A participação das chamadas vendas diretas na composição global do mercado brasileiro chegou em julho a 41,92% dos 163.083 automóveis e comerciais leves emplacados. Líder no último ranking, a Volkswagen ampliou sua vantagem e chegou a 26,63% do total, quase 6 pontos percentuais acima da Fiat (20,74%) e mais de 14 à frente da Chevrolet (12,24%). Jeep (10,65%) e Renault (7,29%) completaram o top 5.
A folgada liderança da marca alemã teve um protagonista. Com 8.124 unidades, quase 80% do total do período, o T-Cross foi o veículo preferido na modalidade pelo 2º mês seguido. Os SUVs e crossovers, aliás, chegaram ao 3ª mês seguido como os mais procurados: Jeep Compass (3.891), Jeep Renegade (3.382) e Chevrolet Tracker (3.110) completaram um inédito top 4.
Melhor colocado sem ser SUV, o VW Gol (2.963) foi o 5º, com mais de 2/3 do total de seus emplacamentos. Vice-líder geral no mês passado, o Chevrolet Onix (1.723) também ficou atrás do Hyundai HB20 (1.867), que tradicionalmente é mais forte no varejo. Oitavo, o Chevrolet Onix Plus (1.686) assumiu a liderança entre os sedãs após dois meses do VW Voyage (1.537, 10º) na ponta.
Por muito pouco o veterano Fiat Uno (1.409) não figurou entre os 10 primeiros. Geralmente forte nas vendas para locadoras, o Ford Ka (651) vendeu menos do que o Citroën C4 Cactus (671) e ficou fora do top 20, com menos de 16% de seu total - já a versão Sedan, com 1.219 unidades, voltou ao pelotão.
Estreante do mês, o VW Nivus (425) apareceu em 25º, com mais de 87% de seus emplacamentos. Único premium no top 50, o Volvo XC60 (215) teve mais de ¾ de suas unidades fora do varejo. Modelo menos dependente das vendas diretas, o Honda HR-V (114), 49ª, concentrou menos de 5% de seus registros – mais próximo, o VW Fox (139) ficou próximo dos 8%.
Entre os comerciais leves, a Fiat comandou novamente as ações com a Strada (5.606) registrando mais do que o dobro da Toro (2.798), em mais uma dobradinha. VW Saveiro (2.576) e Ford Ranger (1.106) mantiveram as colocações de junho. Com 825 unidades, a Mitsubishi L200 ficou à frente da Toyota Hilux (793). Fora do top 10 nos últimos dois meses, a Chevrolet S10 (712) retornou em 8º.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUL. 20 |
1º |
VW T-CROSS |
8.124 |
79,56% |
10.211 |
2º |
JEEP COMPASS |
3.891 |
81,30% |
4.786 |
3º |
JEEP RENEGADE |
3.382 |
71,43% |
4.735 |
4º |
CHEVROLET TRACKER |
3.110 |
51,24% |
6.070 |
5º |
VW GOL |
2.963 |
66,93% |
4.427 |
6º |
HYUNDAI HB20 |
1.867 |
23,78% |
7.852 |
7º |
CHEVROLET ONIX |
1.723 |
17,73% |
9.716 |
8º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.686 |
32,39% |
5.205 |
9º |
HYUNDAI CRETA |
1.668 |
41,52% |
4.017 |
10º |
VW VOYAGE |
1.537 |
91,87% |
1.673 |
11º |
FIAT UNO |
1.409 |
91,08% |
1.547 |
12º |
FIAT MOBI |
1.226 |
35,16% |
3.487 |
13º |
FORD KA SEDAN |
1.219 |
54,11% |
2.253 |
14º |
FIAT ARGO |
1.178 |
24,77% |
4.756 |
15º |
VW VIRTUS |
1.171 |
44,32% |
2.642 |
16º |
RENAULT CAPTUR |
1.109 |
79,90% |
1.388 |
17º |
RENAULT LOGAN |
1.092 |
83,36% |
1.310 |
18º |
RENAULT KWID |
