A participação das vendas diretas na composição geral do mercado brasileiro avançou novamente em setembro. De acordo com a Fenabrave, dos 198.792 automóveis e comerciais leves emplacados no mês passado, 45,84% foram através da modalidade – em julho, por exemplo, esta participação foi de 41,92%.
Após três meses consecutivos no topo entre as montadoras, a VW (19,91%) foi superada pela Fiat (27,79%), vice-líder neste mesmo período. Com Chevrolet (11,64%) e Jeep (10,48%) repetindo as mesmas colocações de julho e de agosto – o desempenho da GM na modalidade nos últimos meses ajuda a explicar sua queda geral -, a Renault (6,84%) voltou a figurar no top 5.
Líder entre os automóveis pelo 2º mês seguido e no acumulado do ano, o VW Gol (7.082) teve quase 80% dos registros na modalidade. A dupla da Jeep, Compass (5.064) e Renegade (4.476), ambos acima dos 77%, completaram o pódio. Atrás do Fiat Argo (3.792), o Chevrolet Tracker (3.282) assegurou três SUVs / crossovers no top 5, um a menos do que nos dois meses anteriores.
Preferido em julho e 2º em agosto, o VW T-Cross (2.665) caiu para 8º, superado pelos Fiat Uno (3.214) – com quase 97% de seus registros - e Mobi (2.821). 10º, o VW Voyage (2.354) foi novamente o sedã preferido. Com a decisão da Ford de não vender para locadoras, o Ka (1.972) foi apenas o 12º, atrás de um Chevrolet Onix (2.149) que não chegou a 20% de registros por vendas diretas.
O novato Ford Territory (262), acima dos 70% de representatividade, ficou à frente do Renault Captur (258). Único representante de marcas premium no top 50 nos meses anteriores, desta vez o Volvo XC60 (187) teve a companhia do Audi Q3 (173), ambos com mais de 55% de seus registros. Mostrando que sua força é mesmo no varejo, o Honda Civic (183) foi o único da lista de autos abaixo dos 10%.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
SET. 20 |
1º |
VW GOL |
7.082 |
77,53% |
9.134 |
2º |
JEEP COMPASS |
5.064 |
83,81% |
6.042 |
3º |
JEEP RENEGADE |
4.476 |
77,87% |
5.748 |
4º |
FIAT ARGO |
3.792 |
47,49% |
7.985 |
5º |
CHEVROLET TRACKER |
3.282 |
51,26% |
6.403 |
6º |
FIAT UNO |
3.214 |
96,40% |
3.334 |
7º |
FIAT MOBI |
2.821 |
51,79% |
5.447 |
8º |
VW T-CROSS |
2.665 |
56,35% |
4.729 |
9º |
NISSAN KICKS |
2.626 |
65,24% |
4.025 |
10º |
VW VOYAGE |
2.354 |
94,42% |
2.493 |
11º |
CHEVROLET ONIX |
2.149 |
18,35% |
11.710 |
12º |
FORD KA |
1.972 |
33,11% |
5.956 |
13º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.824 |
25,72% |
7.093 |
14º |
RENAULT SANDERO |
1.657 |
59,28% |
2.795 |
15º |
VW VIRTUS |
1.631 |
51,34% |
3.177 |
16º |
HYUNDAI CRETA |
1.479 |
27,38% |
5.402 |
17º |
RENAULT KWID |
1.422 |
35,47% |
4.009 |
18º |
RENAULT LOGAN |
1.327 |
81,51% |
1.628 |
19º |
FORD KA SEDAN |
1.313 |
56,21% |
2.336 |
20º |
HYUNDAI HB20 |
1.215 |
14,19% |
8.565 |
21º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
912 |
51,04% |
1.787 |
22º |
FORD ECOSPORT |
768 |
37,07% |
2.072 |
23º |
RENAULT DUSTER |
745 |
40,69% |
1.831 |
24º |
CHEVROLET SPIN |
646 |
43,68% |
1.479 |
25º |
TOYOTA COROLLA |
585 |
17,54% |
3.336 |
