Fundada em janeiro de 2021 depois da fusão entre a FCA e PSA, a Stellantis conta com atualmente 14 marcas. E algumas delas vão seguir o caminho da eletrificação até 2027, à exemplo da Lancia, Alfa Romeo e DS Automobiles. Mas antes a empresa lançará vinte veículos eletrificados nos próximos 24 meses (2 anos), sendo que 11 serão totalmente elétricos e 9 serão híbridos plug-in, com um modelo desses contando com ambas opções de propulsão.
A informação foi confirmada a partir de uma imagem de apresentação da Stellantis no qual divulga seus lançamentos para os próximos 2 anos, bem como seus resultados no 1º semestre (o novo Fiat Punto também foi confirmado em uma apresentação dessas). E se engana quem pensa que os modelos eletrificados ficarão restritos ao mercado europeu, pois a tabela agrega também as marcas americanas da Stellantis.
A Dodge está indicada para receber um veículo híbrido plug-in em 2022, mas o modelo não foi revelado. Atualmente a Dodge vende somente o Charger, Challenger e Durango, ou seja, podemos apostar que seja o SUV o primeiro a ganhar a inédita variante híbrida.
Já durante o primeiro semestre de 2023, a Jeep vai lançar seu primeiro carro 100% elétrico (e desenvolvido desde o início assim). O mais provável é que ele assuma a forma de um pequeno SUV e tenha plataforma compartilhada com a Fiat e Alfa Romeo, que teriam seus pequenos SUVs feitos nessa mesma base. Todos eles seriam fabricados no complexo fabril da Polônia, com a versão da marca do cuore esportivo podendo se chamar Brennero.
Isso não é mera especulação, pois no começo deste ano a Stellantis anunciou um investimento de 165 milhões de euros (R$ 1,03 bilhão) em sua fábrica em Tychy, na Polônia. O aporte é para dar início a produção de carros híbridos e totalmente elétricos no segundo semestre de 2022. A fábrica atualmente produz os antigos Fiat 500 (versões a combustão) e Lancia Ypsilon.
Com esse investimento, a unidade concentrará toda a produção dos modelos eletrificados da Jeep, Fiat e Alfa Romeo. Os colegas do Motor1.com Itália apontam que o Jeep 100% elétrico seria um possível substituto do Renegade (não descartando que ele poderia ficar abaixo dele), enquanto o Fiat elétrico entraria no lugar do crossover 500X.
O cronograma exibido na apresentação mostra os lançamentos da Stellantis até 2023, ou seja, é por isso que o já antecipado esportivo elétrico da Dodge e a picape movida a bateria da Ram (que terá base a picape Ram 1500) não estão listados, pois ambos têm previsão de estrear no mercado somente em 2024.
Detalhe para a Chyrsler, Fiat e Abarth, com nenhuma delas tendo previsão de carros eletrificados ao menos até 2023. Isso provavelmente ficará para uma segunda fase no cronograma de lançamentos de veículos híbridos ou elétricos da Stellantis.
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