Lotus Elise e Exige Final Edition são a melhor forma de despedida dos esportivos
Eles serão substituídos por modelos inéditos, marcando uma nova fase da empresa
A Lotus vai tirar toda a sua linha atual de produção. A explicação? Uma renovação completa está a caminho agora que a marca britânica faz parte do grupo Geely. Um investimento de 100 milhões de libras, além da contratação de 250 pessoas, foi feito para o desenvolvimento desta nova linha. E o primeiro modelo deve aparecer ainda este ano, chamado até então de Type 131.
Representando a última leva dos modelos atuais, o Elise Final Edition e o Exige Final Edition têm "a mais cara lista de equipamentos no interior e exterior jamais vistas". Em outras palavras, são as versões mais equipadas dos esportivos britânicos de 2 lugares desde que o Elise nasceu, em 1996, e o Exige 4 anos depois.
Galeria: Lotus Elise Final Edition e Exige Final Edition
Eles estão sendo oferecidos em algumas "cores icônicas" que relembram alguns momentos do passado, como o Azure Blue usado há 25 anos quando a Lotus divulgou as primeiras imagens do Elise de produção. Também há o Racing Green como do carro exibido no Salão de Frankfurt de 1995, enquanto o preto é um retorno ao Lotus Elise da Autobydel.
Substituindo o Elise Sport 220, o novo Elise Sport 240 Final Edition tem 23 cv a mais, com um total de 243 cv no motor 1.8 supercharger. Ele entrega 18,4 kgfm de torque e precisa de apenas 4,1 segundos para chegar aos 96 km/h. Ele ostenta novas rodas de 10 raios que são cerca de 500 gramas mais leves que as anteriores, além haver pacotes opcionais com fibra de carbono.
O Elise Cup 250 Final Edition tem uma série de melhorias aerodinâmicas e outros itens, como os amortecedores Bilstein e barras estabilizadoras ajustáveis. Ele também pode receber componentes em fibra de carbono, o que reduz seu peso para abaixo dos 931 kg, sem contar o combustível.
A linha do Exige ainda é composta pelos modelos Sport 390, Sport 420 e o Cup 430 - todos com novos equipamentos, rodas, pinturas e adesivos. Além disso, os Final Edition têm uma plaqueta de identificação. Eles dividem um motor V6 3.5 supercharger da Toyota.
O Exige Sport 390 substitui o 350 e já entrega de cara que tem mais potência, com 47 cv a mais, produzindo 402 cv. Pesando apenas 1.138 kg, ele vai aos 96 km/h em 3,7 segundos e alcança velocidade máxima de 277 km/h.
O Exige Sport 420 substitui o 410 com 10 cv a mais, criando o Exige mais rápido deles. Leva 3,3 segundos para ir aos 96 km/h com máxima de 290 km/h em um esportivo de 425 cv e apenas 1.110 kg. A lista de equipamentos vai desde barras estabilizadoras ajustáveis da Eibach até freios com pinças forjadas de 4 pistões da AP Racing.
O Exige Cup 430 Final Edition é o mais animal deles, com 435 cv para uma aceleração em 3,2 segundos e máxima de 278 km/h. Pesa 1.110 kg graças ao uso intenso de fibra de carbono na carroceria e rodas super leves de 17" na dianteira e 18" na traseira.
Ao Evora, a Lotus diz que está preparando algo especial que será apresentado mais tarde, ainda este ano. Juntos, os três chegarão a 55.000 unidades produzidas.
Ouça nosso podcast:
Fonte: Lotus
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Tiguan ganha kit de performance da H&R na Alemanha
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Toyota Supra A90 Final Edition aumenta potência e vai a 429 cv
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
A pintura deste Lamborghini Revuelto é artesanal e levou 480 horas
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026