26º |
VW POLO |
522 |
15,54% |
3.360 |
27º |
PEUGEOT 2008 |
461 |
88,15% |
523 |
28º |
NISSAN V-DRIVE |
381 |
68,53% |
556 |
29º |
HONDA HR-V |
377 |
11,38% |
3.314 |
30º |
FIAT SIENA |
371 |
34,84% |
1.065 |
31º |
CITROËN C4 CACTUS |
362 |
54,27% |
667 |
32º |
FIAT CRONOS |
344 |
29,45% |
1.168 |
33º |
VW NIVUS |
332 |
10,37% |
3.203 |
34º |
TOYOTA YARIS HATCH |
278 |
14,68% |
1.894 |
35º |
PEUGEOT 208 |
277 |
67,23% |
412 |
36º |
HONDA FIT |
276 |
19,48% |
1.417 |
37º |
FORD TERRITORY |
262 |
70,81% |
370 |
38º |
RENAULT CAPTUR |
258 |
44,64% |
578 |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
257 |
32,41% |
793 |
40º |
VW FOX |
240 |
11,77% |
2.039 |
41º |
TOYOTA SW4 |
232 |
25,22% |
920 |
42º |
FIAT DOBLÒ |
218 |
88,26% |
247 |
43º |
HONDA WR-V |
196 |
20,40% |
961 |
44º |
HYUNDAI HB20S |
192 |
10,41% |
1.845 |
45º |
VOLVO XC60 |
187 |
64,26% |
291 |
46º |
HONDA CIVIC |
183 |
7,97% |
2.296 |
47º |
AUDI Q3 |
173 |
56,35% |
307 |
48º |
HONDA CITY |
171 |
24,64% |
694 |
49º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
169 |
66,54% |
254 |
50º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
157 |
25,00% |
628 |
A posição de honra da Fiat esteve diretamente relacionada com o excelente desempenho da nova Strada (9.063), que teve mais de ¾ de seus emplacamentos fora do varejo e foi o veículo nº 1 no geral. Para se ter uma ideia, a Toro, 2º comercial leve mais registrado (3.609), não chegou sequer a 50% do total da irmã menor.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
SET. 20 |
1º |
FIAT STRADA |
9.063 |
76,33% |
11.873 |
2º |
FIAT TORO |
3.609 |
64,68% |
5.580 |
3º |
VW SAVEIRO |
2.810 |
92,13% |
3.050 |
4º |
CHEVROLET S10 |
2.277 |
72,31% |
3.149 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.661 |
79,36% |
2.093 |
6º |
TOYOTA HILUX |
1.569 |
43,85% |
3.578 |
7º |
FORD RANGER |
1.276 |
75,73% |
1.685 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
622 |
57,22% |
1.087 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
484 |
69,84% |
693 |
10º |
RENAULT MASTER |
442 |
75,30% |
587 |
11º |
RENAULT DUSTER OROCH |
364 |
68,04% |
535 |
12º |
VW AMAROK |
298 |
35,43% |
841 |
13º |
FIAT DUCATO |
226 |
76,61% |
295 |
14º |
CHEVROLET MONTANA |
161 |
50,31% |
320 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
74 |
42,53% |
174 |
16º |
CITROËN JUMPY |
70 |
50,00% |
140 |
17º |
HYUNDAI HR |
68 |
16,35% |
416 |
18º |
VW EXPRESS |
40 |
12,90% |
310 |
19º |
PEUGEOT PARTNER |
36 |
61,02% |
59 |
20º |
IVECO DAILY 35-150 |
27 |
11,84% |
228 |
21º |
RAM 2500 |
22 |
100,00% |
22 |
22º |
PEUGEOT BOXER |
18 |
47,37% |
38 |
23º |
CITROËN JUMPER |
16 |
64,00% |
25 |
24º |
IVECO DAILY 35S14 |
11 |
61,11% |
18 |
25º |
RENAULT KANGOO |
7 |
100,00% |
7 |
26º |
KIA K2500 |
3 |
1,03% |
292 |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
2 |
2,25% |
89 |
28º |
CITROËN BERLINGO |
1 |
33,33% |
3 |
29º |
IVECO DAILY |
1 |
14,29% |
7 |
30º |
IVECO DAILY 30-130 |
1 |
4,17% |
24 |
31º |
IVECO DAILY 30S13 |
1 |
0,58% |
172 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro