Em último ano como integrante da União Europeia e tendo passado por dois lockdowns desde março, o Reino Unido amargou uma retração de quase 30% nas vendas de veículos novos. De acordo com a SMTT, (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes no mercado local, as 1.631.064 unidades em 2020 representaram o pior ano desde 1992.
Mas nem tudo foram notícias ruins. Para os híbridos e elétricos, responsáveis por 28,5% deste total (465.331), houve um crescimento de quase 190% nos últimos 12 meses. Entre as montadoras, todas as do top 20 registraram quedas acima de 2 dígitos. A Ford, com 152.777 unidades, se manteve na liderança, mas nunca sob ameaça tão concreta.
A Volkswagen (148.338) ficou a pouco mais de 4 mil unidades. Vale ressaltar que esta diferença havia sido inferior a 36 mil em 2019 e superior a 53 mil em 2018. Completando o pódio, a BMW (115.476) venceu a Mercedes (110.883) na disputa pela liderança entre as premium. Dona da menor retração (-12,7%), a Toyota (91.793) foi a 7ª colocada. A Citroën (28.059), por sua vez, perdeu quase 45% de seus compradores.
Longe do Brasil desde 2018, o Fiesta (491.74) completou 12 anos seguidos como o preferido dos britânicos. A queda de quase 37%, no entanto, fez com que o Vauxhall Corsa (46.439) se aproximasse perigosamente – no ano anterior, a vantagem do Ford sobre o rival mais próximo havia sido de quase 20 mil unidades. Vice-líder em 2018 e 2019, o VW Golf (43.109) completou o pódio. Em briga acirrada pelo 4º lugar, o Ford Focus venceu o Mercedes Classe A, líder em setembro, por menos de 2 mil unidades (39.372 x 37.608).
Com 33.972 unidades, o Nissan Qashqai foi o líder entre os SUVs e crossovers pelo 4º ano seguido, desde que Motor1.com começou a acompanhar o mercado local, em 2017. Ford Puma (26.294) e Volvo XC40 (25.023) foram as novidades no top 10, desalojando Ford Kuga e Kia Sportage, 7º e 10º colocados em 2019, respectivamente.
O último mês de 2020 teve os elétricos como destaque. Preferido em abril e maio, o Model3 (5.798) foi mais uma vez o nº 1. Além do modelo de entrada da Tesla, o top 10 britânico viu a estreia do VW ID.3 já como 4º colocado, emplacando 3.188 unidades. Em leve baixa, o VW Golf (4.470) repetiu a vice-liderança de novembro, à frente do Fiesta (3.367) com perda de quase 1/5 de seus compradores.
Destaque do 2º semestre, o Vauxhall Corsa (3.029) desta vez foi apenas o 6º, pouco atrás do Nissan Qashqai (3.109). Em 7º, o Volvo XC40 (2.909) garantiu seu 4º top 10 seguido. Top 5 no ano, o Mercedes Classe A (2.761) foi o 8º, com Ford Puma (2.600) e Mini Cooper (2.532) completando as 10 primeiras colocações.
De acordo com a SMTT, foram comercializadas no mês passado 132.682 unidades, quase 11% a menos do que há um ano. Ausente do topo desde março, a VW (15.635) foi a nº 1 com mais de 4 mil unidades de vantagem sobre a Ford (11.479). Graças ao resultado do Model3, a Tesla assegurou a 8ª posição. Destaque para a evolução superior a 80% da Jaguar (3.386).
Veja os rankings abaixo:
POS. |
MARCA |
2020 |
% MERCADO 2019 |
2019 |
% MERCADO 2019 |
% VAR. 2020/2019 |
POS. 2019 |
1º |
FORD FIESTA |
49.174 |
3,0% |
77.833 |
3,4% |
-36,8% |
1º |
2º |
VAUXHALL CORSA |
46.439 |
2,8% |
54.239 |
2,3% |
-14,4% |
4º |
3º |
VW GOLF |
43.109 |
2,6% |
58.994 |
2,6% |
-26,9% |
2º |
4º |
FORD FOCUS |
39.372 |
2,4% |
56.619 |
2,4% |
-30,5% |
3º |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
37.608 |
2,3% |
53.724 |
2,3% |
-30,0% |
5º |
6º |
NISSAN QASHQAI |
33.972 |
2,1% |
52.532 |
2,3% |
-35,3% |
6º |
7º |
MINI |
31.233 |
1,9% |
41.188 |
1,8% |
-24,2% |
8º |
8º |
VW POLO |
26.965 |
1,7% |
37.453 |
1,6% |
-28,0% |
9º |
9º |
FORD PUMA |
26.294 |
1,6% |
- |
- |
- |
- |
10º |
VOLVO XC40 |
25.023 |
1,5% |
- |
- |
- |
- |
POS. |
MARCA |
2020 |
% MERCADO 2019 |
2019 |
% MERCADO 2019 |
% VAR. 2020/2019 |
POS. 2019 |
1º |
FORD |
152.777 |
9,4% |
236.137 |
10,2% |
-35,3% |
1º |
2º |
VOLKSWAGEN |
148.338 |
9,1% |
200.771 |
8,7% |
-26,1% |
2º |
3º |
BMW |
115.476 |
7,1% |
169.753 |
7,3% |
-32,0% |
4º |
4º |
MERCEDES-BENZ |
110.883 |
6,8% |
171.823 |
7,4% |
-35,5% |
3º |
5º |
AUDI |
107.842 |
6,6% |
138.924 |
6,0% |
-22,4% |
6º |
6º |
VAUXHALL |
95.444 |
5,9% |
159.830 |
6,9% |
-40,3% |
5º |
7º |
TOYOTA |
91.793 |
5,6% |
105.192 |
4,6% |
-12,7% |
7º |
8º |
NISSAN |
71.932 |
4,4% |
92.372 |
4,0% |
-22,1% |
9º |
9º |
KIA |
70.537 |
4,3% |
97.323 |
4,2% |
-27,5% |
8º |
10º |
SKODA |
58.693 |
3,6% |
75.053 |
3,2% |
-21,8% |
13º |
11º |
LAND ROVER |
58.505 |
3,6% |
76.546 |
3,3% |
-23,6% |
12º |
12º |
PEUGEOT |
57.186 |
3,5% |
80.851 |
3,5% |
-29,3% |
11º |
13º |
HYUNDAI |
47.507 |
2,9% |
83.284 |
3,6% |
-43,0% |
10º |
14º |
VOLVO |
46.408 |
2,8% |
56.208 |
2,4% |
-17,4% |
17º |
15º |
MINI |
46.109 |
2,8% |
64.884 |
2,8% |
-28,9% |
15º |
16º |
SEAT |
45.419 |
2,8% |
68.798 |
3,0% |
-34,0% |
14º |
17º |
RENAULT |
42.740 |
2,6% |
59.132 |
2,6% |
-27,7% |
16º |
18º |
CITROËN |
28.059 |
1,7% |
50.806 |
2,2% |
-44,8% |
18º |
19º |
HONDA |
27.297 |
1,7% |
43.913 |
1,9% |
-37,8% |
19º |
20º |
JAGUAR |
25.513 |
1,6% |
36.069 |
1,6% |
-29,3% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
ACUMULADO |
1.631.064 |
... |
2.311.140 |
... |
-29,4% |
|
POS. |
MODELO |
DEZ.20 |
% MERCADO 2020 |
DEZ.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1 |
TESLA MODEL3 |
5.798 |
4,4% |
- |
- |
- |
2 |
VW GOLF |
4.470 |
3,4% |
4.585 |
3,1% |
-2,5% |
3 |
FORD FIESTA |
3.367 |
2,5% |
4.168 |
2,8% |
-19,2% |
4 |
VW ID.3 |
3.188 |
2,4% |
- |
- |
- |
5 |
NISSAN QASHQAI |
3.109 |
2,3% |
- |
- |
- |
6 |
VAUXHALL CORSA |
3.029 |
2,3% |
2.685 |
1,8% |
12,8% |
7 |
VOLVO XC40 |
2.909 |
2,2% |
- |
- |
- |
8 |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
2.761 |
2,1% |
3.050 |
2,0% |
-9,5% |
9 |
FORD PUMA |
2.600 |
2,0% |
- |
- |
- |
10 |
MINI |
2.532 |
1,9% |
- |
- |
- |
POS. |
MARCA |
DEZ.20 |
% MERCADO 2020 |
DEZ.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1 |
VOLKSWAGEN |
15.635 |
11,8% |
14.687 |
9,9% |
6,5% |
2 |
FORD |
11.479 |
8,7% |
15.030 |
10,1% |
-23,6% |
3 |
BMW |
10.305 |
7,8% |
14.117 |
9,5% |
-27,0% |
4 |
MERCEDES-BENZ |
7.480 |
5,6% |
9.623 |
6,5% |
-22,3% |
5 |
AUDI |
7.435 |
5,6% |
8.701 |
5,8% |
-14,6% |
6 |
VAUXHALL |
7.283 |
5,5% |
6.212 |
4,2% |
17,2% |
7 |
NISSAN |
7.124 |
5,4% |
5.309 |
3,6% |
34,2% |
8 |
TESLA* |
5.798 |
4,4% |
- |
- |
- |
9 |
TOYOTA |
5.711 |
4,3% |
4.726 |
3,2% |
20,8% |
10 |
PEUGEOT |
5.386 |
4,1% |
5.719 |
3,8% |
-5,8% |
11 |
SKODA |
4.881 |
3,7% |
5.799 |
3,9% |
-15,8% |
12 |
LAND ROVER |
4.548 |
3,4% |
4.316 |
2,9% |
5,4% |
13 |
VOLVO |
4.541 |
3,4% |
3.941 |
2,6% |
15,2% |
14 |
SEAT |
4.176 |
3,1% |
3.693 |
2,5% |
13,1% |
15 |
MINI |
4.101 |
3,1% |
6.123 |
4,1% |
-33,0% |
16 |
KIA |
3.589 |
2,7% |
4.980 |
3,3% |
-27,9% |
17 |
JAGUAR |
3.386 |
2,6% |
1.855 |
1,2% |
82,5% |
18 |
HYUNDAI |
3.366 |
2,5% |
3.801 |
2,6% |
-11,4% |
19 |
PORSCHE |
2.180 |
1,6% |
1.740 |
1,2% |
25,3% |
20 |
RENAULT |
1.799 |
1,4% |
4.701 |
3,2% |
-61,7% |
... |
|
... |
|
... |
... |
|
|
TOTAL |
132.682 |
... |
148.997 |
... |
-10,9% |
Fonte: SMTT
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro