Num mês em que absolutamente todos os modelos tiveram resultados piores do que há um ano, o Onix foi o grande destaque negativo. Com 6.237 emplacamentos em junho, o representante da Chevrolet na categoria mais importante do mercado brasileiro recuou quase 70% e nunca teve sua liderança tão ameaçada nos últimos anos.
Único a registrar queda inferior a 30% nas duas faixas de modelos compactos, o Hyundai HB20 (5.792) encurtou sua desvantagem para menos de 500 unidades. Quinto em abril, o VW Gol (3.908) completou o pódio com pouco mais de 500 unidades à frente do Ford Ka (3.403). Terceiro em maio, o Fiat Argo (3.003) completou o top 5 sob ameaça do VW Polo (2.955).
Da sétima posição em diante, nenhum modelo alcançou 1,5 mil unidades – melhor deles, o Renault Sandero fechou o mês com 1.362 unidades. O veterano Fiat Uno (1.107) fechou o top 10 logo atrás de uma disputa acirrada entre o Toyota Yaris (1.242) e o Honda Fit (1.205).
Fora do pelotão de cima, o VW Fox – que acaba de ganhar novos equipamentos de segurança – ficou abaixo dos 1 mil emplacamentos (957), mas sem ameaça direta do Toyota Etios Hatch (750). Modelo mais recente da lista, o Kia Rio (25) ficou atrás de um esquecido Citroën C3 (67) para repetir a lanterna de maio. Às vésperas do lançamento da nova geração, o Peugeot 208 (175) também foi superado pelo Nissan March (208).
Na faixa de entrada, a participação de mercado do líder Renault Kwid (3.547) caiu quase sete pontos percentuais nas últimas semanas. O Fiat Mobi, com 2.631 unidades, se manteve como adversário mais próximo, com o VW up! emplacando menos de 800 unidades (789).
Segmento em queda pelo 5º mês consecutivo, os hatches premium representaram menos de 600 unidades do total emplacado no país em junho. Único entre os quatro primeiros a ter resultado pior em 2020, o Chevrolet Cruze Sport6 (394), no entanto, manteve sua participação de mercado acima dos 60%.
Modelo mais próximo, o Mini Cooper (114) registrou um salto expressivo em relação às 29 unidades de maio. Mantendo-se em terceiro, o Mercedes Classe A ficou à frente do Audi A3 por apenas 5 unidades (29 x 24), com o BMW Série 1 (14) fechando o top 5.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/20 |
MAI/20 |
JUN/19 |
% JUN 20 |
% MAI 20 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
RENAULT KWID |
3547 |
1818 |
7882 |
50,90% |
57,84% |
95,10% |
-55,00% |
2º |
FIAT MOBI |
2631 |
992 |
4639 |
37,75% |
31,56% |
165,22% |
-43,29% |
3º |
VW UP! |
789 |
331 |
1245 |
11,32% |
10,53% |
138,37% |
-36,63% |
4º |
CHERY QQ |
1 |
2 |
137 |
0,01% |
0,06% |
-50,00% |
-99,27% |
5º |
FIAT 500 |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
|
|
6969 |
3143 |
13903 |
100,00% |
100,00% |
121,73% |
-49,87% |
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/20 |
MAI/20 |
JUN/19 |
% JUN 20 |
% MAI 20 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
6237 |
3296 |
19498 |
19,25% |
21,17% |
89,23% |
-68,01% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
5792 |
2218 |
8146 |
17,88% |
14,24% |
161,14% |
-28,90% |
3º |
VW GOL |
3908 |
1616 |
6656 |
12,06% |
10,38% |
141,83% |
-41,29% |
4º |
FORD KA |
3403 |
1719 |
8398 |
10,50% |
11,04% |
97,96% |
-59,48% |
5º |
FIAT ARGO |
3003 |
1768 |
7538 |
9,27% |
11,35% |
69,85% |
-60,16% |
6º |
VW POLO |
2955 |
1570 |
5427 |
9,12% |
10,08% |
88,22% |
-45,55% |
7º |
RENAULT SANDERO |
1362 |
788 |
3007 |
4,20% |
5,06% |
72,84% |
-54,71% |
8º |
TOYOTA YARIS |
1242 |
526 |
2877 |
3,83% |
3,38% |
136,12% |
-56,83% |
9º |
HONDA FIT |
1205 |
362 |
1753 |
3,72% |
2,32% |
232,87% |
-31,26% |
10º |
FIAT UNO |
1107 |
630 |
1800 |
3,42% |
4,05% |
75,71% |
-38,50% |
11º |
VW FOX |
957 |
506 |
2645 |
2,95% |
3,25% |
89,13% |
-63,82% |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
750 |
379 |
1436 |
2,32% |
2,43% |
97,89% |
-47,77% |
13º |
NISSAN MARCH |
208 |
91 |
565 |
0,64% |
0,58% |
128,57% |
-63,19% |
14º |
PEUGEOT 208 |
175 |
68 |
571 |
0,54% |
0,44% |
157,35% |
-69,35% |
15º |
CITROËN C3 |
67 |
29 |
232 |
0,21% |
0,19% |
131,03% |
-71,12% |
16º |
KIA RIO |
25 |
6 |
0 |
0,08% |
0,04% |
316,67% |
- |
|
|
32396 |
15572 |
70549 |
100,00% |
100,00% |
108,04% |
-54,08% |
Hatches Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/20 |
MAI/20 |
JUN/19 |
% JUN 20 |
% MAI 20 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
394 |
166 |
455 |
67,93% |
73,78% |
137,35% |
-13,41% |
2º |
MINI COOPER/CLUBMAN/JCW |
114 |
29 |
94 |
19,66% |
12,89% |
293,10% |
21,28% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
29 |
10 |
8 |
5,00% |
4,44% |
190,00% |
262,50% |
4º |
AUDI A3 |
24 |
9 |
19 |
4,14% |
4,00% |
166,67% |
26,32% |
5º |
BMW SÉRIE 1 |
14 |
7 |
28 |
2,41% |
3,11% |
100,00% |
-50,00% |
6º |
FORD FOCUS |
3 |
0 |
33 |
0,52% |
0,00% |
- |
-90,91% |
7º |
VW FUSCA |
1 |
2 |
2 |
0,17% |
0,89% |
-50,00% |
-50,00% |
8º |
VW GOLF |
1 |
2 |
55 |
0,17% |
0,89% |
-50,00% |
-98,18% |
|
|
580 |
225 |
694 |
100,00% |
100,00% |
157,78% |
-16,43% |
Na faixa de entrada, onde todos os modelos tiveram resultados piores do que há um ano, o Renault Kwid (23.648) fechou o 1º semestre de 2020 à frente. A vantagem sobre o Fiat Mobi (17.077), no entanto, caiu de mais de 14 mil unidades para pouco mais de 6,5 mil. Terceiro, o VW up! (4.034) emplacou menos de 700 unidades mensais no período.
Entre os modelos intermediários, o líder Chevrolet Onix (60.274) viu sumirem mais de 56 mil compradores. Quem se beneficiou deste cenário foi o HB20 (32.846): além de reduzir sua desvantagem de mais de 53 mil unidades para menos de 28 mil, o Hyundai ampliou a diferença sobre o Ford Ka (29.584), este último vendo cair para menos de 5 mil unidades a sua vantagem sobre o VW Gol (24.827).
O Fiat Argo (22.729) completou o top 5 com folga menor do que a registrada há um ano sobre o VW Polo (20.474). Primeiro abaixo dos 20 mil emplacamentos, o Renault Sandero (13.197) manteve vantagem similar sobre o Toyota Yaris (9.008), que mais uma vez venceu a disputa contra o Honda Fit (6.290) – entre ambos, o VW Fox (8.321). Primeiro fora do top 10, o Fiat Uno teve 5.561 unidades.
Ainda sem previsão concreta de chegada de sucessor, o Nissan March ficou abaixo das 2 mil unidades (1.961). O ano não encerrou sua primeira parte de maneira fácil para os representantes franceses: somados, Peugeot 208 (917) e Citroën C3 (498) não chegaram a 1,5 mil unidades, menos de 1/3 do total emplacado pelo Toyota Etios Hatch (4.815), em 12º.
Já entre os modelos premium, o Chevrolet Cruze Sport6 (1.886), embora em queda de pouco mais de 30% - bem menor, no entanto, do que a média do segmento (-51,4%) – ultrapassou os 70% de participação de mercado ajudado pela aposentadoria do Ford Focus (9) e pelo VW Golf (22), este representado apenas pela versão GTE.
Modelo mais próximo do GM, o Mini Cooper (430) emplacou menos de ¼ de seu total. Com boa folga sobre um BMW Série 1 (89) em alta superior a 56% e sobre o Audi A3 (86), o Mercedes Classe A (127) completou o pódio. Mesmo sem constar no portfólio oficial da VW, o Fusca (19) teve mais unidades registradas do que em 2019.
Hatches Compactos I |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2020 |
% 2020 |
1º SEM. 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
1º |
RENAULT KWID |
23648 |
52,81% |
40519 |
54,61% |
-41,64% |
2º |
FIAT MOBI |
17077 |
38,13% |
26375 |
35,54% |
-35,25% |
3º |
VW UP! |
4034 |
9,01% |
6194 |
8,35% |
-34,87% |
4º |
CHERY QQ |
21 |
0,05% |
1114 |
1,50% |
-98,11% |
5º |
FIAT 500 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
|
|
44781 |
100,00% |
74202 |
100,00% |
-39,65% |
Hatches Compactos II |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2020 |
% 2020 |
1º SEM. 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
60274 |
24,96% |
116901 |
27,16% |
-48,44% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
32846 |
13,60% |
52994 |
12,31% |
-38,02% |
3º |
FORD KA |
29584 |
12,25% |
50647 |
11,77% |
-41,59% |
4º |
VW GOL |
24827 |
10,28% |
38303 |
8,90% |
-35,18% |
5º |
FIAT ARGO |
22729 |
9,41% |
36210 |
8,41% |
-37,23% |
6º |
VW POLO |
20474 |
8,48% |
32022 |
7,44% |
-36,06% |
7º |
RENAULT SANDERO |
13197 |
5,47% |
22366 |
5,20% |
-41,00% |
8º |
TOYOTA YARIS |
9008 |
3,73% |
18046 |
4,19% |
-50,08% |
9º |
VW FOX |
8321 |
3,45% |
20805 |
4,83% |
-60,00% |
10º |
HONDA FIT |
6290 |
2,61% |
13193 |
3,07% |
-52,32% |
11º |
FIAT UNO |
5561 |
2,30% |
9572 |
2,22% |
-41,90% |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
4815 |
1,99% |
8959 |
2,08% |
-46,26% |
13º |
NISSAN MARCH |
1940 |
0,80% |
2747 |
0,64% |
-29,38% |
14º |
PEUGEOT 208 |
917 |
0,38% |
3148 |
0,73% |
-70,87% |
15º |
CITROËN C3 |
498 |
0,21% |
1943 |
0,45% |
-74,37% |
16º |
KIA RIO |
151 |
0,06% |
0 |
0,00% |
- |
17º |
FORD FIESTA |
13 |
0,01% |
2455 |
0,57% |
-99,47% |
18º |
FIAT PALIO |
2 |
0,00% |
25 |
0,01% |
-92,00% |
19º |
FIAT PUNTO |
1 |
0,00% |
6 |
0,00% |
-83,33% |
20º |
JAC J3 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
|
|
241449 |
100,00% |
430342 |
100,00% |
-43,89% |
Hatches Premium |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2020 |
% 2020 |
1º SEM. 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
1886 |
70,53% |
2716 |
49,42% |
-30,56% |
2º |
MINI COOPER/CLUBMAN/JCW |
430 |
16,08% |
516 |
9,39% |
-16,67% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
127 |
4,75% |
336 |
6,11% |
-62,20% |
4º |
BMW SÉRIE 1 |
89 |
3,33% |
57 |
1,04% |
56,14% |
5º |
AUDI A3 |
86 |
3,22% |
126 |
2,29% |
-31,75% |
6º |
VW GOLF |
22 |
0,82% |
979 |
17,81% |
-97,75% |
7º |
VW FUSCA |
19 |
0,71% |
12 |
0,22% |
58,33% |
8º |
FORD FOCUS |
9 |
0,34% |
459 |
8,35% |
-98,04% |
9º |
VOLVO V40 |
5 |
0,19% |
241 |
4,39% |
-97,93% |
10º |
PEUGEOT 308 |
1 |
0,04% |
54 |
0,98% |
-98,15% |
|
|
2674 |
100,00% |
5496 |
100,00% |
-51,35% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela