A Lamborghini oficializa nesta sexta-feira (13) a ampliação de seu portfólio com a estreia de mais um bólido: o superesportivo Countach LPI 800-4. Considerado a versão modernizada do clássico homônimo vendido entre os anos 1970 e 1990, o modelo combina elementos do design retrô com linhas angulosas características da identidade atual da marca. A apresentação acontece no Concours d'Elegance em Pebble Beach, na Califórnia.
Na prática, o novo Countach homenageia o legado de mais de cinco décadas da Lamborghini e imagina como o icônico modelo original poderia ter evoluído para um superesportivo do século 21. O formato e a disposição dos faróis, as entradas de ar laterais, o desenho dos arcos das rodas e as quatro saídas de escape são alusões claras ao veículo original.
Complementam o design rodas de 20 polegadas no eixo dianteiro e de 21 polegadas no eixo traseiro (calçadas por pneus Pirelli P Zero Corsa) e paleta de cores com tonalidades diversificadas (incluindo opções que remetem ao Countach original). Na cabine, a tela de 8,4 polegadas tem uma função que permite assistir a uma aula de história sobre a filosofia de design do Countach.
Além do desenho, o pacote mecânico também teve que ser reinterpretado e inserido dentro das novas tecnologias de eletrificação. Dessa forma, o Countach LPI 800-4 adota o mesmo conjunto híbrido do Sián - o primeiro carro de produção eletrificado da empresa. Destaque para o motor 6.5 V12 de 780 cv de potência, que vem sempre associado ao sistema híbrido-leve de 48 volts e um supercapacitor no lugar das baterias convencionais - a marca diz que entrega três vezes mais potência do que um conjunto normal de íon-lítio. Adiciona um motor elétrico de 34 cv e garante ao bólido potência total de 814 cv.
Dados oficiais indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos e de 0 a 200 km/h em incríveis 8,6 segundos. A velocidade máxima é de 355 km/h e o peso total chega aos 1.595 kg. Para efeito de comparação, o último Countach lançado - o LP500 QV de 1985 - acelerava "apenas" até os 295 km/h e extraía aproximadamente 455 cv do motor 5.2 V12 da época.
A Lamborghini confirma que produzirá apenas 112 unidades do Countach LPI 800-4 - todas entregues a partir do primeiro trimestre de 2022. Preços serão divulgados posteriormente. Independentemente dos valores, certamente não faltarão interessados.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Lamborghini Countach LPI 800-4 2022
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ostentação no Instagram está acabando com a cultura automotiva
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Presidente da Lamborghini explica porque o Temerario fará sucesso
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Lamborghini antecipa o Temerario, que será híbrido e terá 900 cv
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ouça o motor V8 do novo Lamborghini girar a 10.000 RPM