1.041 |
24,36% |
4.274 |
19º |
NISSAN KICKS |
730 |
30,19% |
2.418 |
20º |
RENAULT SANDERO |
705 |
35,16% |
2.005 |
21º |
CITROËN C4 CACTUS |
671 |
66,70% |
1.006 |
22º |
FORD KA |
651 |
15,29% |
4.259 |
23º |
VW POLO |
473 |
13,10% |
3.610 |
24º |
RENAULT DUSTER |
462 |
32,49% |
1.422 |
25º |
VW NIVUS |
425 |
87,09% |
488 |
26º |
TOYOTA COROLLA |
424 |
12,99% |
3.265 |
27º |
PEUGEOT 2008 |
383 |
73,37% |
522 |
28º |
CHEVROLET SPIN |
331 |
18,08% |
1.831 |
29º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
313 |
56,19% |
557 |
30º |
HYUNDAI IX35 |
302 |
72,77% |
415 |
31º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
297 |
28,31% |
1.049 |
32º |
FORD ECOSPORT |
296 |
14,24% |
2.078 |
33º |
FIAT CRONOS |
226 |
16,90% |
1.337 |
34º |
VW JETTA |
225 |
33,89% |
664 |
35º |
FIAT SIENA |
224 |
26,17% |
856 |
36º |
VOLVO XC60 |
215 |
76,51% |
281 |
37º |
HYUNDAI HB20S |
211 |
10,39% |
2.031 |
38º |
VW TIGUAN |
192 |
21,92% |
876 |
39º |
FIAT DOBLÒ |
189 |
91,30% |
207 |
40º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
180 |
32,32% |
557 |
41º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
178 |
39,12% |
455 |
42º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
175 |
23,43% |
747 |
43º |
TOYOTA YARIS HATCH |
156 |
11,02% |
1.415 |
44º |
PEUGEOT 208 |
155 |
69,51% |
223 |
45º |
VW FOX |
139 |
7,83% |
1.776 |
46º |
TOYOTA SW4 |
132 |
21,85% |
604 |
47º |
HYUNDAI TUCSON |
122 |
45,35% |
269 |
48º |
HONDA FIT |
117 |
9,91% |
1.181 |
49º |
HONDA HR-V |
114 |
4,80% |
2.377 |
50º |
VW UP |
109 |
10,74% |
1.015 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUL. 20 |
1º |
FIAT STRADA |
5.606 |
85,41% |
6.564 |
2º |
FIAT TORO |
2.798 |
65,71% |
4.258 |
3º |
VW SAVEIRO |
2.576 |
91,09% |
2.828 |
4º |
FORD RANGER |
1.106 |
63,97% |
1.729 |
5º |
FIAT FIORINO |
956 |
70,61% |
1.354 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
825 |
66,21% |
1.246 |
7º |
TOYOTA HILUX |
793 |
34,08% |
2.327 |
8º |
CHEVROLET S10 |
712 |
45,41% |
1.568 |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
432 |
43,55% |
992 |
10º |
FIAT DUCATO |
363 |
85,01% |
427 |
11º |
RENAULT DUSTER OROCH |
291 |
62,72% |
464 |
12º |
NISSAN FRONTIER |
284 |
46,41% |
612 |
13º |
RENAULT MASTER |
283 |
67,54% |
419 |
14º |
VW AMAROK |
210 |
25,96% |
809 |
15º |
HYUNDAI HR |
122 |
24,80% |
492 |
16º |
RAM 2500 |
104 |
99,05% |
105 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
93 |
80,87% |
115 |
18º |
PEUGEOT EXPERT |
74 |
43,02% |
172 |
19º |
CITROËN JUMPY |
56 |
58,95% |
95 |
20º |
VW EXPRESS |
53 |
12,10% |
438 |
21º |
PEUGEOT BOXER |
14 |
50,00% |
28 |
22º |
IVECO DAILY 30S13 |
7 |
4,90% |
143 |
23º |
CITROËN JUMPER |
6 |
31,58% |
19 |
24º |
IVECO DAILY 35S14 |
6 |
13,33% |
45 |
25º |
IVECO DAILY 35-150 |
5 |
2,86% |
175 |
26º |
IVECO DAILY 30-130 |
2 |
13,33% |
15 |
27º |
IVECO DAILY |
1 |
25,00% |
4 |
28º |
KIA K2500 |
1 |
0,33% |
299 |
29º |
RENAULT KANGOO |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Arquivo Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela