As vendas no varejo voltaram a crescer em junho. Após dois meses seguidos atrás das vendas diretas na composição global do mercado brasileiro, mais de 60% dos 122.772 automóveis e comerciais leves foram emplacados através da modalidade, contra menos de 43% em maio.
A Chevrolet, com 21,28% de participação, manteve boa vantagem sobre a Volkswagen (13,80%). Hyundai (10,94%), Fiat (9,62%) e Toyota (7,85%) repetiram as mesmas colocações do mês anterior. Sexta em maio, a Renault (6,80%) caiu para o oitavo lugar.
Chevrolet Onix (5.464) e Hyundai HB20 (4.657) foram os automóveis preferidos, nesta ordem, pelo 9º mês consecutivo. Em disputa acirradíssima pelo último lugar no pódio, o Fiat Argo (2.734) venceu o Ford Ka (2.661) e o VW Polo (2.652). Sexto, o Chevrolet Tracker (2.618) foi o SUV líder pelo 3º mês seguido. Atrás do Renault Kwid (2.457), o Chevrolet Onix Plus (2.396) se manteve como o sedã mais emplacado.
Preferido nas vendas diretas, o VW T-Cross (1.550) foi o 12º, com menos de 30% de seus registros. Assim como em maio, o novo Renault Duster (540) não repetiu o desempenho de abril e novamente ficou atrás de rivais como Hyundai Creta (1.494), Ford Ecosport (1.352), Nissan Kicks (1.219) e Jeep Renegade (1.158). Destaque para a disputa apertadíssima entre VW Tiguan (553) e Chevrolet Equinox (551) e para dois BMW no top 50: 320i (449) em 38º e X1 (231) em 48º.
Entre os comerciais leves, a Chevrolet S10 (1.253) foi a preferida pelo 2º mês consecutivo, seguida bem de perto pela Toyota Hilux (1.203), com a Fiat Toro (1.070) completando o pódio. Líder no ranking geral, a Fiat Strada (100), 17ª, teve menos de 3% de seus emplacamentos na modalidade.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN. 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
5.464 |
87,65% |
6.234 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
4.657 |
80,40% |
5.792 |
3º |
FIAT ARGO |
2.734 |
91,04% |
3.003 |
4º |
FORD KA |
2.661 |
78,17% |
3.404 |
5º |
VW POLO |
2.652 |
89,75% |
2.955 |
6º |
CHEVROLET TRACKER |
2.618 |
64,25% |
4.075 |
7º |
RENAULT KWID |
2.457 |
69,27% |
3.547 |
8º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.396 |
78,82% |
3.040 |
9º |
HONDA HR-V |
2.270 |
91,61% |
2.478 |
10º |
TOYOTA COROLLA |
1.891 |
86,62% |
2.183 |
11º |
FIAT MOBI |
1.671 |
63,51% |
2.631 |
12º |
VW T-CROSS |
1.550 |
28,37% |
5.463 |
13º |
HYUNDAI CRETA |
1.494 |
45,59% |
3.277 |
14º |
HYUNDAI HB20S |
1.417 |
88,73% |
1.597 |
15º |
FORD ECOSPORT |
1.352 |
77,84% |
1.737 |
16º |
HONDA CIVIC |
1.329 |
93,72% |
1.418 |
17º |
NISSAN KICKS |
1.219 |
52,21% |
2.335 |
18º |
CHEVROLET SPIN |
1.162 |
80,92% |
1.436 |
19º |
JEEP RENEGADE |
1.158 |
28,30% |
4.092 |
20º |
RENAULT DUSTER |
1.148 |
59,76% |
1.921 |
21º |
VW GOL |
1.137 |
29,09% |
3.908 |
22º |
VW VIRTUS |
1.077 |
55,72% |
1.933 |
23º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.052 |
84,70% |
1.242 |
24º |
VW FOX |
936 |
97,81% |
957 |
25º |
RENAULT SANDERO |
924 |
67,84% |
1.362 |
26º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
923 |
86,91% |
1.062 |
27º |
HONDA FIT |
891 |
73,94% |
1.205 |
28º |
VW UP |
724 |
91,76% |
789 |
29º |
FIAT CRONOS |
714 |
65,15% |
1.096 |
30º |
FORD KA SEDAN |
634 |
76,66% |
827 |
31º |
JEEP COMPASS |
626 |
19,36% |
3.234 |
32º |
HONDA WR-V |
607 |
90,73% |
669 |
33º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
557 |
69,11% |
806 |
34º |
VW TIGUAN |
553 |
82,78% |
668 |
35º |
CHEVROLET EQUINOX |
551 |
95,83% |
575 |
36º |
NISSAN VERSA |
501 |
84,06% |
596 |
37º |
VW JETTA |
453 |
41,11% |
1.102 |
38º |
BMW 320i |
449 |
88,56% |
507 |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
431 |
100,00% |
431 |
40º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
428 |
57,07% |
750 |
41º |
FIAT SIENA |
403 |
64,90% |
621 |
42º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
368 |
93,40% |
394 |
43º |
TOYOTA SW4 |
339 |
72,90% |
465 |
44º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
305 |
77,02% |
396 |
45º |
CITROËN C4 CACTUS |
294 |
