Contrariando a maioria dos países que ainda sofrem pesadamente os efeitos da Covid-19 em suas economias, a China registrou crescimento nas vendas de veículos novos pelo 8º mês seguido. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, foram comercializados em novembro 2,77 milhões de unidades, uma alta de 12,6% sobre 2019.
Entre janeiro e novembro, as quase 22,5 milhões de unidades ainda representam uma retração de 2,9%. Entre as montadoras, a líder Volkswagen (296.690) perdeu espaço (-7,3%), enquanto Honda (179.830) e Toyota (156.504), em altas superiores a 10%, registraram seus recordes de vendas, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Destaque também para a local Wulling (68.903), que cresceu quase 90%.
Na disputa entre modelos, o Nissan Sylphy (54.484) perdeu uma liderança que já durava desde abril – no acumulado do ano, a versão local do novo Sentra manteve grande vantagem sobre rivais. O responsável pelo feito foi o novo Haval H6 (55.001), que não figurava no topo da tabela desde janeiro de 2018. O SUV, aliás, foi um intruso em um top 7 com 6 sedãs, incluindo três representantes da VW – Lavida (48.506), Bora (44.595) e Sagitar (34.210) – além do Toyota Corolla (36.046).
Principal responsável pelo recorde de vendas da Tesla no mês passado, o Model 3 (21.604) assegurou a 20ª posição. Em alta no mercado brasileiro, o Chery Tiggo 8 ultrapassou a barreira das 20 mil unidades (20.677). Para se ter uma ideia do gigantismo do mercado chinês, o nosso líder Chevrolet Onix seria apenas o 45º colocado no ranking com suas 14.292 unidades registradas.
POS. |
MODELO |
NOV.20 |
% PART. 2020 |
1º |
HAVAL H6 |
55.001 |
2,0% |
2º |
NISSAN SYLPHY |
54.484 |
2,0% |
3º |
VW LAVIDA |
48.506 |
1,8% |
4º |
VW BORA |
44.595 |
1,6% |
5º |
BUICK EXCELLE YINLANG |
40.440 |
1,5% |
6º |
TOYOTA COROLLA |
36.046 |
1,3% |
7º |
VW SAGITAR |
34.210 |
1,2% |
8º |
WULING HONGGUANG |
33.820 |
1,2% |
9º |
CHANGAN CS75 |
32.759 |
1,2% |
10º |
HONDA CR-V |
31.455 |
1,1% |
11º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
28.246 |
1,0% |
12º |
HONDA CIVIC |
28.068 |
1,0% |
13º |
GEELY BOYUE |
26.136 |
0,9% |
14º |
HONDA ACCORD |
24.162 |
0,9% |
15º |
NISSAN X-TRAIL |
23.732 |
0,9% |
16º |
VW MAGOTAN |
23.721 |
0,9% |
17º |
GEELY EMGRAND |
23.407 |
0,8% |
18º |
TOYOTA LEVIN |
22.773 |
0,8% |
19º |
BUICK ENVISION |
21.807 |
0,8% |
20º |
TESLA MODEL3 |
21.604 |
0,8% |
21º |
VW TAYRON |
21.430 |
0,8% |
22º |
BYD SONG |
21.296 |
0,8% |
23º |
CHANGAN EADO |
21.148 |
0,8% |
24º |
VW TIGUAN L |
21.110 |
0,8% |
25º |
CHERY TIGGO 8 |
20.677 |
0,7% |
26º |
VW SANTANA |
20.322 |
0,7% |
27º |
HAVAL M6 |
20.034 |
0,7% |
28º |
TOYOTA RAV4 |
19.265 |
0,7% |
29º |
TOYOTA CAMRY |
19.003 |
0,7% |
30º |
MG ZS |
18.387 |
0,7% |
POS. |
MARCA |
NOV.20 |
% PART. 2020 |
1º |
VW |
296.690 |
10,7% |
2º |
HONDA |
179.830 |
6,5% |
3º |
TOYOTA |
156.504 |
5,6% |
4º |
GEELY |
125.712 |
4,5% |
5º |
NISSAN |
125.016 |
4,5% |
6º |
BUICK |
110.298 |
4,0% |
7º |
CHANGAN |
103.732 |
3,7% |
8º |
HAVAL |
101.812 |
3,7% |
9º |
WULLING |
68.903 |
2,5% |
10º |
AUDI |
66.756 |
2,4% |
11º |
CHERY |
64.574 |
2,3% |
12º |
MERCEDES-BENZ |
62.451 |
2,3% |
13º |
BMW |
60.869 |
2,2% |
14º |
BYD |
52.806 |
1,9% |
15º |
BAOJUN |
51.309 |
1,9% |
16º |
HYUNDAI |
49.327 |
1,8% |
17º |
MG |
44.694 |
1,6% |
18º |
GAC |
41.177 |
1,5% |
19º |
ROEWE |
38.934 |
1,4% |
20º |
CHEVROLET |
31.411 |
1,1% |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.770.000 |
100,0% |
|
ACUMULADO |
22.470.000 |
... |
Fontes: Best Selling Cars Blog / Trading Economics
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida