Após queda nas vendas em outubro, o segmento de SUVs/crossovers médios e grandes voltou a crescer em novembro – foram quase 11,3 mil unidades, um incremento de 4,8% sobre o mesmo período de 2019. Deste total, 6.155 unidades foram do Jeep Compass, que cresceu pouco mais de 18% e se aproximou dos 2/3 de participação de mercado entre os modelos intermediários.
Rival mais próximo e em baixa superior a 20% no mesmo período, o VW Tiguan (829) emplacou quase oito vezes menos. Destaque do mês, o Caoa Chery Tiggo 7 (383) saltou da 8ª para a 3ª posição graças ao seu novo recorde de vendas. Sexto em outubro, o Toyota RAV4 venceu a disputa pela quarta posição contra o Eclipse Cross por apenas 2 unidades (287 x 285), mas com o Mitsubishi em viés de alta.
E por pouco a Mitsubishi também não emplaca dois modelos no top 5, já que o Outlander foi o preferido por 281 consumidores, quase 90% a mais do que há um ano – vale ressaltar que, nestes números, possivelmente estão considerados emplacamentos da versão Sport, que nada mais é do que a nova nomenclatura para a reestilização do ASX, que em sua versão anterior fechou o mês com 47 unidades.
Quinto no último ranking, o Ford Territory (273) caiu 2 posições, mas manteve boa vantagem sobre o Hyundai Tucson (176) em novo mês de avanços. O destaque negativo veio da Chevrolet, com o Equinox (174) despencando de terceiro para nono – pior desempenho desde abril – e sob ameaça do Hyundai ix35 (168) cada vez mais coadjuvante.
Entre os modelos maiores, o Toyota SW4 (1.208) ampliou ainda mais sua vantagem sobre os rivais em seu melhor mês desde maio do ano passado (1.266). Retomando a vice-liderança perdida em outubro, o Caoa Chery Tiggo 8 (339), assim como o modelo Tiggo 7, também registrou seu novo recorde no país.
Mesmo reestilizado há pouco, o Chevrolet Trailblazer (94) perdeu quase 2/3 dos compradores do ano passado e ficou distante do terceiro lugar ocupado pelo Mitsubishi Pajero (259), que cresceu mais de 56% no mesmo período. Com melhor resultado em 2020, o Ford Edge (14) por muito pouco não entrou no top 5.
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
NOV/20 |
OUT/20 |
NOV/19 |
% NOV 20 |
% OUT 20 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
JEEP COMPASS |
6155 |
6161 |
5199 |
66,05% |
64,37% |
-0,10% |
18,39% |
2º |
VW TIGUAN |
829 |
798 |
1045 |
8,90% |
8,34% |
3,88% |
-20,67% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
383 |
224 |
228 |
4,11% |
2,34% |
70,98% |
67,98% |
4º |
TOYOTA RAV4 |
287 |
334 |
403 |
3,08% |
3,49% |
-14,07% |
-28,78% |
5º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
285 |
379 |
212 |
3,06% |
3,96% |
-24,80% |
34,43% |
6º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
281 |
270 |
148 |
3,02% |
2,82% |
4,07% |
89,86% |
7º |
FORD TERRITORY |
273 |
332 |
0 |
2,93% |
3,47% |
-17,77% |
- |
8º |
HYUNDAI TUCSON |
176 |
164 |
150 |
1,89% |
1,71% |
7,32% |
17,33% |
9º |
CHEVROLET EQUINOX |
174 |
476 |
359 |
1,87% |
4,97% |
-63,45% |
-51,53% |
10º |
HYUNDAI IX35 |
168 |
133 |
506 |
1,80% |
1,39% |
26,32% |
-66,80% |
11º |
KIA SPORTAGE |
119 |
150 |
311 |
1,28% |
1,57% |
-20,67% |
-61,74% |
12º |
PEUGEOT 3008 |
80 |
91 |
182 |
0,86% |
0,95% |
-12,09% |
-56,04% |
13º |
MITSUBISHI ASX |
47 |
44 |
283 |
0,50% |
0,46% |
6,82% |
-83,39% |
14º |
SUBARU FORESTER |
27 |
0 |
8 |
0,29% |
0,00% |
- |
237,50% |
15º |
SUBARU XV |
22 |
0 |
17 |
0,24% |
0,00% |
- |
29,41% |
16º |
JAC T60 |
8 |
9 |
0 |
0,09% |
0,09% |
-11,11% |
- |
17º |
HONDA CR-V |
2 |
4 |
64 |
0,02% |
0,04% |
-50,00% |
-96,88% |
18º |
PEUGEOT 5008 |
2 |
2 |
21 |
0,02% |
0,02% |
0,00% |
-90,48% |
19º |
DODGE JOURNEY |
1 |
0 |
21 |
0,01% |
0,00% |
- |
-95,24% |
|
|
9319 |
9571 |
9157 |
100,00% |
100,00% |
-2,63% |
1,77% |
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
NOV/20 |
OUT/20 |
NOV/19 |
% NOV 20 |
% OUT 20 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
TOYOTA SW4 |
1208 |
862 |
1117 |
61,98% |
55,58% |
40,14% |
8,15% |
2º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
339 |
172 |
0 |
17,39% |
11,09% |
97,09% |
- |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
259 |
229 |
166 |
13,29% |
14,76% |
13,10% |
56,02% |
4º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
94 |
249 |
244 |
4,82% |
16,05% |
-62,25% |
-61,48% |
5º |
KIA SORENTO |
16 |
13 |
19 |
0,82% |
0,84% |
23,08% |
-15,79% |
6º |
FORD EDGE |
14 |
8 |
4 |
0,72% |
0,52% |
75,00% |
250,00% |
7º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
5 |
8 |
7 |
0,26% |
0,52% |
-37,50% |
-28,57% |
8º |
JEEP WRANGLER |
5 |
7 |
19 |
0,26% |
0,45% |
-28,57% |
-73,68% |
9º |
LIFAN X80 |
4 |
1 |
1 |
0,21% |
0,06% |
300,00% |
300,00% |
10º |
HYUNDAI SANTA FE |
2 |
2 |
10 |
0,10% |
0,13% |
0,00% |
-80,00% |
11º |
JAC T80 |
2 |
0 |
4 |
0,10% |
0,00% |
- |
-50,00% |
12º |
DODGE DURANGO |
1 |
0 |
0 |
0,05% |
0,00% |
- |
- |
|
|
1949 |
1551 |
1591 |
100,00% |
100,00% |
25,66% |
22,50% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo sedã de luxo da Chery tem suspensão adaptativa e supera 5 metros
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
CAOA Chery chega a 150 mil Tiggo feitos no Brasil; veja qual vendeu mais
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
CAOA Chery sobe preço do Tiggo 7 Sport, que chega aos R$ 144.990