Toyota supera Volkswagen como montadora líder global de vendas em 2020
Foram 9,53 milhões de veículos vendidos, contra 9,31 milhões da rival alemã
Depois de 5 anos de disputa, a Toyota levou a melhor sobre a Volkswagen e alcançou o posto de montadora líder de vendas no mundo em 2020. Ao todo, a gigante japonesa entregou no ano passado 9,53 milhões de veículos, enquanto o grupo alemão vendeu 9,31 milhões de unidades. Apesar das altas cifras, o resultado foi negativo para ambas as empresas em razão dos impactos da pandemia: recuo de 11% para a Toyota e de 15% para a VW.
Conforme explica a agência Automotive News, a extensão da queda nas vendas foi determinada em grande parte pelo nível de exposição às regiões mais afetadas pelo vírus. A VW, por exemplo, concentra forte presença na União Europeia, onde as vendas de automóveis de passageiros caíram consideráveis 24%, para menos de 10 milhões. Por sua vez, a Toyota atua com maior força nos Estados Unidos, onde o recuo foi menor, de 15%.
Galeria: Toyota Corolla 2020 (BR)
Em comunicado, a Toyota afirmou que foi "capaz de manter as atividades corporativas por meio da implementação abrangente de várias medidas de prevenção e trabalhando em conjunto com parceiros, incluindo fornecedores e revendedores”. De todo o volume vendido, aproximadamente 70% corresponde à entregas realizadas fora do Japão, sede da empresa. Desde 2015 a Toyota disputava com a VW a liderança do mercado global, ficando sempre em 2º lugar.
No caso do grupo japonês, o montante vendido inclui a participação das marcas Lexus, Daihatsu e Hino, além da própria Toyota. No conglomerado alemão, estão na soma as marcas Volkswagen, Audi, Porsche, Skoda e Seat, bem como as divisões de caminhões pesados Scania e MAN.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina