Cada vez mais fabricantes de carros estão se reinventando para a próxima década, inclusive atualizando suas identidades visuais. Foi assim com Fiat, Kia, Nissan, Volkswagen e agora com a General Motors, que acaba de revelar o seu novo logotipo. Trata-se de uma evolução do emblema anterior, alterando detalhes como a fonte e a cor. O logo faz parte da nova campanha da empresa, focada também no lançamento de 30 veículos elétricos até 2025.
O novo emblema da General Motors troca as letras maiúsculas por minúsculas (estratégia para alcançar o público jovem), com uma fonte mais arredondada. Até o quadrado em volta usa bordas arredondadas ao invés de retas. O sublinhado que aparecia em baixo do “GM” inteiro agora fica somente debaixo do “M”. A empresa ainda diz que o espaço negativo da letra “M” é uma referência ao formato dos plugues dos carregadores elétricos.
“Este foi um projeto que nossa equipe levou para o lado pessoal, não apenas para nós, mas para os 164.000 funcionários que este logotipo representa. Em cada etapa, queríamos ser intencionais e deliberados porque este logotipo significa pensamento criativo e inovador em toda a família global da General Motors”, explica Sharon Gauci, diretora executiva de Design Industrial Global da GM.
Assim como foi no caso das outras fabricantes, a GM viu que era o momento para mudar um pouco sua abordagem para um novo público. “Há momentos na história em que tudo muda. Pontos de inflexão. Acreditamos que esse ponto está sobre nós para a adoção em massa de veículos elétricos“, afirma Deborah Wahl, chefe global de marketing da GM. “Ao contrário de como sempre foi, temos as soluções, capacidade, tecnologia e escala para colocar todos em um veículo elétrico. Nossa nova identidade de marca e campanha são projetadas para refletir isso.”
A troca do logotipo faz parte de uma campanha chamada “Everybody In” (Todos dentro), que focará na nova geração de clientes, acelerando a adoção de veículos elétricos. A fabricante irá investir um total de US$ 27 bilhões em carros elétricos e autônomos até 2025 e pretende lançar 30 novos modelos eletrificados durante este período.
Um dos pontos mais importantes desta estratégia está na plataforma Ultium de baterias. Esta tecnologia foi criada de forma a permitir que um conjunto de baterias de um carro elétrico tenha formatos diferentes ao invés de ser sempre posicionado na horizontal. Por exemplo, uma picape poderia colocar este conjunto na vertical, entre o banco traseiro e a parede da caçamba. A autonomia pode chegar a 724 km (450 milhas).
O primeiro carro desta nova geração será o Cadillac Lyriq, SUV totalmente elétrico que já foi apresentado oficialmente e começará a ser vendido em 2022. Outro modelo que adotará a tecnologia é a picape GMC Hummer EV, que começará a ser produzida no final de 2021. A Chevrolet também prepara uma novidade com o Bolt EUV, variante crossover do hatchback, com apresentação marcada para este ano nos EUA.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Chevrolet Silverado tem unidades 2023 em oferta com R$ 45.000 de desconto
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Flagra: novo Chevrolet Equinox pode ser o próximo lançamento para o Brasil