Lançada no Brasil no fim de 2016, a Honda CRF 1000L Africa Twin logo se destacou das demais big trails do mercado pela sua proposta mais off-road, característica da linha CRF da marca japonesa.
Com elevada altura do solo e postura de pilotagem ereta, o modelo carrega a ampla experiência da Honda nos ralis para deixar sua aventura mais segura e divertida. No vídeo a seguir destacamos os pontos que fazem da Africa Twin 2020 uma das melhores opções da categoria.
Galeria: Honda Africa Twin Avaliação BR
Versatilidade
A Africa Twin 2020 é uma motocicleta para todas as horas. Seu perfil alto e esguio a deixa à vontade no trânsito urbano, enquanto o motor bicilíndrico de 999 cc entrega elevado torque para saídas e ultrapassagens na estrada. Já a posição de pilotagem ereta, com o guidão aberto, proporciona conforto em longas viagens. Tudo isso com a segurança de uma suspensão robusta e e de curso longo para enfrentar obstáculos dentro e fora do asfalto: garfo invertido na dianteira com 230 mm de curva e pro-link na traseira com 220 mm de curso. As rodas raiadas são de aro 21" na dianteira e 18" na traseira - medidas voltadas ao uso fora-de-estrada - são equipadas com pneus de uso misto.
Motor
Posicionada na faixa de preço das 750 a 900, a Africa Twin 2020 se diferencia pelo motor bicilíndrico paralelo de 999 cc, que entrega 89 cv de potência a 7.500 rpm e um generoso torque de 9,5 kgfm logo a 6.000 rpm. Isso somado ao câmbio de 6 marchas com as primeiras curtas deixa a moto um verdadeiro "trator" para encarar subidas ou obstáculos que exijam força. Também permite viajar com reserva de potência para ultrapassagens na estrada.
Facilidade de pilotagem
Pesando 216 kg a seco, a Africa Twin parece bem mais leve quando pilotada. A distribuição de massas do conjunto faz com que o piloto se sinta à vontade e confiante em cima da moto, seja no uso on road ou no off-road. O banco ajustável em duas alturas (750 mm ou 770 mm) permite o melhor ajuste para pilotos de diferentes estaturas, enquanto o painel de LCD disposto conta com indicador de marcha para ajudar na pilotagem.
Apesar de potente, o motor 1.000 entrega sua força de modo linear e com ênfase nas baixas rotações, sem dar sustos no piloto. Modos de condução (Urban, Tour, Gravel e o personalizável User) alteram parâmetros como potência disponível, freio-motor e controle de tração, para melhor adaptação e segurança em todos os tipos de terreno. No Gravel (cascalho), por exemplo, o controle de tração fica menos atuante para, no caso de perda de aderência, a tração não seja interrompida.
Equipada com amplas pedaleiras e um guidão aberto e elevado, a Africa Twin também oferece muita facilidade e confiança para pilotagem de pé, comum em uso off-road.
Recursos off-road
Além dos já citados modos de condução, a Africa Twin 2020 possui nada menos que 7 níveis de ajuste para o controle de tração, para deixá-lo mais (ou menos) atuante de acordo com a situação - e isso por um botão exclusivo no punho esquerdo, sem necessidade de entrar em menus. Outra facilidade fica por conta de outro botão específico para desligar o ABS em uso fora-de-estrada, no canto direito do painel de instrumentos.
Itens como cavalete central, protetor de motor e carenagem, para-brisa elevado, top box e malas laterais podem ser adquiridos como acessórios.
Preço e assistência
Com preço sugerido de R$ 61.214, a Honda CRF 1000L Africa Twin é uma das mais acessíveis big trail com motor de 1.000 cilindradas, destacando-se ainda pela garantia de 3 anos com o Honda Assistance pelo mesmo período, válido no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Isso sem falar na maior de rede de concessionárias da América do Sul, com 1.200 lojas somente em território nacional.
HONDA AFRICA TWIN
MOTOR | dois cilindros, quatro tempo, 8 válvulas, 999,1 cm3, arrefecimento líquido, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE | 89,9 cv a 7.500 rpm / 9,5 kgfm a 6.000 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio de 6 marchas; transmissão por corrente |
SUSPENSÃO | garfos invertidos na dianteira (230 mm de curso); monoamortecida ajustável na traseira (220 mm de curso) |
RODAS E PNEUS | aro 21" na dianteira com pneu 90/90; aro 18" na traseira com pneu 150/70 |
FREIOS | discos duplos na dianteira (310 mm) e disco simples na traseira (256 mm) |
PESO | 216 kg a seco |
DIMENSÕES | comprimento 2.334 mm, largura 932 mm, altura 1.478 mm, entre-eixos 1.574 mm, altura livre do solo 251 mm |
TANQUE | 18,8 litros |