A representatividade do varejo na composição do mercado brasileiro recuou levemente em julho. Dos 163.083 automóveis e comerciais leves, 58,08% do total foram através da modalidade, contra mais de 60% em junho. A Chevrolet (20,78%) se manteve como líder e com boa vantagem sobre a Volkswagen (14,02%). Hyundai (11,39%), Fiat (11,21%) e Toyota (8,36%) repetiram as mesmas posições dos últimos meses.
Pelo 10º mês seguido, Chevrolet Onix (7.993) e Hyundai HB20 (5.985) foram os automóveis preferidos. Na mesma briga de junho pelo 3º lugar, desta vez o Ford Ka (3.608) ficou à frente do Fiat Argo (3.578). Em quinto, o Chevrolet Onix Plus (3.519) manteve a posição de liderança entre os sedãs. Briga acirrada também pela sexta posição entre Renault Kwid (3.233) e VW Polo (3.137).
Com praticamente metade de seus emplacamentos, o Chevrolet Tracker (2.960) chegou ao 4º mês consecutivo na ponta entre os SUVs e crossovers – líder geral no segmento, o VW T-Cross (2.087) foi apenas o 13º, pouco à frente do Ford Ecosport (1.782).
Fortes nas vendas diretas, os modelos da Jeep foram modestos: o Renegade (1.353) ficou fora do top 20 e o Compass (895) foi apenas o 30º. Destaque também para a disputa acirrada entre o VW Tiguan (684) e o Chevrolet Equinox (660) e para a BMW emplacando dois modelos no top 50: o 320i (441) em 41º e o X1 (360) em 45º, ambos com mais de 87% de seus registros na modalidade.
Preferida entre os comerciais leves em maio e junho, a Chevrolet S10 (856), que acaba de ser renovada, caiu para a quarta posição. A briga pela ponta foi acirrada, com a Toyota Hilux (1.534) à frente da Fiat Strada (958), que havia sido apenas a 17ª no último ranking. A VW Saveiro (252), terceira na lista global, foi apenas a 14ª colocada.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUL. 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
7.993 |
82,27% |
9.716 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
5.985 |
76,22% |
7.852 |
3º |
FORD KA |
3.608 |
84,71% |
4.259 |
4º |
FIAT ARGO |
3.578 |
75,23% |
4.756 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.519 |
67,61% |
5.205 |
6º |
RENAULT KWID |
3.233 |
75,64% |
4.274 |
7º |
VW POLO |
3.137 |
86,90% |
3.610 |
8º |
CHEVROLET TRACKER |
2.960 |
48,76% |
6.070 |
9º |
TOYOTA COROLLA |
2.841 |
87,01% |
3.265 |
10º |
HYUNDAI CRETA |
2.349 |
58,48% |
4.017 |
11º |
HONDA HR-V |
2.263 |
95,20% |
2.377 |
12º |
FIAT MOBI |
2.261 |
64,84% |
3.487 |
13º |
VW T-CROSS |
2.087 |
20,44% |
10.211 |
14º |
HYUNDAI HB20S |
1.820 |
89,61% |
2.031 |
15º |
FORD ECOSPORT |
1.782 |
85,76% |
2.078 |
16º |
NISSAN KICKS |
1.688 |
69,81% |
2.418 |
17º |
VW FOX |
1.637 |
92,17% |
1.776 |
18º |
CHEVROLET SPIN |
1.500 |
81,92% |
1.831 |
19º |
VW VIRTUS |
1.471 |
55,68% |
2.642 |
20º |
VW GOL |
1.464 |
33,07% |
4.427 |
21º |
JEEP RENEGADE |
1.353 |
28,57% |
4.735 |
22º |
RENAULT SANDERO |
1.300 |
64,84% |
2.005 |
23º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.259 |
88,98% |
1.415 |
24º |
HONDA CIVIC |
1.200 |
97,56% |
1.230 |
25º |
FIAT CRONOS |
1.111 |
83,10% |
1.337 |
26º |
HONDA FIT |
1.064 |
90,09% |
1.181 |
27º |
FORD KA SEDAN |
1.034 |
45,89% |
2.253 |
28º |
RENAULT DUSTER |
960 |
67,51% |
1.422 |
29º |
VW UP |
906 |
89,26% |
1.015 |
30º |
JEEP COMPASS |
895 |
18,70% |
4.786 |
31º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
818 |
90,49% |
904 |
32º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
752 |
71,69% |
1.049 |
33º |
VW TIGUAN |
684 |
78,08% |
876 |
34º |
CHEVROLET EQUINOX |
660 |
89,55% |
737 |
35º |
FIAT SIENA |
632 |
73,83% |
856 |
36º |
NISSAN VERSA |
577 |
84,73% |
681 |
37º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
572 |
76,57% |
747 |
38º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
571 |
100,00% |
571 |
39º |
HONDA WR-V |
559 |
94,91% |
589 |
40º |
TOYOTA SW4 |
472 |
78,15% |
604 |
41º |
BMW 320i |
441 |
92,65% |
476 |
42º |
VW JETTA |
439 |
66,11% |
664 |
43º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
383 |
98,97% |
387 |
44º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
377 |
67,68% |
557 |
45º |
BMW X1 |
360 |
87,80% |
410 |
46º |
CITROËN C4 CACTUS |
335 |
33,30% |
1.006 |
47º |
RENAULT CAPTUR |
279 |
20,10% |
1.388 |
48º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
277 |
60,88% |
455 |
49º |
HONDA CITY |
274 |
74,66% |
367 |
50º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
244 |
43,81% |
557 |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUL. 20 |
1º |
TOYOTA HILUX |
1.534 |
65,92% |
2.327 |
2º |
FIAT TORO |
1.460 |
34,29% |
4.258 |
3º |
FIAT STRADA |
958 |
14,59% |
6.564 |
4º |
CHEVROLET S10 |
856 |
54,59% |
1.568 |
5º |
FORD RANGER |
623 |
36,03% |
1.729 |
6º |
VW AMAROK |
599 |
74,04% |
809 |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
560 |
56,45% |
992 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
421 |
33,79% |
1.246 |
9º |
FIAT FIORINO |
398 |
29,39% |
1.354 |
10º |
VW EXPRESS |
385 |
87,90% |
438 |
11º |
HYUNDAI HR |
370 |
75,20% |
492 |
12º |
NISSAN FRONTIER |
328 |
53,59% |
612 |
13º |
KIA K2500 |
298 |
99,67% |
299 |
14º |
VW SAVEIRO |
252 |
8,91% |
2.828 |
15º |
RENAULT DUSTER OROCH |
173 |
37,28% |
464 |
16º |
IVECO DAILY 35-150 |
170 |
97,14% |
175 |
17º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
157 |
100,00% |
157 |
18º |
RENAULT MASTER |
136 |
32,46% |
419 |
19º |
IVECO DAILY 30S13 |
136 |
95,10% |
143 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
130 |
100,00% |
130 |
21º |
PEUGEOT EXPERT |
98 |
56,98% |
172 |
22º |
FIAT DUCATO |
64 |
14,99% |
427 |
23º |
CITROËN JUMPY |
39 |
41,05% |
95 |
24º |
IVECO DAILY 35S14 |
39 |
86,67% |
45 |
25º |
PEUGEOT PARTNER |
22 |
19,13% |
115 |
26º |
EFFA V21 |
22 |
100,00% |
22 |
27º |
JAC V260 |
20 |
100,00% |
20 |
28º |
PEUGEOT BOXER |
14 |
50,00% |
28 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
14 |
100,00% |
14 |
30º |
CITROËN JUMPER |
13 |
68,42% |
19 |
31º |
IVECO DAILY 30-130 |
13 |
86,67% |
15 |
32º |
EFFA V22 |
12 |
100,00% |
12 |
33º |
FOTON AUMARK 1039 |
11 |
100,00% |
11 |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
9 |
100,00% |
9 |
35º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
4 |
100,00% |
4 |
36º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
4 |
100,00% |
4 |
37º |
IVECO DAILY |
3 |
75,00% |
4 |
38º |
EFFA V25 |
2 |
100,00% |
2 |
39º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
MERCEDES-BENZ VITO |
2 |
100,00% |
2 |
41º |
RAM 2500 |
1 |
0,95% |
105 |
42º |
CITROËN BERLINGO |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
EFFA K02 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
GM C1404 |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
HAFEI START PICK-UP |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
LIFAN FOISON |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos