A reação do mercado brasileiro de veículos novos iniciada em junho continuou em julho. De acordo com a Fenabrave, foram emplacadas no mês passado 163.083 unidades, quase 33% a mais do que no último ranking. Na comparação com julho do ano passado, no entanto, a queda foi de quase 30%, que pelo cenário mundial não é um número devastador. O acumulado de 2020, de 926.337 unidades, é quase 38% menor do que em 2019.
Assim como em junho, quando interrompeu 55 meses seguidos de liderança da Chevrolet (28.046), a Volkswagen (31.481) se manteve no topo, com a menor retração do top 10 dos últimos 12 meses (-12,6%). A Fiat, com 24.802 unidades, ficou confortável na terceira posição, com a Hyundai (15.091) e a Renault (11.285) repetindo as mesmas colocações de junho.
Numa briga acirrada pelo sexto lugar, a Ford (10.408) novamente levou a melhor sobre a Toyota (10.092). Apenas marcas premium registraram crescimentos sobre 2019, com destaque especial para a BMW (1.381) e seu incremento de quase 60%.
POS. |
MARCA |
JUL 20 (A) |
PART. |
JUN 20 (B) |
% (A/B) |
JUL 19 (C) |
% (A/B) |
% (A/C) |
1º |
VW |
31.481 |
19,30% |
21.841 |
44,14% |
36.010 |
44,14% |
-12,58% |
2º |
CHEVROLET |
28.046 |
17,20% |
19.742 |
42,06% |
40.523 |
42,06% |
-30,79% |
3º |
FIAT |
24.802 |
15,21% |
16.645 |
49,01% |
32.459 |
49,01% |
-23,59% |
4º |
HYUNDAI |
15.091 |
9,25% |
11.435 |
31,97% |
19.249 |
31,97% |
-21,60% |
5º |
RENAULT |
11.285 |
6,92% |
9.808 |
15,06% |
18.653 |
15,06% |
-39,50% |
6º |
FORD |
10.408 |
6,38% |
7.746 |
34,37% |
18.498 |
34,37% |
-43,73% |
7º |
TOYOTA |
10.092 |
6,19% |
7.667 |
31,63% |
20.609 |
31,63% |
-51,03% |
8º |
JEEP |
9.569 |
5,87% |
7.371 |
29,82% |
12.006 |
29,82% |
-20,30% |
9º |
HONDA |
5.807 |
3,56% |
6.299 |
-7,81% |
10.975 |
-7,81% |
-47,09% |
10º |
NISSAN |
4.081 |
2,50% |
3.925 |
3,97% |
8.944 |
3,97% |
-54,37% |
11º |
MITSUBISHI |
1.954 |
1,20% |
1.158 |
68,74% |
2.130 |
68,74% |
-8,26% |
12º |
CAOA CHERY |
1.456 |
0,89% |
1.034 |
40,81% |
1.799 |
40,81% |
-19,07% |
13º |
BMW |
1.381 |
0,85% |
1.172 |
17,83% |
875 |
17,83% |
57,83% |
14º |
CITROËN |
1.299 |
0,80% |
1.188 |
9,34% |
2.344 |
9,34% |
-44,58% |
15º |
PEUGEOT |
1.165 |
0,71% |
804 |
44,90% |
2.046 |
44,90% |
-43,06% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
1.061 |
0,65% |
915 |
15,96% |
820 |
15,96% |
29,39% |
17º |
VOLVO |
691 |
0,42% |
593 |
16,53% |
634 |
16,53% |
8,99% |
18º |
LAND ROVER |
634 |
0,39% |
579 |
9,50% |
487 |
9,50% |
30,18% |
19º |
AUDI |
595 |
0,36% |
638 |
-6,74% |
678 |
-6,74% |
-12,24% |
20º |
KIA |
580 |
0,36% |
376 |
54,26% |
812 |
54,26% |
-28,57% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
163.083 |
100,00% |
122.765 |
32,84% |
232.203 |
32,84% |
-29,77% |
Agora com os números mais completos, trazemos o ranking dos 50 carros mais vendidos no Brasil em julho. O Volkswagen T-Cross foi o líder pela 1ª vez e fez o Onix perder quase cinco anos de domínio é o grande destaque. O novo Chevrolet Tracker em 4º, no entanto, mostra bom potencial para marca recuperar terreno enquanto a Ford vê o Ka fora do top 10. Entre os novatos, o Nivus já aparece na lista.
POS. |
MODELO |
JUL. 20 |
% TOTAL |
JUN. 20 |
% TOTAL |
% VAR. JUL/JUN |
POS. JUN. |
1º |
VW T-CROSS |
10.211 |
7,57% |
5.463 |
5,34% |
86,91% |
3º |
2º |
CHEVROLET ONIX |
9.716 |
7,20% |
6.234 |
6,09% |
55,85% |
1º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
7.852 |
5,82% |
5.792 |
5,66% |
35,57% |
2º |
4º |
CHEVROLET TRACKER |
6.070 |
4,50% |
4.075 |
3,98% |
48,96% |
5º |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.205 |
3,86% |
3.040 |
2,97% |
71,22% |
11º |
6º |
JEEP COMPASS |
4.786 |
3,55% |
3.234 |
3,16% |
47,99% |
10º |
7º |
FIAT ARGO |
4.756 |
3,52% |
3.003 |
2,93% |
58,37% |
12º |
8º |
JEEP RENEGADE |
4.735 |
3,51% |
4.092 |
4,00% |
15,71% |
4º |
9º |
VW GOL |
4.427 |
3,28% |
3.908 |
3,82% |
13,28% |
6º |
10º |
RENAULT KWID |
4.274 |
3,17% |
3.547 |
3,46% |
20,50% |
7º |
11º |
FORD KA |
4.259 |
3,16% |
3.404 |
3,32% |
25,12% |
8º |
12º |
HYUNDAI CRETA |
4.017 |
2,98% |
3.277 |
3,20% |
22,58% |
9º |
13º |
VW POLO |
3.610 |
2,68% |
2.955 |
2,89% |
22,17% |
13º |
14º |
FIAT MOBI |
3.487 |
2,58% |
2.631 |
2,57% |
32,54% |
14º |
15º |
TOYOTA COROLLA |
3.265 |
2,42% |
2.183 |
2,13% |
49,56% |
17º |
16º |
VW VIRTUS |
2.642 |
1,96% |
1.933 |
1,89% |
36,68% |
18º |
17º |
NISSAN KICKS |
2.418 |
1,79% |
2.335 |
2,28% |
3,55% |
16º |
18º |
HONDA HR-V |
2.377 |
1,76% |
2.478 |
2,42% |
-4,08% |
15º |
19º |
FORD KA SEDAN |
2.253 |
1,67% |
827 |
0,81% |
172,43% |
36º |
20º |
FORD ECOSPORT |
2.078 |
1,54% |
1.737 |
1,70% |
19,63% |
20º |
21º |
HYUNDAI HB20S |
2.031 |
1,51% |
1.597 |
1,56% |
27,18% |
21º |
22º |
RENAULT SANDERO |
2.005 |
1,49% |
1.362 |
1,33% |
47,21% |
25º |
23º |
CHEVROLET SPIN |
1.831 |
1,36% |
1.436 |
1,40% |
27,51% |
22º |
24º |
VW FOX |
1.776 |
1,32% |
957 |
0,93% |
85,58% |
34º |
25º |
VW VOYAGE |
1.673 |
1,24% |
1.198 |
1,17% |
39,65% |
28º |
26º |
FIAT UNO |
1.547 |
1,15% |
1.107 |
1,08% |
39,75% |
29º |
27º |
RENAULT DUSTER |
1.422 |
1,05% |
1.921 |
1,88% |
-25,98% |
19º |
28º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.415 |
1,05% |
1.242 |
1,21% |
13,93% |
26º |
29º |
RENAULT CAPTUR |
1.388 |
1,03% |
1.367 |
1,34% |
1,54% |
24º |
30º |
FIAT CRONOS |
1.337 |
0,99% |
1.096 |
1,07% |
21,99% |
31º |
31º |
RENAULT LOGAN |
1.310 |
0,97% |
1.043 |
1,02% |
25,60% |
33º |
32º |
HONDA CIVIC |
1.230 |
0,91% |
1.418 |
1,38% |
-13,26% |
23º |
33º |
HONDA FIT |
1.181 |
0,88% |
1.205 |
1,18% |
-1,99% |
27º |
34º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.049 |
0,78% |
806 |
0,79% |
30,15% |
37º |
35º |
VW UP |
1.015 |
0,75% |
789 |
0,77% |
28,64% |
38º |
36º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.006 |
0,75% |
947 |
0,92% |
6,23% |
35º |
37º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
904 |
0,67% |
1.062 |
1,04% |
-14,88% |
32º |
38º |
VW TIGUAN |
876 |
0,65% |
668 |
0,65% |
31,14% |
41º |
39º |
FIAT SIENA |
856 |
0,63% |
621 |
0,61% |
37,84% |
42º |
40º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
747 |
0,55% |
750 |
0,73% |
-0,40% |
39º |
41º |
CHEVROLET EQUINOX |
737 |
0,55% |
575 |
0,56% |
28,17% |
44º |
42º |
NISSAN VERSA |
681 |
0,50% |
596 |
0,58% |
14,26% |
43º |
43º |
VW JETTA |
664 |
0,49% |
1.102 |
1,08% |
-39,75% |
30º |
44º |
TOYOTA SW4 |
604 |
0,45% |
465 |
0,45% |
29,89% |
47º |
45º |
HONDA WR-V |
589 |
0,44% |
669 |
0,65% |
-11,96% |
40º |
46º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
571 |
0,42% |
431 |
0,42% |
32,48% |
49º |
47º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
557 |
0,41% |
452 |
0,44% |
23,23% |
48º |
48º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
557 |
0,41% |
396 |
0,39% |
40,66% |
50º |
49º |
PEUGEOT 2008 |
522 |
0,39% |
344 |
0,34% |
51,74% |
- |
50º |
VW NIVUS |
488 |
0,36% |
36 |
0,04% |
1255,56% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
134.944 |
100,00% |
102.394 |
100,00% |
31,79% |
|
Entre os utilitários e comerciais leves, a nova Strada mostra que seu reino será ampliado. Líder com sobras entre comerciais leves, vê a picape Toro na segundo posicão a Saveiro de volta ao pódio. Outro feito importante foi o da Ranger ao se manter novamente à frente da S10.
POS. |
MODELO |
JUL. 20 |
% TOTAL |
JUN. 20 |
% TOTAL |
% VAR. JUL/JUN |
POS. JUN. |
1º |
FIAT STRADA |
6.564 |
23,33% |
3.830 |
18,80% |
71,38% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
4.258 |
15,13% |
3.029 |
14,87% |
40,57% |
2º |
3º |
VW SAVEIRO |
2.828 |
10,05% |
1.613 |
7,92% |
75,33% |
5º |
4º |
TOYOTA HILUX |
2.327 |
8,27% |
1.712 |
8,40% |
35,92% |
4º |
5º |
FORD RANGER |
1.729 |
6,14% |
1.736 |
8,52% |
-0,40% |
3º |
6º |
CHEVROLET S10 |
1.568 |
5,57% |
1.443 |
7,08% |
8,66% |
6º |
7º |
FIAT FIORINO |
1.354 |
4,81% |
867 |
4,26% |
56,17% |
8º |
8º |
MITSUBISHI L200 |
1.246 |
4,43% |
606 |
2,97% |
105,61% |
11º |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
992 |
3,53% |
1.018 |
5,00% |
-2,55% |
7º |
10º |
VW AMAROK |
809 |
2,88% |
842 |
4,13% |
-3,92% |
9º |
11º |
NISSAN FRONTIER |
612 |
2,17% |
708 |
3,48% |
-13,56% |
10º |
12º |
HYUNDAI HR |
492 |
1,75% |
368 |
1,81% |
33,70% |
14º |
13º |
RENAULT DUSTER OROCH |
464 |
1,65% |
130 |
0,64% |
256,92% |
19º |
14º |
VW EXPRESS |
438 |
1,56% |
395 |
1,94% |
10,89% |
13º |
15º |
FIAT DUCATO |
427 |
1,52% |
340 |
1,67% |
25,59% |
15º |
16º |
RENAULT MASTER |
419 |
1,49% |
433 |
2,13% |
-3,23% |
12º |
17º |
KIA K2500 |
299 |
1,06% |
177 |
0,87% |
68,93% |
17º |
18º |
IVECO DAILY 35-150 |
175 |
0,62% |
116 |
0,57% |
50,86% |
20º |
19º |
PEUGEOT EXPERT |
172 |
0,61% |
143 |
0,70% |
20,28% |
18º |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
157 |
0,56% |
106 |
0,52% |
48,11% |
22º |
21º |
IVECO DAILY 30S13 |
143 |
0,51% |
88 |
0,43% |
62,50% |
23º |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
130 |
0,46% |
82 |
0,40% |
58,54% |
24º |
23º |
PEUGEOT PARTNER |
115 |
0,41% |
28 |
0,14% |
310,71% |
26º |
24º |
RAM 2500 |
105 |
0,37% |
229 |
1,12% |
-54,15% |
16º |
25º |
CITROËN JUMPY |
95 |
0,34% |
106 |
0,52% |
-10,38% |
21º |
26º |
IVECO DAILY 35S14 |
45 |
0,16% |
78 |
0,38% |
-42,31% |
25º |
27º |
PEUGEOT BOXER |
28 |
0,10% |
16 |
0,08% |
75,00% |
29º |
28º |
EFFA V21 |
22 |
0,08% |
21 |
0,10% |
4,76% |
28º |
29º |
JAC V260 |
20 |
0,07% |
10 |
0,05% |
100,00% |
33º |
30º |
CITROËN JUMPER |
19 |
0,07% |
22 |
0,11% |
-13,64% |
27º |
31º |
IVECO DAILY 30-130 |
15 |
0,05% |
5 |
0,02% |
200,00% |
36º |
32º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
14 |
0,05% |
14 |
0,07% |
0,00% |
30º |
33º |
EFFA V22 |
12 |
0,04% |
11 |
0,05% |
9,09% |
31º |
34º |
FOTON AUMARK 1039 |
11 |
0,04% |
10 |
0,05% |
10,00% |
32º |
35º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
9 |
0,03% |
7 |
0,03% |
28,57% |
35º |
36º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
4 |
0,01% |
1 |
0,00% |
300,00% |
45º |
37º |
IVECO DAILY |
4 |
0,01% |
8 |
0,04% |
-50,00% |
34º |
38º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
4 |
0,01% |
1 |
0,00% |
300,00% |
47º |
39º |
EFFA V25 |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
39º |
40º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
40º |
41º |
MERCEDES-BENZ VITO |
2 |
0,01% |
5 |
0,02% |
-60,00% |
37º |
42º |
CITROËN BERLINGO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
EFFA K02 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
GM C1404 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
HAFEI START PICK-UP |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
LIFAN FOISON |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
RENAULT KANGOO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
48º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL COMERCIAIS |
28.139 |
100,00% |
20.371 |
100,00% |
38,13% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro