Fiat Strada e VW Gol comandam vendas diretas em novembro; veja ranking
Modelos da Jeep novamente completam pódio de automóveis
A participação das vendas diretas voltou a crescer em novembro, de acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave. Dos 214.265 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil no mês passado, 45,4% foram através da modalidade. Com 25,35% de market share, a Fiat chegou ao 3º mês seguido na liderança – Volkswagen (20,15%), Chevrolet (15,85%) e Jeep (10,91%) repetiram as mesmas posições de outubro.
Assim como no mês anterior, a Fiat Strada (7.982) foi a líder geral, com mais de 83% de seus emplacamentos. Preferido entre os automóveis pelo 4º mês consecutivo, o VW Gol (6.363) teve mais de ¾ de suas unidades através de faturamento direto. O pódio de novembro, aliás, teve os mesmos participantes do mês anterior, mas desta vez com o Jeep Renegade (5.346) à frente do Jeep Compass (5.264).
Com 4.987 unidades, o Chevrolet Onix Plus foi o 4º, interrompendo uma liderança do VW Voyage (3.298, 7º) entre os sedãs que já durava desde agosto. Campeão de vendas no geral, o Chevrolet Onix (3.796) foi o 5º, com menos de 27% de seus registros, e teve o Fiat Argo (3.447) bem próximo. Mais uma vez mostrando fôlego, notadamente nas vendas para locadoras, o Fiat Uno (2.792) completou o top 10.
Forte no varejo, o Toyota Corolla (1.133) foi apenas o 19º. Situação similar à do Honda HR-V (305), único da lista a ficar abaixo dos 10% de dependência da modalidade. O novo Peugeot 208 (976), com quase 90% de emplacamentos na modalidade (que a Peugeot oferece descontos de até R$ 5 mil), apareceu no ranking pelo 2º mês seguido e desta vez ficou à frente do VW Polo (689), um de seus principais concorrentes. Representantes de marcas premium desta vez se fizeram mais presentes, com a BMW e seu X1 (107) e a Volvo emplacando seus três SUVs: XC40 (244), XC60 (174) e XC90 (116).
Com menos da metade dos registros da líder Strada, a Fiat Toro (3.540) foi a 2ª colocada entre os comerciais leves. A VW Saveiro novamente levou a melhor em relação à Chevrolet S10 na disputa pelo 3º lugar, mas desta vez por apenas 14 unidades (2.812 x 2.798). Mais forte no varejo, a Toyota Hilux (1.105) foi apenas a 7ª colocada.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
NOV. 20 |
1º |
VW GOL |
6.363 |
75,75% |
8.400 |
2º |
JEEP RENEGADE |
5.346 |
81,71% |
6.543 |
3º |
JEEP COMPASS |
5.264 |
85,52% |
6.155 |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
4.987 |
41,10% |
12.135 |
5º |
CHEVROLET ONIX |
3.796 |
26,56% |
14.292 |
6º |
FIAT ARGO |
3.447 |
40,77% |
8.455 |
7º |
VW VOYAGE |
3.298 |
96,29% |
3.425 |
8º |
VW T-CROSS |
3.135 |
56,36% |
5.562 |
9º |
FIAT MOBI |
3.044 |
53,30% |
5.711 |
10º |
FIAT UNO |
2.792 |
93,79% |
2.977 |
11º |
CHEVROLET TRACKER |
2.367 |
36,83% |
6.427 |
12º |
FORD KA |
2.359 |
31,34% |
7.526 |
13º |
VW VIRTUS |
1.673 |
52,63% |
3.179 |
14º |
NISSAN KICKS |
1.657 |
48,32% |
3.429 |
15º |
HYUNDAI HB20 |
1.398 |
14,77% |
9.465 |
16º |
RENAULT LOGAN |
1.369 |
89,54% |
1.529 |
17º |
HYUNDAI CRETA |
1.173 |
22,48% |
5.218 |
18º |
RENAULT DUSTER |
1.150 |
43,93% |
2.618 |
19º |
TOYOTA COROLLA |
1.133 |
22,58% |
5.017 |
20º |
FORD KA SEDAN |
1.127 |
48,66% |
2.316 |
21º |
RENAULT SANDERO |
1.060 |
44,59% |
2.377 |
22º |
FIAT CRONOS |
993 |
55,94% |
1.775 |
23º |
VW NIVUS |
979 |
31,09% |
3.149 |
24º |
PEUGEOT 208 |
976 |
88,81% |
1.099 |
25º |
CHEVROLET SPIN |
929 |
67,71% |
1.372 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
912 |
47,97% |
1.901 |
27º |
FORD ECOSPORT |
774 |
31,90% |
2.426 |
28º |
VW POLO |
689 |
18,12% |
3.802 |
29º |
RENAULT CAPTUR |
681 |
79,74% |
854 |
30º |
CITROËN C4 CACTUS |
626 |
68,19% |
918 |
31º |
RENAULT KWID |
585 |
13,73% |
4.260 |
32º |
TOYOTA YARIS HATCH |
490 |
20,42% |
2.400 |
33º |
HYUNDAI HB20S |
390 |
14,42% |
2.705 |
34º |
FIAT DOBLÒ |
364 |
91,23% |
399 |
35º |
HONDA CIVIC |
364 |
15,49% |
2.350 |
36º |
FIAT SIENA |
347 |
30,33% |
1.144 |
37º |
VW FOX |
326 |
14,63% |
2.229 |
38º |
HONDA HR-V |
305 |
8,24% |
3.700 |
39º |
NISSAN V-DRIVE |
250 |
49,21% |
508 |
40º |
VOLVO XC40 |
244 |
57,96% |
421 |
41º |
TOYOTA SW4 |
235 |
19,45% |
1.208 |
42º |
PEUGEOT 2008 |
215 |
80,22% |
268 |
43º |
HONDA FIT |
209 |
22,82% |
916 |
44º |
NISSAN VERSA |
181 |
26,74% |
677 |
45º |
VOLVO XC60 |
174 |
51,63% |
337 |
46º |
HONDA WR-V |
149 |
10,43% |
1.429 |
47º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
131 |
30,61% |
428 |
48º |
VOLVO XC90 |
116 |
92,06% |
126 |
49º |
HONDA CITY |
110 |
20,91% |
526 |
50º |
BMW X1 |
107 |
29,64% |
361 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
NOV. 20 |
1º |
FIAT STRADA |
7.982 |
83,02% |
9.614 |
2º |
FIAT TORO |
3.540 |
53,55% |
6.611 |
3º |
VW SAVEIRO |
2.812 |
94,46% |
2.977 |
4º |
CHEVROLET S10 |
2.798 |
76,14% |
3.675 |
5º |
FIAT FIORINO |
2.031 |
78,48% |
2.588 |
6º |
FORD RANGER |
1.844 |
79,45% |
2.321 |
7º |
TOYOTA HILUX |
1.105 |
36,25% |
3.048 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
527 |
62,15% |
848 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
508 |
69,12% |
735 |
10º |
MITSUBISHI L200 |
418 |
46,39% |
901 |
11º |
CHEVROLET MONTANA |
336 |
80,58% |
417 |
12º |
VW AMAROK |
203 |
59,18% |
343 |
13º |
RENAULT MASTER |
201 |
61,85% |
325 |
14º |
RAM 2500 |
193 |
99,48% |
194 |
15º |
PEUGEOT PARTNER |
183 |
89,71% |
204 |
16º |
PEUGEOT EXPERT |
105 |
53,30% |
197 |
17º |
VW / MAN EXPRESS |
94 |
28,14% |
334 |
18º |
FIAT DUCATO |
86 |
64,66% |
133 |
19º |
CITROËN JUMPY |
76 |
53,90% |
141 |
20º |
HYUNDAI HR |
62 |
21,16% |
293 |
21º |
FIAT DOBLÒ |
38 |
80,85% |
47 |
22º |
IVECO DAILY 35-150 |
13 |
7,74% |
168 |
23º |
IVECO DAILY 35S14 |
5 |
38,46% |
13 |
24º |
CITROËN JUMPER |
4 |
33,33% |
12 |
25º |
PEUGEOT BOXER |
3 |
37,50% |
8 |
26º |
RENAULT KANGOO |
3 |
100,00% |
3 |
27º |
IVECO DAILY |
2 |
100,00% |
2 |
28º |
KIA K2500 |
2 |
1,16% |
172 |
29º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
50,00% |
2 |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Fiat Strada Volcano 2021 (na loja)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?