VW Golf perde 42% das vendas na Alemanha depois da estreia do ID.3; veja ranking
Renault Zoe é o elétrico mais vendido em outubro, aparecendo pela primeira vez no top 10 geral
Após um leve crescimento em setembro depois de oito meses seguidos em baixa, o mercado alemão voltou a presentar números negativos. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país mais rico da Europa, os 274.303 veículos novos comercializados em outubro representaram uma retração de 3,6% frente a 2019.
O acumulado, de 2.316.134 unidades, já é 23,4% inferior ao dos 10 primeiros meses do ano passado. Considerando o retorno de restrições impostas por conta do aumento de casos da COVID-19 no país e a diminuição da atividade econômica prevista para os dois últimos meses do ano, especialistas mantiveram a projeção de que 2020 deverá ser o pior ano para o mercado automotivo local desde 1985.
Na disputa entre as montadoras, a líder Volkswagen (47.204) perdeu 17% dos compradores de um ano atrás e viu uma diferença superior a 23 mil unidades em relação à rival mais próxima cair para menos de 15 mil. Já a Mercedes-Benz (36.698), que completou seis meses seguidos com market share acima dos 10% (11,9%), só não superou o recorde de outubro de 2018 (12,6%). Menção honrosa também para a Dacia (4.568), que avançou quase 60%.
Já entre os modelos, os tempos de liderança absoluta do Golf parecem estar ficando para trás. Em baixa de quase 42%, o best-seller da VW encerrou outubro com pouco mais de 4 mil unidades de vantagem sobre o Opel Corsa (7.185), novamente vice-líder em com melhor resultado comercial em pelo menos uma década, de acordo com os registros do Best Selling Cars Blog – há um ano, a diferença do Golf para o rival mais próximo foi de quase 12 mil.
O grande responsável por esta queda do líder parece ser a maior aposta da VW nos últimos anos: com 2.647 unidades, o novato ID.3 surgiu em seu 1º top 30 e mostra potencial para avançar fortemente nos próximos meses – em alguns mercados europeus o modelo já surge no topo da tabela. Mas o grande destaque de outubro, no entanto, veio da Renault.
Com 5.010 unidades, o Zoe, além de liderar entre os modelos elétricos, conquistou uma inédita posição no top 10, muito próximo do top 5. Tradicional vice-líder nos últimos anos, o VW Tiguan (4.656) perdeu quase 40% de seus compradores e caiu para 9º, atrás do BMW Série 3 (4.955). Em 10º, o Classe E (4.364) foi o melhor Mercedes, enquanto o A4 (3.364) foi o Audi mais bem posicionado, apesar de aparecer apenas na 18ª colocação.
POS. |
MODELO |
OUT.20 |
% MERCADO 2020 |
OUT.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW GOLF |
11.290 |
4,1% |
19.436 |
6,8% |
-41,9% |
2º |
OPEL CORSA |
7.185 |
2,6% |
3.787 |
1,3% |
89,7% |
3º |
VW T-ROC |
5.428 |
2,0% |
4.150 |
1,5% |
30,8% |
4º |
VW PASSAT |
5.209 |
1,9% |
4.475 |
1,6% |
16,4% |
5º |
SKODA OCTAVIA |
5.208 |
1,9% |
3.839 |
1,3% |
35,7% |
6º |
FORD FOCUS |
5.132 |
1,9% |
4.705 |
1,7% |
9,1% |
7º |
RENAULT ZOE |
5.010 |
1,8% |
458 |
0,2% |
993,9% |
8º |
BMW SÉRIE 3 |
4.955 |
1,8% |
4.426 |
1,6% |
12,0% |
9º |
VW TIGUAN |
4.656 |
1,7% |
7.662 |
2,7% |
-39,2% |
10º |
MERCEDES CLASSE E |
4.364 |
1,6% |
5.775 |
2,0% |
-24,4% |
11º |
MINI |
4.347 |
1,6% |
4.707 |
1,7% |
-7,6% |
12º |
MERCEDES CLASSE A |
4.279 |
1,6% |
4.370 |
1,5% |
-2,1% |
13º |
VW POLO |
4.227 |
1,5% |
4.298 |
1,5% |
-1,7% |
14º |
MERCEDES GLC |
4.172 |
1,5% |
4.895 |
1,7% |
-14,8% |
15º |
MERCEDES CLASSE C |
4.030 |
1,5% |
5.742 |
2,0% |
-29,8% |
16º |
OPEL ASTRA |
3.608 |
1,3% |
4.434 |
1,6% |
-18,6% |
17º |
HYUNDAI KONA |
3.583 |
1,3% |
2.049 |
0,7% |
74,9% |
18º |
AUDI A4 |
3.364 |
1,2% |
3.010 |
1,1% |
11,8% |
19º |
AUDI A3 |
3.290 |
1,2% |
1.938 |
0,7% |
69,8% |
20º |
VW TRANSPORTER |
3.206 |
1,2% |
2.468 |
0,9% |
29,9% |
21º |
SEAT ATECA |
3.168 |
1,2% |
1.941 |
0,7% |
63,2% |
22º |
FORD FIESTA |
3.122 |
1,1% |
4.326 |
1,5% |
-27,8% |
23º |
FIAT 500 |
3.084 |
1,1% |
2.840 |
1,0% |
8,6% |
24º |
VW UP |
3.058 |
1,1% |
2.315 |
0,8% |
32,1% |
25º |
BMW SÉRIE 1 |
2.998 |
1,1% |
2.607 |
0,9% |
15,0% |
26º |
AUDI Q5 |
2.925 |
1,1% |
1.737 |
0,6% |
68,4% |
27º |
MERCEDES CLA |
2.662 |
1,0% |
2.028 |
0,7% |
31,3% |
28º |
VW ID.3 |
2.647 |
1,0% |
0 |
- |
- |
29º |
FIAT DUCATO |
2.616 |
1,0% |
1.426 |
0,5% |
83,5% |
30º |
AUDI Q3 |
2.535 |
0,9% |
1.826 |
0,6% |
38,8% |
31º |
TOYOTA YARIS |
2.532 |
0,9% |
2.016 |
0,7% |
25,6% |
32º |
AUDI A6 |
2.439 |
0,9% |
3.341 |
1,2% |
-27,0% |
33º |
BMW SÉRIE 5 |
2.415 |
0,9% |
3.159 |
1,1% |
-23,6% |
34º |
SKODA KAROQ |
2.413 |
0,9% |
2.223 |
0,8% |
8,5% |
35º |
VW TOURAN |
2.402 |
0,9% |
2.844 |
1,0% |
-15,5% |
36º |
MERCEDES CLASSE V |
2.386 |
0,9% |
2.137 |
0,8% |
11,7% |
37º |
KIA CEED |
2.367 |
0,9% |
2.000 |
0,7% |
18,4% |
38º |
FORD PUMA |
2.366 |
0,9% |
- |
- |
- |
39º |
SKODA SUPERB |
2.302 |
0,8% |
1.864 |
0,7% |
23,5% |
40º |
MERCEDES CLASSE B |
2.296 |
0,8% |
3.147 |
1,1% |
-27,0% |
41º |
RENAULT CLIO |
2.247 |
0,8% |
1.445 |
0,5% |
55,5% |
42º |
BMW SÉRIE 2 |
2.233 |
0,8% |
2.718 |
1,0% |
-17,8% |
43º |
MERCEDES GLE |
2.221 |
0,8% |
1.031 |
0,4% |
115,4% |
44º |
VW T-CROSS |
2.219 |
0,8% |
3.582 |
1,3% |
-38,1% |
45º |
RENAULT CAPTUR |
2.143 |
0,8% |
2.809 |
1,0% |
-23,7% |
46º |
OPEL CROSSLAND X |
2.077 |
0,8% |
1.791 |
0,6% |
16,0% |
47º |
MERCEDES GLA |
1.959 |
0,7% |
1.455 |
0,5% |
34,6% |
48º |
SKODA KAMIQ |
1.934 |
0,7% |
776 |
0,3% |
149,2% |
49º |
SEAT LEON |
1.915 |
0,7% |
2.601 |
0,9% |
-26,4% |
50º |
FORD KUGA |
1.900 |
0,7% |
5.035 |
1,8% |
-62,3% |
POS. |
MARCA |
OUT.20 |
% MERCADO 2020 |
OUT.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW |
47.204 |
17,2% |
56.877 |
20,0% |
-17,0% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
32.698 |
11,9% |
33.606 |
11,8% |
-2,7% |
3º |
AUDI |
20.922 |
7,6% |
16.990 |
6,0% |
23,1% |
4º |
BMW |
20.825 |
7,6% |
24.319 |
8,5% |
-14,4% |
5º |
SKODA |
17.151 |
6,3% |
15.928 |
5,6% |
7,7% |
6º |
OPEL |
16.867 |
6,1% |
13.753 |
4,8% |
22,6% |
7º |
FORD |
16.572 |
6,0% |
22.365 |
7,9% |
-25,9% |
8º |
RENAULT |
12.940 |
4,7% |
10.118 |
3,6% |
27,9% |
9º |
HYUNDAI |
10.458 |
3,8% |
10.378 |
3,6% |
0,8% |
10º |
SEAT |
9.944 |
3,6% |
9.800 |
3,4% |
1,5% |
11º |
TOYOTA |
7.979 |
2,9% |
7.237 |
2,5% |
10,3% |
12º |
FIAT |
6.733 |
2,5% |
5.554 |
2,0% |
21,2% |
13º |
KIA |
6.352 |
2,3% |
5.723 |
2,0% |
11,0% |
14º |
PEUGEOT |
5.054 |
1,8% |
5.752 |
2,0% |
-12,1% |
15º |
VOLVO |
4.571 |
1,7% |
4.498 |
1,6% |
1,6% |
16º |
DACIA |
4.568 |
1,7% |
2.889 |
1,0% |
58,1% |
17º |
MINI |
4.347 |
1,6% |
4.707 |
1,7% |
-7,6% |
18º |
CITROËN |
3.906 |
1,4% |
3.863 |
1,4% |
1,1% |
19º |
MAZDA |
3.800 |
1,4% |
6.186 |
2,2% |
-38,6% |
20º |
MITSUBISHI |
3.432 |
1,3% |
4.547 |
1,6% |
-24,5% |
|
TOTAL |
274.303 |
100,0% |
284.593 |
100,0% |
-3,6% |
|
ACUMULADO |
2.316.134 |
100,0% |
3.024.751 |
100,0% |
-23,4% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Volkswagen Golf 8 GTI (2021)
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