade de entrega das montadoras, que ainda sofrem com a escassez, especialmente, de semicondutores”, afirma Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade. Segundo o executivo, a situação só deve ser normalizada no ano que vem.
Líder pelo 8º mês seguido, a Fiat (39.040) garantiu uma vantagem de quase 16 mil unidades sobre a Volkswagen (23.283), que havia sido superada pela Toyota (17.426) no mês anterior – a japonesa, vale ressaltar, teve a maior evolução entre as cinco primeiras colocadas em relação a 2020 (+50,8%). Em alta de quase 30%, a Jeep (13.551) ficou a menos de mil unidades da Hyundai (14.494) na disputa pelo 4º lugar.
Sétima colocada nos dois meses anteriores, a Chevrolet (8.953) subiu uma colocação, mas amargando retração de quase 70%. Dona do maior avanço (+189%), a Caoa Chery mais uma vez completou o top 10. Já a Ford (2.549), 13ª em junho e julho, avançou duas posições, mas com vantagem inferior a 100 unidades sobre uma Peugeot (2.463) que cresceu acima dos 110%.
POS. |
MARCA |
TOTAL 2021 |
AGO 21 (A) |
PART. |
JUL 21 (B) |
AGO 20 (C) |
% VARIAÇÃO (A / B) |
% VARIAÇÃO (A / C) |
1º |
FIAT |
306.463 |
39.040 |
24,63% |
43.684 |
31.365 |
-10,63% |
24,47% |
2º |
VW |
206.253 |
23.283 |
14,69% |
17.684 |
34.124 |
31,66% |
-31,77% |
3º |
TOYOTA |
114.565 |
17.426 |
10,99% |
18.598 |
11.553 |
-6,30% |
50,84% |
4º |
HYUNDAI |
125.027 |
14.494 |
9,14% |
15.135 |
16.025 |
-4,24% |
-9,55% |
5º |
JEEP |
100.329 |
13.551 |
8,55% |
13.547 |
10.465 |
0,03% |
29,49% |
6º |
CHEVROLET |
142.946 |
8.953 |
5,65% |
9.391 |
28.792 |
-4,66% |
-68,90% |
7º |
RENAULT |
90.496 |
8.490 |
5,36% |
12.349 |
7.032 |
-31,25% |
20,73% |
8º |
HONDA |
54.242 |
8.074 |
5,09% |
6.011 |
7.323 |
34,32% |
10,26% |
9º |
NISSAN |
43.246 |
4.817 |
3,04% |
5.575 |
4.775 |
-13,60% |
0,88% |
10º |
CAOA CHERY |
23.803 |
4.717 |
2,98% |
3.763 |
1.632 |
25,35% |
189,03% |
11º |
FORD |
29.756 |
2.549 |
1,61% |
2.462 |
10.230 |
3,53% |
-75,08% |
12º |
PEUGEOT |
17.503 |
2.463 |
1,55% |
3.075 |
1.153 |
-19,90% |
113,62% |
13º |
CITROËN |
13.766 |
2.084 |
1,31% |
2.530 |
1.155 |
-17,63% |
80,43% |
14º |
MITSUBISHI |
13.111 |
1.718 |
1,08% |
1.779 |
1.690 |
-3,43% |
1,66% |
15º |
BMW |
9.528 |
1.517 |
0,96% |
1.438 |
1.261 |
5,49% |
20,30% |
16º |
VOLVO |
5.320 |
814 |
0,51% |
633 |
644 |
28,59% |
26,40% |
17º |
MERCEDES-BENZ |
5.389 |
656 |
0,41% |
881 |
867 |
-25,54% |
-24,34% |
18º |
AUDI |
4.186 |
618 |
0,39% |
666 |
661 |
-7,21% |
-6,51% |
19º |
KIA |
3.230 |
515 |
0,32% |
556 |
641 |
-7,37% |
-19,66% |
20º |
VW / MAN |
2.352 |
424 |
0,27% |
326 |
|
30,06% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.327.535 |
158.514 |
100,00% |
162.392 |
173.515 |
-2,39% |
-8,65% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto