Nas lojas, Honda Civic vendeu mais que Toyota Corolla em janeiro
Pódio se mantém o mesmo, com Onix, HB20 e Onix Plus
As vendas no varejo começaram 2021 representando 61,05% dos 162.567 automóveis e comerciais leves, um incremento de mais de 5 pontos percentuais na comparação com dezembro (56,03%). A Chevrolet, com 19,23%, se manteve à frente entre as montadoras, seguida por uma briga acirrada entre VW (14,42%) e Fiat (14,15%). Terceira no mês anterior, a Hyundai (13,50%) caiu uma posição, com a Toyota (7,69%) em 5º.
Chevrolet Onix (9.227) e Hyundai HB20 (7.539) foram os automóveis preferidos pelo 16º mês consecutivo, com o líder entre os sedãs Chevrolet Onix Plus (5.504) na sequência – o pódio, aliás, é o mesmo desde agosto. 5º em dezembro, o Fiat Argo (4.443) subiu uma colocação e, com 88,49% de suas vendas na modalidade, foi o menos dependente das chamadas vendas diretas do top 5.
Fechando as 5 primeiras posições, o Hyundai Creta (3.293) assumiu a posição de honra entre os SUVs / crossovers – líder nos 3 meses anteriores, o Chevrolet Tracker (2.769) desta vez ficou de fora do top 10. Entre os modelos mais baratos do mercado, o Renault Kwid (3.210), 6º, levou a melhor sobre o Fiat Mobi (2.771), 10º.
Numa disputa interna da VW pelo 7º lugar, o Nivus (3.137) ficou à frente do T-Cross (2.875), este último com pouco mais da metade de seus registros no varejo. 4º nos meses anteriores, o Ford Ka (2.861) começou a sentir os impactos do fim da produção, anunciada na 1ª quinzena de janeiro, e caiu para o 9º lugar. Nº 1 entre os SUVs no geral, o Jeep Renegade (1.874) foi apenas o 15º no ranking e o 6º na faixa de modelos compactos.
Entre os sedãs médios, algo pouco usual nos últimos anos: o Honda Civic (1.582) ficou à frente do Toyota Corolla (1.568), ainda que por apenas 24 unidades. No top 50, apenas 3 modelos tiveram todas as suas vendas na modalidade: os Caoa Chery Tiggo 2 (420) e Arrizo 6 (203) e o Mercedes Classe C (237), único representante de marcas premium no top 50.
Já entre os comerciais leves, a Fiat Toro (2.514) não fica sem a liderança desde outubro, mas desta vez foi bem mais difícil, já que a Toyota Hilux (2.468) ficou a menos de 50 unidades. A Fiat Strada (1.933) completou o pódio com quase 80% de suas vendas fora do varejo. Destaque também para a 4ª posição da Fiat Fiorino (765) e para a ausência de modelos da VW entre os 10 primeiros.
Automóveis
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JAN. 21 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
9.227 |
87,32% |
10.567 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7.539 |
95,00% |
7.936 |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.504 |
77,10% |
7.139 |
4º |
FIAT ARGO |
4.443 |
88,49% |
5.021 |
5º |
HYUNDAI CRETA |
3.293 |
80,97% |
4.067 |
6º |
RENAULT KWID |
3.210 |
82,39% |
3.896 |
7º |
VW NIVUS |
3.137 |
90,12% |
3.481 |
8º |
VW T-CROSS |
2.875 |
54,86% |
5.241 |
9º |
FORD KA |
2.861 |
83,34% |
3.433 |
10º |
FIAT MOBI |
2.771 |
57,92% |
4.784 |
11º |
CHEVROLET TRACKER |
2.769 |
60,29% |
4.593 |
12º |
HONDA HR-V |
2.582 |
97,14% |
2.658 |
13º |
VW POLO |
2.292 |
93,17% |
2.460 |
14º |
VW GOL |
1.972 |
31,42% |
6.277 |
15º |
JEEP RENEGADE |
1.874 |
26,43% |
7.091 |
16º |
HYUNDAI HB20S |
1.821 |
95,09% |
1.915 |
17º |
NISSAN KICKS |
1.811 |
58,95% |
3.072 |
18º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.589 |
86,45% |
1.838 |
19º |
HONDA CIVIC |
1.582 |
91,34% |
1.732 |
20º |
TOYOTA COROLLA |
1.568 |
70,50% |
2.224 |
21º |
VW VIRTUS |
1.365 |
71,73% |
1.903 |
22º |
FORD ECOSPORT |
1.296 |
82,23% |
1.576 |
23º |
JEEP COMPASS |
1.178 |
23,42% |
5.029 |
24º |
VW FOX |
1.171 |
91,27% |
1.283 |
25º |
NISSAN VERSA |
1.045 |
95,52% |
1.094 |
26º |
RENAULT DUSTER |
1.008 |
65,63% |
1.536 |
27º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
935 |
97,29% |
961 |
28º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
917 |
62,77% |
1.461 |
29º |
FIAT GRAND SIENA |
828 |
65,87% |
1.257 |
30º |
HONDA FIT |
784 |
95,84% |
818 |
31º |
FORD KA SEDAN |
648 |
69,38% |
934 |
32º |
FIAT CRONOS |
607 |
58,87% |
1.031 |
33º |
RENAULT SANDERO |
535 |
45,19% |
1.184 |
34º |
TOYOTA SW4 |
526 |
75,04% |
701 |
35º |
HONDA CITY |
524 |
86,75% |
604 |
36º |
VW UP |
513 |
99,81% |
514 |
37º |
HONDA WR-V |
497 |
87,35% |
569 |
38º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
420 |
100,00% |
420 |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
396 |
98,02% |
404 |
40º |
CHEVROLET SPIN |
350 |
44,76% |
782 |
41º |
VW JETTA |
310 |
77,11% |
402 |
42º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
294 |
82,82% |
355 |
43º |
NISSAN V-DRIVE |
270 |
33,96% |
795 |
44º |
CITROËN C4 CACTUS |
262 |
53,80% |
487 |
45º |
HYUNDAI IX35 |
258 |
86,29% |
299 |
46º |
MERCEDES CLASSE C |
237 |
100,00% |
237 |
47º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
235 |
74,60% |
315 |
48º |
HYUNDAI TUCSON |
229 |
91,97% |
249 |
49º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
203 |
100,00% |
203 |
50º |
PEUGEOT 208 |
200 |
25,71% |
778 |
Comerciais leves
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JAN. 21 |
1º |
FIAT TORO |
2.514 |
48,04% |
5.233 |
2º |
TOYOTA HILUX |
2.468 |
74,77% |
3.301 |
3º |
FIAT STRADA |
1.933 |
20,94% |
9.232 |
4º |
FIAT FIORINO |
765 |
45,40% |
1.685 |
5º |
CHEVROLET S10 |
752 |
29,84% |
2.520 |
6º |
FORD RANGER |
510 |
26,48% |
1.926 |
7º |
NISSAN FRONTIER |
291 |
35,71% |
815 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
286 |
47,99% |
596 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
269 |
25,64% |
1.049 |
10º |
HYUNDAI HR |
264 |
81,99% |
322 |
11º |
IVECO DAILY 35-150 |
209 |
94,57% |
221 |
12º |
VW SAVEIRO |
206 |
8,25% |
2.497 |
13º |
VW AMAROK |
174 |
92,55% |
188 |
14º |
VW / MAN EXPRESS |
168 |
64,62% |
260 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
149 |
61,32% |
243 |
16º |
RENAULT MASTER |
135 |
28,85% |
468 |
17º |
KIA K2500 |
94 |
98,95% |
95 |
18º |
CITROËN JUMPY |
79 |
54,11% |
146 |
19º |
FIAT DUCATO |
70 |
36,65% |
191 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
66 |
100,00% |
66 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
64 |
100,00% |
64 |
22º |
CHEVROLET MONTANA |
46 |
38,33% |
120 |
23º |
PEUGEOT BOXER |
36 |
97,30% |
37 |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
22 |
100,00% |
22 |
25º |
EFFA V21 |
20 |
100,00% |
20 |
26º |
IVECO DAILY 30S13 |
15 |
100,00% |
15 |
27º |
FIAT DOBLÒ |
12 |
32,43% |
37 |
28º |
JAC V260 |
11 |
100,00% |
11 |
29º |
CITROËN JUMPER |
9 |
100,00% |
9 |
30º |
FOTON AUMARK 1039 |
8 |
100,00% |
8 |
31º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
8 |
100,00% |
8 |
32º |
EFFA V22 |
7 |
100,00% |
7 |
33º |
RAM 2500 |
7 |
2,30% |
304 |
34º |
EFFA V25 |
4 |
100,00% |
4 |
35º |
IVECO DAILY 30-130 |
3 |
100,00% |
3 |
36º |
PEUGEOT PARTNER |
2 |
9,52% |
21 |
37º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
66,67% |
3 |
38º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
FORD RANCHERO |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
RENAULT KANGOO |
1 |
7,69% |
13 |
Ouça nosso podcast:
Fonte: Fenabrave
Galeria: Comparativo: Novo Corolla x Civic x Cruze 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lojas Toyota já receberam o Corolla 2025; veja como é ao vivo
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios