Novo SUV da Citroën será lançado no Brasil no segundo semestre de 2021
Celebrando os 20 anos da fábrica de Porto Real, novo modelo foi anunciado pela Stellantis
A fábrica da Peugeot e Citroën de Porto Real (RJ) está comemorando 20 anos de operação. Desde 2019, a fábrica está sendo atualizada para a produção de modelos na plataforma CMP, a mesma do Peugeot 208 produzido na Argentina, e os efeitos deste investimento de R$ 220 milhões começarão a ser vistos no segundo semestre deste ano.
No comunicado de celebração dos 20 anos da fábrica, a Stellantis (união de FCA e PSA concretizada em 2021) anunciou que "o primeiro modelo da nova família produzido em Porto Real será lançado no segundo semestre deste ano". A nova família citada é da Citroën, de modelos desenvolvidos para mercados emergentes, como Índia e Brasil, e o primeiro deverá ser um SUV pequeno chamado até então de C3 Sporty.
O SUV já roda em testes no Brasil. Na Índia, tem até data de lançamento: em novembro. Podemos esperar uma apresentação praticamente simultânea nos dois países que produzirão o modelo que terá menos de 4 metros de comprimento, uma exigência no mercado indiano para entrar em uma alíquota menor de impostos. Por aqui, se posicionará abaixo do Citroën C4 Cactus com um porte de Honda WR-V e esperando concorrentes como o Nissan Magnite e o Renault Kiger, além de um provável modelo da Volkswagen.
Galeria: Flagra: Novo Citroën C3 Sporty 2022 no Brasil
O projeto "Smart Car" ainda inclui um hatch e um sedã, mas estes ainda não foram vistos em testes. É uma retomada da marca francesa que anda apagada no Brasil. Sobre o C3 Sporty (ou seja lá qual for o nome que será utilizado), deverá ter o motor 1.6 aspirado já conhecido da PSA com câmbio manual de 5 marchas e automático de 6 marchas - ainda é cedo para ver os Firefly da Fiat/Jeep nesses modelos, a não ser que alguma surpresa aconteça.
A informação chega em um momento importante para a fábrica de Porto Real (RJ). Com a Stellantis, ainda não se sabia como ficaria a operação da planta ou sobre os planos da Peugeot e Citroën, que vivem um momento turbulento no país, com poucos modelos disponíveis nas lojas e vendas em baixa.
Ouça nosso podcast:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: C4 Cactus sai de linha para Citroën focar em Aircross e Basalt
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Citroën oferece C3 e Aircross com até R$ 18.400 de desconto
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê