Falta pouco para conhecer o novo SUV da Fiat, conhecido até agora como “Progetto Fiat 363”. A fabricante divulgou o penúltimo episódio da websérie falando de detalhes do carro e, desta vez, o tema escolhido foi performance. Apesar da Fiat apenas falar que terá um motor turbo, em um certo momento é possível ver o motor de três cilindros nas imagens, confirmando que o veículo terá o inédito 1.0 turbo.
Até o momento, a Stellantis não deu detalhes do novo motor 1.0 turbo, embora confirme que fará mais um propulsor com turbocompressor na fábrica em Betim (MG) além do 1.3 de 185 cv. A primeira indicação aparece no último vídeo do Progetto Fiat 363, que mostra a construção dos motores e destaca bastante a tecnologia do “novo motor turbo”.
Informações de bastidores indicam que o novo motor 1.0 turbo de três cilindros está sendo preparado para entregar 120 cv e deve ter um torque por volta de 20 kgfm, números próximos ao do motor 1.0 turbo europeu que equipa o Renegade. Ainda não se sabe qual será a transmissão a ser utilizada, mas espera-se que seja a caixa automática de 6 marchas que também está no 1.3 turbo. Já a transmissão CVT deve ficar para o 1.3 aspirado.
Pelo que vimos do motor na Europa, em uma apresentação técnica a Fiat comentou um pouco sobre as tecnologias usadas no propulsor, como um novo cabeçote mudanças no comando de válvulas variável de atuação eletro-hidráulica, injeção direta de combustível e mais. Promete entregar um bom torque mesmo em baixa rotação, melhorando o desempenho do 1.0 aspirado que tem 80% de seus 10,9 kgfm entregues a 2.500 rpm.
Este novo 1.0 turbo de três cilindros é esperado para as versões mais caras do novo SUV compacto, enquanto as configurações mais baratas adotarão o 1.3 Firefly de quatro cilindros que está no resto da linha da Fiat como Argo e Cronos. Entrega até 109 cv e 14,2 kgfm quando abastecido com etanol e passará a trabalhar com o inédito câmbio automático do tipo CVT, que também estará em breve nos outros carros da empresa com esta mecânica.
Falta apenas um capítulo da websérie do Progetto Fiat 363, este último voltado em conectividade, quando a marca deve falar sobre a central multimídia com um novo sistema e que traz Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Espera-se por algo próximo do que a nova Toro tem, porém sem usar a enorme tela vertical de 10,1”. Depois disso, o novo SUV da Fiat irá aparecer perto da final do BBB21, onde a Stellantis tem divulgado os primeiros detalhes do carro. A estreia de fato só acontecerá entre setembro e outubro, quando chegará às concessionárias.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat