A Toyota surpreendeu todo mundo no início de 2018 quando apresentou o conceito do GR Super Sport, revelando que trabalhava uma versão de rua do seu esportivo feito para disputar no World Endurance Championship (WEC). Desde então, foram poucas notícias sobre o veículo e o futuro parece ruim.
Citando publicações japonesas, a revista Racer afirma que um protótipo pré-produção do GR Super Sport se envolveu em um acidente durante um teste no circuito Fuji Speedway. Supostamente, o hipercarro teria pegado fogo e sofrido danos sérios, levando a Toyota a abortar o desenvolvimento do esportivo.
Vale mencionar que o possível fim desta versão de rua não afetará os planos da Toyota para disputar a categoria LMDh do WEC, pois a marca não é obrigada a oferecer uma versão civil do carro. É a mesma razão que levou a Peugeot a anunciar que não venderá uma variante do 9X8 Le Mans. Nossos colegas do Motorsport.com dizem que o GR010 da Toyota já completou um teste em Spa-Francorchamps, em preparação para correr nas 24 Horas de Le Mans em agosto.
Como podem se lembrar, a Toyota vinha trabalhando no GR Sport há um tempo e até divulgou um vídeo de Akio Toyoda, CEO da empresa, guiando o hipercarro em Fuji Speedway em 2019. Em setembro do ano passado, foi mostrado antes das 24 Horas de Le Mans, completando uma volta de demonstração.
O esperado é que o GR Super Sport adotasse um motor 2.4 V6 biturbo com um sistema híbrido, entregando uma potência combinada acima de 1.000 cv. Seria um cupê com um teto abrindo como uma escotilha, como sugerido por um registro de patente feito pela Toyota nos Estados Unidos.
Ainda esperamos uma confirmação por parte da Toyota para saber se o carro realmente será cancelado, visto que não é incomum que protótipos sofram acidentes deste tipo (e até peguem fogo como neste caso). Um exemplo foi a geração atual do Audi A7 Sportback, que pegou fogo durante um teste nos Alpes Suíços em 2017, ou a geração atual do Honda NSX, que também entrou em combustão enquanto rodava em Nürburgring em 2014.
Por outro lado, alguns podem argumentar que é estranho que a Toyota esteja investindo em um esportivo deste tipo visto que o Lexus LFA não foi um sucesso comercial. Se realmente for produzido, será um sucessor indireto para o GT-One, originalmente feito para competir nas corridas de GT1 antes de ser adaptado para o LMGTP (Le Mans Grand Touring). Apenas duas unidades foram feitas e não foram vendidas, com uma exibida no museu da empresa no Japão e outra na sede da Toyota Motorsport GmbH em Colônia (Alemanha).
Caso o GR Super Sport para as ruas continue nos planos, terá um preço no nível de outros hipercarros deste tipo, como disse Orlando Rodriguez, porta-voz da Toyota Austrália. A empresa ainda deve criar uma estratégia para escolher quem poderá comprar o esportivo, como ter uma licença da FIA para correr ou ter um Lexus LFA na garagem.
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Fonte: Racer
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