Pilotos de baixa estatura enfrentam um conjunto específico de problemas. De modo geral, quanto mais baixa a medida do cavalo (parte mais baixa da calça entre as pernas), mais difícil se torna montar em motocicletas maiores, pois você simplesmente não pode alcançar o chão com muita facilidade . Eu sei disso porque sou um piloto baixo (1,53 mais ou menos) que tem andado de moto há 16 anos.
É por isso que a empresa espanhola UpBiker criou o dispositivo que leva seu nome. Segundo a companhia, o UpBikers é um acessório que se fixa na ponta das botas por meio de uma tira de velcro que passa pelo calcanhar, sendo uma espécie de sobresola. Eles adicionam aproximadamente 4 centímetros na ponta dos dedos dos pés.
Preocupado em como mudar de marcha com essas estranhas protuberâncias em seus pés? Os UpBikers têm formatos específicos para cada pé, com recortes especiais que permitem que você consiga usar cada uma das pedaleiras enquanto anda, seja câmbio ou freio. Agora, para ser claro, estou apenas repetindo o que a UpBikers diz sobre seu produto - eu não os usei pessoalmente.
Na verdade, para mim, eles não parecem a melhor ideia. Explico: eu sou a favor de soluções razoavelmente seguras e estáveis para que nós, pilotos pequenos, possamos operar com confiança quaisquer motos que queiramos pilotar. No entanto, eles não parecem tão seguros. Se eles se prenderem a algo inesperado, qual a chance deles caírem de seu pé?
Depois, há o problema do velcro exposto. Uso fechos de velcro em algumas de minhas botas e calças, posso dizer qualquer coisa gruda nele. Se você tem muitos tipos de animais de estimação, com certeza vai ter pelo de pet em seu velcro. Nem estou começando a discutir que tipo de entulho você pode pegar sem querer enquanto anda. Além disso, você conseguiria descer da moto e andar confortavelmente com essa sobresola apenas nas pontas dos pés?
Os pilotos altos vão tentar te convencer que você só precisa construir confiança para deslizar uma nádega no banco e ter sempre ao menos um pé bem apoiado no chão, conforme necessário. Embora essa seja certamente uma possibilidade para um piloto com confiança, a maioria dos iniciantes não desenvolverá essa confiança da noite para o dia. Isso é algo que você normalmente tem que trabalhar, o que pode levar anos . Então, o que você pode fazer para dominar a moto dos seus sonhos um pouco mais rápido?
Como uma pessoa que foi chefe de cozinha profissional por uma parte significativa de minha vida profissional, estou acostumado às palmilhas. Um bom par de palmilhas de gel pode fazer uma grande diferença se você ficar em pé o dia todo. Muitos trabalhadores podem dizer a mesma coisa, basta perguntar. No entanto, até recentemente, eu não sabia que existiam palmilhas que podem adicionar à sua estatura de forma confortável e segura.
Sapatos com plataforma não funcionam em motos, mas colocar palmilhas que aumentam sua altura dentro das botas pode fazer uma grande diferença. Estou usando um par que me dá 3 centímetros a mais. Certo, são 3 cm no calcanhar, não no dedo do pé, mas colocar um ou ambos os pés no chão nas paradas ficou bem mais fácil. Meus pés também parecem completamente estáveis o tempo todo (o que não acontece em sapatos de plataforma), e não há preocupação de que essas palmilhas se desloquem, a menos que eu tire minhas botas e as remova fisicamente.
Existem várias marcas, tamanhos, estilos, materiais e faixas de preço de palmilhas para escolher. Não estou aqui para promover nenhum produto específico, mas sinto que são poucos pilotos de baixa estatura que sabem da existência delas. Elas são super úteis, estáveis e podem mudar totalmente a sua vida de piloto. Dê uma chance a elas.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja o que a Bajaj tem planejado para suas motos no Brasil em 2025
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Dafra lança a NHX 190 no Brasil: veja o preço e o que ela traz
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix