O início do ano está começando animado para a Fiat-Chrysler e o Grupo PSA. Após meses de preparação, a fusão foi concluída, criando a Stellantis, empresa que irá englobar 20 marcas das 2 fabricantes e que cria a 4ª maior montadora do mundo. Entre as acionistas, a Exor, dona da Fiat-Chrysler, terá a maior fatia, 14,4% de participação, seguida pela família Peugeot com 7,2%, o governo francês com 6,2% e a chinesa Dongfeng com 5,6%.
A Stellantis terá John Elkann como presidente, Carlos Tavares como CEO e Mike Manley comandando o mercado norte-americano. Tavares estava na liderança do Grupo PSA há alguns anos, demonstrando bons resultados ao reverter o desempenho da Opel desde que a GM vendeu a fabricante para a PSA.
Há também 9 diretores não executivos no Conselho: Robert Peugeot (vice-presidente), Henri de Castries (diretor independente sênior), Andrea Agnelli, Fiona Clare Cicconi, Nicolas Dufourcq, Ann Frances Godbehere, Wan Ling Martello, Jacques de Saint-Exupéry e Kevin Scott.
Com base nos dados de 2019, a Stellantis deve se tornar o 4º maior grupo do mundo na indústria automotiva, com cerca de 8 milhões de veículos vendidos e quase 190 bilhões em faturamento.
Já foram divulgados os dados de 2020 da PSA, que fechou com 2,5 milhões de unidades vendidas, em um ano que foi marcado pela crise da saúde. Foi uma queda de vendas de 27,8%, mas para a PSA houve também muita satisfação, com o lançamento de 17 modelos eletrificados e a conquista de 3 prêmios, como Carro do Ano, Autobest e IVOTY.
Enquanto aguardamos pelos números definitivos de todas as fabricantes, veja como deve ficar a classificação mundial dos maiores grupos automotivos pelos números atuais:
Na segunda-feira, 18 de janeiro, a FCA despede-se da Piazza Affari, onde fica a Bolsa de Valores de Milão, para dar lugar a Stellantis. O mesmo acontece com o Grupo PSA no caso da Bolsa de Paris. Ainda irá operar em um terceiro país, com ações na Bolsa de Nova York - que está fechada neste dia 18 por ser o dia de Martin Luther King. Ao mesmo tempo, o novo site oficial www.stellantis.com entrou no ar. Para comemorar o primeiro dia da Stellantis, o Presidente e o CEO tocarão a campainha de abertura das 3 bolsas de valores onde as ações da Stellantis serão listadas.
Com o começo dessa nova história, paramos para lembrar todas as marcas que fazem parte da Stellantis, mesmo que a empresa ainda esteja estudando se irá se livrar de alguma no futuro:
O famoso escorpião, criado em 1949 por Karl Abarth, que na época modificou carros de produção para competir, hoje é uma marca com identidade própria. E assim como o Fiat 595 Abarth da década de 1960, ainda hoje o escorpião tem várias versões do atual 595 em sua gama, baseadas no Fiat 500.
Meio acrônimo e meio nome pessoal, a Alfa Romeo nasceu em 1910 simplesmente como ALFA (sigla para Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) e em 1918 mudou de nome para o atual após sua aquisição por Nicola Romeo. Teve dezenas de modelos icônicos como o Duetto e o Spider 2000 Veloce, junto com o Giulia e o Giulietta, que voltaram à produção recentemente. Hoje espera pelo SUV compacto Tonale.
Auburn Hills (EUA), 6 de junho de 1925: o empresário Walter Chrysler funda a empresa, que depois viraria parte do nome composto do grupo Fiat-Chrysler. Quase 10 anos depois da criação da fabricante, surge um modelo muito conhecido, o Chrysler Airflow, estudado em 1933 num túnel de vento. Entre os carros mais atuais estão o Chrysler 300C, que foi vendido no Brasil, e a minivan Pacifica, que chegou a ser estudada para nosso mercado mas nunca veio.
Oficialmente nascida em 1919 de uma "conversão" da fábrica, ocupou o lugar de uma empresa do proprietário André Citroën, que até então havia construído materiais mecânicos e de guerra. Para lembrar alguns modelos icônicos, vamos pensar no DS19/DS20, no 2CV e no Dyane. Mais recentemente, no entanto, o C4 Cactus e o crossover C3 Aircross deram o tom da gama.
Empresa italiana com sede em Torino. Integrada com 20 subsidiárias, desenvolve e implementa processos de automação, soluções e serviços de produção. É especializada em robôs de soldagem e máquinas de armazenagem automatizadas.
Os irmãos Dodge foram inicialmente financiadores para a formação da Ford Motor Company, mas quando esta se recusou a comprar seu negócio, eles decidiram fundar a Dodge Brothers Motor Vehicle Company, em 1914. Tornou-se famosa por carros como Charger e Challenger, pelo motor Red Ram Hemi V8 e pelo Viper, que quase chegou aos dias atuais. Curiosidade: hoje o Fiat Ducato também é comercializado nos Estados Unidos com a marca Dodge.
A primeira vez que "DS" foi usado pela Citroën foi em 1955, quando era uma abreviatura do modelo Citroen DS (que mais tarde se tornou DS19 e DS20, entre outros), mas em 2008, o batismo foi renovado como uma nova linha de veículos de luxo, começando como Citroën DS, depois como marca própria. E do DS 3 veio o DS 4, enquanto o topo de linha é o DS 7 Crossback.
"Fábrica italiana de automóveis de Torino". Uma das marcas mais importantes do grupo, a Fiat foi criada por 12 membros fundadores na capital piemontesa no longínquo 1899. Um pouco mais tarde foi construído o Lingotto, ainda hoje o centro de Turim (embora não produza mais veículos desde 1982).
São muitos os modelos que marcaram a história, mas sabe-se que o "Nuova 500" de 1957 continua a ser um símbolo, tanto que chegou aos dias de hoje (com algumas interrupções) e agora também está disponível totalmente elétrico. E nem precisamos falar da história da Fiat no Brasil, montada com nomes como 147, Uno e Palio, além das picapes Strada e Toro.
Fundada em 2007, em substituição à Fiat Commercial Vehicles (Fiat LCV), é o ramo da Fiat que se dedica à produção de furgões, vans e veículos de trabalho - em alguns países, isso inclui picapes. O mais conhecido e popular dos modelos Fiat Professional é provavelmente o Ducato, nas várias configurações para passageiros e carga.
Não é um “fabricante” de automóveis, mas sim uma empresa estratégia da PSA para mobilidade, oferecendo serviços de car sharing e soluções de aluguel de curto, médio e longo prazo.
Nascida como um carro de guerra em 1941, a Jeep concentra-se em SUVs e veículos off-road. Na verdade, é considerada a primeira a ter criado o SUV como o conhecemos hoje, com o Jeep Willys Wagon 1949, tanto que alguns chamam este tipo de modelo de "jipe". Hoje nos lembramos dele por modelos icônicos como Renegade, Compass, Wrangler e Grand Cherokee.
Uma das marcas lendárias do Grupo Fiat-Chrysler, é uma das que mais tem chances de desaparecer. Um dos mais antigos fabricantes italianos de automóveis, a Lancia nasceu em 1906 em Torino, conterrânea da Fiat. Seus carros eram voltados para o luxo e, portanto, também eram grandes. A esse respeito, lembramos do Flavia, Flaminia, Thema e do infeliz Thesis. Depois, há os monstros sagrados, que entraram na história graças ao sucesso no automobilismo, como o Fulvia e o Delta.
Comercialmente, o sucesso só veio com o Ypsilon, que foi lançado na década de 1980. Atualmente, é o único carro que a Lancia ainda vende, e somente na Itália. A marca não anunciou nenhum novo veículo, um indício de que seu fim pode estar próximo após a fusão.
Fundada em 2001 como uma joint venture entre a Enel e a Fiat, acabou tornando-se somente da Fiat em 2005. Até o momento, a Leasys lida com ofertas de aluguel - curto e longo prazo - e serviços de mobilidade, ocupando 20% do mercado europeu.
Fabricante de carros esportivos que sempre ficou mais de olho nas corridas, a Maserati nasceu em 1914 em Bolonha, mas sua sede foi transferida para Modena, no coração de Motor Valley. Um dos carros mais icônicos continua sendo o Maserati MC12, que teve uma espécie de "herdeiro espiritual" com o recente MC20.
É uma sigla de marca americana histórica de "MOtor" e "PARts" hoje especializada na produção e distribuição de peças de reposição e acessórios para todos os carros do antigo Grupo FCA. Também lida com personalizações e acessórios especiais, principalmente nos Estados Unidos.
Um dos mais antigos fabricantes de automóveis do mundo, a Opel foi fundada por Adam Opel (a quem o pequeno Opel Adam se refere) em 1862, mas na altura visava a produção de máquinas de costura. Em 1886, mudou para as bicicletas e, naquela época, o fundador se opunha totalmente aos "aparelhos automotores para milionários", que foram os primeiros carros do final do século XIX.
Após a morte do primeiro fundador, a Opel mudou radicalmente de ideias e em 1901 chegou o primeiro carro inteiramente desenhado pela casa, o 10/12 PS. Recordando alguns modelos icônicos posteriores, pensamos no GT com faróis giratórios retráteis ou no Kadett GT/E de ralis. A história da empresa se misturou um pouco com o Brasil ao compartilhar alguns modelos para a Chevrolet, como o Corsa - que continua a ser vendido e adotou a plataforma do Grupo PSA.
Tal como a Opel, as suas origens são "antigas": a Peugeot foi fundada no longínquo 1810, fazendo com que tenha uns bons 211 anos de diferença para a Stellantis. E sua história é especial, porque passou de fundições de aço, roupas e bicicletas a moedores e até munição.
Já em 1890, porém, a Casa se comprometeu a produzir carros, e dela nasceram modelos que ainda hoje são muito lembrados como o 205 Turbo 16, um dos reis dos ralis e do Grupo B dos anos 80, junto com o menor 106 Rallye. Mais recentemente, o novo 208 ganhou o Carro do Ano 2020 também graças ao novo estilo, e é um dos modelos principais da atual linha Peugeot.
Inicialmente, sua história começou como uma pick-up “Heavy Duty” da marca Dodge, com versões de 1500 a 6500, mas desde 2009 tornou-se uma marca independente sempre especializada em picapes. E algumas que conhecemos bem, como as Fiat Strada e Toro vendidas fora do Brasil.
Tal como aconteceu com a RAM, SRT era inicialmente uma abreviatura que indicava as variantes mais esportivas dos modelos Dodge, geralmente seguido por um número que indicava a quantidade de cilindros do motor. Pense, por exemplo, no Dodge Neon SRT4 ou no Dodge Viper SRT10.
Anos depois, mudou para a preparadora da Dodge, fazendo modelos como os poderosos Durango SRT e Challenger SRT.
Outra empresa que não é exatamente uma marca de carros, pois é uma fornecedora. A Teksid é uma empresa siderúrgica fundada em 1978 pelo então Grupo Fiat, que se dedica ao processamento de metais e, em particular, de aço, ferro fundido e alumínio para componentes de motores e transmissões.
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