Pouco mais de um ano depois de estrear na Europa, a nova geração do Fiat 500 chega oficialmente ao Brasil. Completamente reformulado e, pela primeira vez, equipado unicamente com propulsão elétrica, o modelo representa o primeiro passo da fabricante italiana rumo à eletrificação no mercado brasileiro. Desembarca neste primeiro momento em versão única Icon, topo de gama, com preço sugerido de R$ 239.990.
Por fora, o design emblemático do 500 clássico foi aperfeiçoado no 500e dentro de uma estratégia que a própria Fiat chamou de "reinterpretação de um ícone". Destaque para os faróis com iluminação em LED, elementos divididos pelo recorte do capô (incluindo o detalhe da sobrancelha), logotipo do próprio carro estampado na dianteira, rodas de 16 polegadas e maçanetas agora integras ao design da carroceria.
No interior, destaque para o volante de apenas dois raios revestido com couro ecológico, quadro de instrumentos totalmente digital de 7 polegadas, central multimídia de 10,25 polegadas com espelhamento sem fio para smartphones, variedade de porta-objetos e painel com revestimento na cor da carroceria. Chama atenção ainda o botão E-Latch, que abre as portas e substitui as tradicionais maçanetas internas de puxar.
Maior, mais largo e mais espaçoso que o antecessor, o 500e mede 3.623 mm de comprimento, 1.683 mm de largura, 1.527 mm de altura e 2.322 mm de distância entre-eixos. A plataforma, batizada de Mini BEV, é totalmente nova e foi desenvolvida especialmente para veículos elétricos.
Mecanicamente, destaque para o conjunto elétrico protagonizado pelo motor de 87 kW (118 cv) e 22,4 kgfm de torque, alimentado pela bateria de até 42 kWh. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos (retomada 60-110 km/h em 4,8 segundos) e velocidade máxima de 150 km/h. A autonomia declarada é de 320 km (padrão europeu WLTP), mas pode chegar a até 460 km dependendo do estilo de condução.
Segundo a Fiat, a bateria pode ser carregada completamente em tomada comum de 110V ou 220V no tempo de 14 horas. Usando um Wallbox, o tempo cai para 4 horas. As estações de 85 kW permitem recuperar 80% da carga total em 35 minutos ou 50 km de autonomia em 5 minutos. Como todo carro elétrico europeu, utiliza uma tomada Combo CCS Tipo 2 - a mais comum nos pontos de recarga rápida no Brasil.
A direção pode ser operada em três modos: Normal, Range e Sherpa. Ao selecionar o modo Range, o 500e trabalha somente com o pedal do acelerador, fazendo uma frenagem quase completa ao tirar o pé do pedal. Já o Sherpa, de maior rendimento, algumas funções do carro são limitadas para priorizar a autonomia - o ar-condicionado é desligado e velocidade não passa dos 80 km/h.
Interessados já podem reservar o modelo, que está disponível nas cores branco, cinza, preto e verde. Neste primeiro momento, 10 concessionárias de 9 cidades estão aptas a comercializar o modelo (Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo). A garantia para as baterias é de 8 anos ou 160 mil km - para o carro a cobertura é de 3 anos. A expectativa é vender 120 unidades até o final do ano.
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