Assim como em outubro, a Volvo foi o grande destaque nas vendas de importados em novembro. De acordo com a Abeifa, entidade que representa 15 empresas no país, a marca sueca emplacou 1.033 unidades – um crescimento de 37% sobre 2019 – e respondeu por mais de 40% de todos os registros no mês passado.
Foram 2.524 unidades comercializadas ao todo – considerando apenas modelos de produção importada -, uma queda de 8,75% nos últimos 12 meses e de 4,2% na comparação com as 2.634 unidades de outubro. O acumulado, de 24.999 unidades, recuou ainda mais (-19,92%).
Tal desempenho fez com que a Abeifa reivindicasse a redução do Imposto de Importação dos atuais 35% para 20%. Esta medida faria com que o sistema tributário brasileiro se alinhasse à Tarifa Externa Comum do Mercosul e, com o dólar a mais de R$ 5, daria alívio e sobrevivência ao setor, com a continuidade da operação da rede de concessionárias, diz a entidade.
Em oficio enviado à Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, do Ministério da Economia, a Abeifa demonstra que 72% dos veículos importados são provenientes do Mercosul e do México, que não pagam Imposto de Importação. Os automóveis importados de outros países representam então apenas 3% das vendas internas, no entanto, geram 17,5 mil postos de trabalho e arrecadações tributárias anuais da ordem de R$ 1,2 bilhão.
Além da Volvo, líder pelo 7º mês consecutivo, apenas a Mini (153) e a Suzuki (144) apresentaram números positivos no mês passado. Land Rover (86), JAC (62) e Jaguar (44), por exemplo, perderam pelo menos 59% dos seus compradores do ano passado. A Porsche (186), que vinha sendo destaque positivo nos últimos meses, desta vez recuou quase 15%.
Na disputa por modelos, dupla liderança para a Volvo com o XC40 (421) à frente do XC60 (337), além do sedã S60 (126) e do XC90 (126) empatados na 5ª posição. Preferido entre julho e setembro, o Kia Bongo (172) perdeu o terceiro lugar para o Kia Cerato (219), com crescimento de quase 130%. Ainda falando na Kia, destaque negativo para o Sportage (119), que perdeu quase 62% de seus emplacamentos.
MODELOS (PRODUÇÃO IMPORTADA)
POS. |
MODELO |
NOV. 20 |
NOV. 19 |
% |
1º |
VOLVO XC40 |
421 |
215 |
95,81% |
2º |
VOLVO XC60 |
337 |
277 |
21,66% |
3º |
KIA CERATO |
219 |
96 |
128,13% |
4º |
KIA BONGO |
172 |
176 |
-2,27% |
5º |
VOLVO S60 |
126 |
114 |
10,53% |
6º |
VOLVO XC90 |
126 |
85 |
48,24% |
7º |
KIA SPORTAGE |
119 |
311 |
-61,74% |
8º |
SUZUKI VITARA |
70 |
95 |
-26,32% |
9º |
BMW X5 |
59 |
8 |
637,50% |
10º |
PORSCHE 911 |
58 |
19 |
205,26% |
MARCAS (PRODUÇÃO IMPORTADA)
POS. |
MARCA |
NOV. 20 |
NOV. 19 |
% |
1º |
VOLVO |
1.033 |
754 |
37,00% |
2º |
KIA |
587 |
661 |
-11,20% |
3º |
BMW |
223 |
330 |
-32,42% |
4º |
PORSCHE |
186 |
218 |
-14,68% |
5º |
MINI |
153 |
142 |
7,75% |
6º |
SUZUKI |
144 |
127 |
13,39% |
7º |
LAND ROVER |
86 |
242 |
-64,46% |
8º |
JAC |
62 |
152 |
-59,21% |
9º |
JAGUAR |
44 |
134 |
-67,16% |
10º |
MASERATI |
2 |
2 |
0,00% |
MARCAS (PRODUÇÃO NACIONAL)
POS. |
MARCA |
NOV. 20 |
NOV. 19 |
% |
1º |
CAOA CHERY |
2.254 |
1.902 |
18,51% |
2º |
BMW |
979 |
847 |
15,58% |
3º |
LAND ROVER |
156 |
176 |
-11,36% |
4º |
SUZUKI |
83 |
223 |
-62,78% |
Fonte: Abeifa
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