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Yamaha XSR 125 pode lançar nova onda de motos retrô de entrada

“Clássicas modernizadas” estão na moda na Europa e na Ásia. Novidade rivalizará com a Honda CB 125R

Yamaha XSR125 2021

No Brasil, quem quer comprar uma moto com estilo de “clássica modernizada” precisa partir para os modelos oferecidos por marcas como Royal Enfield, Triumph ou Harley-Davidson. A Honda até oferece as CB 650R e CB 1000R no Brasil, mas o problema é o mesmo: os preços são elevados e a alta cilindrada pode não ser o mais indicado para pilotos iniciantes.

No entanto, na Europa, onde a habilitação de moto é classificada conforme a potência ou a capacidade do motor, as montadoras não estão perdendo tempo e lançando modelos de estilo retrô para quem está começando no mundo das duas rodas. O mesmo está acontecendo na Ásia por outro motivo: as tributações de lá são feitas de acordo com a cilindrada.

Galeria: Yamaha XSR125 2021

Dessa forma, a própria Honda já oferece na Europa a CB 125R, utilizando o mesmo conceito de estilo Neo Sports Cafe das CB 650R e CB 1000R, mesclando linhas clássicas com comodidades e desempenho de motos modernas. Até agora, a Yamaha não tinha uma concorrente direta por lá, mas possuía a linha XSR com modelos de maior cilindrada e estilo retrô. Já tendo uma XSR 155 na Ásia, a empresa lançou no Velho Continente a XSR 125 realizando pequenas modificações.

A novidade chegará às lojas europeias a partir de junho. Os preços não foram revelados, mas a imprensa na Inglaterra especula que seu preço ficará em torno de 4.500 libras, algo próximo de R$ 33 mil. Vale lembrar que, por conta da desvalorização do real, os valores ficam distorcidos. Essa faixa de preço está em linha com o cobrado por motos pequenas de proposta “premium” no Reino Unido.

O que foi revelado até agora foram as imagens e os detalhes iniciais da moto, que colocará a Yamaha de volta na briga pelo segmento de clássicas modernizadas na Europa. Mesmo mostrando características de motos mais novas, a XSR 125 chegou com um visual até mais retrô que o da Honda CB 125R, que ainda lança mão de alguns apliques plásticos e carenagens. Com dois dos principais nomes do motociclismo apostando no segmento, é de se imaginar que mais montadoras sigam por tal caminho.

Yamaha XSR125 2021

A Yamaha XSR 125R tem um visual mais limpo, deixando exposto o quadro do tipo diamante. Faróis e lanternas são redondos, como manda o figurino, mas a moto já conta com iluminação completa por lâmpadas de LED. A moto também já atende às normas Euro5 de emissões de poluentes, traz painel de instrumentos digital e já conta com itens como rodas de liga leve de 17 polegadas, ABS e suspensão dianteira com garfo telescópico invertido.

A grande diferença da Yamaha XSR 125 europeia para a XSR 155 asiática, além da capacidade do motor, é o entre-eixos 5 mm mais curto. A altura do banco em relação ao solo é de 815 mm. Falando em propulsor, trata-se de um monocilíndrico de 124 cm³ de capacidade com arrefecimento a líquido e comando simples no cabeçote. Com isso, a moto consegue entregar 15 cv de potência com pico a 10.000 rpm e 1,2 kgfm de torque a 8.000 rpm. O câmbio já tem 6 velocidades. A Yamaha declara um peso em ordem de marcha de 140 kg e o tanque tem capacidade para 11 litros.

As chances da nova Yamaha XSR 125 chegar ao Brasil são baixas e o mesmo vale para a Honda CB 125R. Como a legislação brasileira não faz distinção de desempenho, seria difícil convencer o público daqui a pagar mais caro em uma moto de baixa cilindrada, segmento que é dominado por modelos utilitários.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

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