Fundada em janeiro de 2021 depois da fusão entre a FCA e PSA, a Stellantis conta com atualmente 14 marcas. E algumas delas vão seguir o caminho da eletrificação até 2027, à exemplo da Lancia, Alfa Romeo e DS Automobiles. Mas antes a empresa lançará vinte veículos eletrificados nos próximos 24 meses (2 anos), sendo que 11 serão totalmente elétricos e 9 serão híbridos plug-in, com um modelo desses contando com ambas opções de propulsão.
A informação foi confirmada a partir de uma imagem de apresentação da Stellantis no qual divulga seus lançamentos para os próximos 2 anos, bem como seus resultados no 1º semestre (o novo Fiat Punto também foi confirmado em uma apresentação dessas). E se engana quem pensa que os modelos eletrificados ficarão restritos ao mercado europeu, pois a tabela agrega também as marcas americanas da Stellantis.
A Dodge está indicada para receber um veículo híbrido plug-in em 2022, mas o modelo não foi revelado. Atualmente a Dodge vende somente o Charger, Challenger e Durango, ou seja, podemos apostar que seja o SUV o primeiro a ganhar a inédita variante híbrida.
Já durante o primeiro semestre de 2023, a Jeep vai lançar seu primeiro carro 100% elétrico (e desenvolvido desde o início assim). O mais provável é que ele assuma a forma de um pequeno SUV e tenha plataforma compartilhada com a Fiat e Alfa Romeo, que teriam seus pequenos SUVs feitos nessa mesma base. Todos eles seriam fabricados no complexo fabril da Polônia, com a versão da marca do cuore esportivo podendo se chamar Brennero.
Isso não é mera especulação, pois no começo deste ano a Stellantis anunciou um investimento de 165 milhões de euros (R$ 1,03 bilhão) em sua fábrica em Tychy, na Polônia. O aporte é para dar início a produção de carros híbridos e totalmente elétricos no segundo semestre de 2022. A fábrica atualmente produz os antigos Fiat 500 (versões a combustão) e Lancia Ypsilon.
Com esse investimento, a unidade concentrará toda a produção dos modelos eletrificados da Jeep, Fiat e Alfa Romeo. Os colegas do Motor1.com Itália apontam que o Jeep 100% elétrico seria um possível substituto do Renegade (não descartando que ele poderia ficar abaixo dele), enquanto o Fiat elétrico entraria no lugar do crossover 500X.
O cronograma exibido na apresentação mostra os lançamentos da Stellantis até 2023, ou seja, é por isso que o já antecipado esportivo elétrico da Dodge e a picape movida a bateria da Ram (que terá base a picape Ram 1500) não estão listados, pois ambos têm previsão de estrear no mercado somente em 2024.
Detalhe para a Chyrsler, Fiat e Abarth, com nenhuma delas tendo previsão de carros eletrificados ao menos até 2023. Isso provavelmente ficará para uma segunda fase no cronograma de lançamentos de veículos híbridos ou elétricos da Stellantis.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Grand Cherokee 4xe tem preço reduzido em R$ 20 mil e ganha nova cor
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Jeep Compass: desconto de R$ 30.000 na Black Friday para segurar liderança
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Avaliação Jeep Renegade Longitude Night Eagle 2025: antigo protagonista
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram