A exemplo de outras grandes montadoras globais, como Volvo e Honda, a Hyundai também deixou de investir no desenvolvimento de novos motores a diesel. Pelo menos é o que adianta o Korea JoongAng Daily, que usa fontes da indústria sul-coreana e relatórios locais para informar que a empresa interrompeu o desenvolvimento de propulsores do tipo no segundo semestre de 2020.
A partir de agora, a estratégia será focar na atualização e aprimoramento dos motores já existentes. Ou seja, a suspensão de projetos de novos porwertrains não significa saída do mercado de carros a diesel - pelo contrário. A marca continuará atuando no segmento pelos próximos anos, seja com SUVs, caminhões, minivans ou carros de passeio (conforme a necessidade e demanda de cada região).
No que diz respeito aos motores a gasolina, o desenvolvimento de novos projetos seguirá em curso e sem alterações. O setor ainda é altamente relevante e anda de mãos dadas com a eletrificação no segmento de híbridos e híbridos do tipo plug-in - categorias onde a Hyundai vem investindo bastante. Consequentemente, propulsores gasolina continuam altamente relevantes dentro da empresa.
A preocupação das montadoras com o desenvolvimento de novos motores é reflexo do endurecimento das regras ambientais mundo afora. Na Europa, por exemplo, o chamado regulamento Euro 7 deve entrar em vigor em meados desta década, tornado ainda mais rígidos os padrões anti-poluição. Ao mesmo tempo, muitos investimentos estão sendo direcionados para o desenvolvimento de veículos elétricos, que devem dominar o futuro da indústria.
Não à toa, a Hyundai já adiantou que terá pelo menos 23 carros totalmente elétricos à venda até 2025, incluindo o Ioniq 5 aguardado para o mês que vem. A Kia, pertencente ao mesmo grupo, não ficará por baixo e também prepara uma verdadeira enxurrada de EVs. O mesmo vale para a divisão de luxo Genesis, que entrará para a onda elétrica mais cedo ou mais tarde.
Fonte: Korea JoongAng Daily
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad