Mais um SUV compacto está a caminho do Brasil: o novo Peugeot 1008. Será um inédito modelo pequeno que irá a aproveitar a mesma plataforma modular CMP do novo Citroën C3. E, de acordo com a publicação francesa L’argus, o carro seguirá a linha de nomenclatura da montadora ao adotar o batismo 1008, com uma versão elétrica para a Europa e lançamento previsto para 2025.
Segundo a L’argus, o Peugeot 1008 é conhecido internamente como “Projeto P44” e faz parte do programa “Smart Car”, criando modelos para mercados emergentes como América Latina e Índia. O novo Citroën C3 que estreará em abril de 2022 faz parte desta estratégia. O carro da Peugeot seguirá a mesma linha, montado sobre uma versão simplificada da plataforma CMP. Porém, será diferente de seu primo da Citroën por ser um carro mais refinado, seguindo o posicionamento da marca do leão no país.
Será um carro relativamente pequeno, pois a L’argus diz que terá cerca de 4,15 metros de comprimento, o que é praticamente o mesmo que o Peugeot 2008 ainda oferecido por aqui, que mede 4,16 m. E há uma boa razão para ser diminuto: será oferecido também na Europa, em uma versão totalmente elétrica para aposentar o subcompacto 108 – que sairá de linha em 2021. Já no Brasil, o 1008 acabará aposentando o 2008 nacional, que seguirá vivo até lá, ocupando assim o seu espaço da linha de montagem de Porto Real - RJ.
A parte visual ainda não está bem definida. Embora seja fácil acreditar que usará a mesma identidade de design dos últimos lançamentos, como 208 e 3008, a publicação francesa lembra que Carlos Tavares, CEO da Stellantis, pediu a Matthias Hossann, novo diretor de design da Peugeot, que revise o estilo criado na gestão de seu predecessor, que agora está no comando do design da “inimiga” Renault. Ainda assim, o L’argus afirma que o 1008 será bem cúbico, em uma filosofia próxima do Jeep Renegade para entregar espaço interno e um porta-malas decente.
Em mercados como Brasil e Índia, podemos esperar por motores a combustão como sempre. Aqui no Brasil, a aposta mais segura é que já seja feito pensando em adotar os propulsores Firefly da Fiat, principalmente nas versões turbo. Deve seguir o novo Citroën C3 e utilizar o 1.0 turboflex que fará a estreia no Fiat Pulse em breve, com cerca de 120 cv, além do 1.3 aspirado de 109 cv. Na Europa, o 1008 chegaria somente elétrico, com uma potência entre 50 e 80 cv e um conjunto de baterias menor do que o e-2008, para que custe menos de 20 mil euros (cerca de R$ 122 mil).
Projeção: Kleber Silva/Behance
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