31,05% |
947 |
46º |
HONDA CITY |
271 |
57,05% |
475 |
47º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
249 |
55,09% |
452 |
48º |
BMW X1 |
231 |
82,21% |
281 |
49º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
217 |
96,88% |
224 |
50º |
LAND ROVER DISCOVERY |
203 |
82,19% |
247 |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN. 20 |
1º |
CHEVROLET S10 |
1.253 |
86,83% |
1.443 |
2º |
TOYOTA HILUX |
1.203 |
70,27% |
1.712 |
3º |
FIAT TORO |
1.070 |
35,33% |
3.029 |
4º |
FORD RANGER |
639 |
36,81% |
1.736 |
5º |
CHEVROLET MONTANA |
606 |
59,53% |
1.018 |
6º |
VW AMAROK |
520 |
61,76% |
842 |
7º |
NISSAN FRONTIER |
326 |
46,05% |
708 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
288 |
47,52% |
606 |
9º |
VW EXPRESS |
281 |
71,14% |
395 |
10º |
FIAT FIORINO |
270 |
31,14% |
867 |
11º |
HYUNDAI HR |
251 |
68,21% |
368 |
12º |
VW SAVEIRO |
178 |
11,04% |
1.613 |
13º |
KIA K2500 |
177 |
100,00% |
177 |
14º |
RENAULT MASTER |
144 |
33,26% |
433 |
15º |
IVECO DAILY 35-150 |
116 |
100,00% |
116 |
16º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
105 |
99,06% |
106 |
17º |
FIAT STRADA |
100 |
2,61% |
3.830 |
18º |
IVECO DAILY 30S13 |
88 |
100,00% |
88 |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
82 |
100,00% |
82 |
20º |
PEUGEOT EXPERT |
75 |
52,45% |
143 |
21º |
IVECO DAILY 35S14 |
57 |
73,08% |
78 |
22º |
RENAULT DUSTER OROCH |
49 |
37,69% |
130 |
23º |
CITROËN JUMPY |
43 |
40,57% |
106 |
24º |
FIAT DUCATO |
29 |
8,53% |
340 |
25º |
EFFA V21 |
21 |
100,00% |
21 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
14 |
100,00% |
14 |
27º |
PEUGEOT PARTNER |
12 |
42,86% |
28 |
28º |
EFFA V22 |
11 |
100,00% |
11 |
29º |
FOTON AUMARK 1039 |
10 |
100,00% |
10 |
30º |
JAC V260 |
10 |
100,00% |
10 |
31º |
CITROËN JUMPER |
9 |
40,91% |
22 |
32º |
IVECO DAILY |
7 |
87,50% |
8 |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
7 |
100,00% |
7 |
34º |
IVECO DAILY 30-130 |
5 |
100,00% |
5 |
35º |
MERCEDES-BENZ VITO |
5 |
100,00% |
5 |
36º |
BYD T3 |
4 |
100,00% |
4 |
37º |
EFFA V25 |
3 |
100,00% |
3 |
38º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
3 |
100,00% |
3 |
39º |
CHEVROLET C10 |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
CHEVROLET EXPRESS |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
EFFA K01 |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
FORD F75 |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
6,25% |
16 |
47º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
VW KOMBI |
1 |
100,00% |
1 |
Entre janeiro e junho, o varejo representou 56,67% dos 762.380 automóveis e comerciais leves emplacados no país – no mesmo período de 2019, o percentual havia sido de 54,94%. Com exatos seis pontos percentuais a mais do que a VW (14,33%), a Chevrolet (20,33%) foi mais uma vez a líder entre as montadoras. Terceira no ano passado, a Toyota (10,09%) foi superada pela Hyundai (10,30%). A Fiat, com 9,75%, completou o top 5.
Repetindo as mesmas posições de um ano atrás, Chevrolet Onix (42.492) e Hyundai HB20 (24.767) foram os automóveis preferidos. Estreante em 2020, o Chevrolet Onix Plus (19.027) completou o pódio como líder entre os sedãs, com o Ford Ka (17.327) se mantendo em quarto. Terceiro em 2019, o Renault Kwid (16.821) caiu duas posições.
Atrás do Fiat Argo (16.543) e do VW Polo (16.522), o Toyota Corolla (14.125) de nova geração garantiu lugar no top 10. Único no pelotão de cima mais uma vez, o Honda HR-V (11.685) teve quase 90% de seus registros na modalidade – rival mais próximo, o Hyundai Creta (9.536), 11º, não chegou a 60%.
Com 3.142 unidades, o Chevrolet Cruze Sedan ficou à frente do Fiat Grand Siena (2.738), situação que também se repetiu entre o VW Tiguan (2.698) em vantagem sobre o Toyota SW4 (2.497), algo incomum. Único do top 50 com todos os seus emplacamentos no varejo, o Caoa Chery Tiggo 2 (1.896) foi o 42º. Em 47º, o BMW 320i (1.492) foi o único representante de marcas premium na lista.
Embora com redução de sua participação na modalidade (de quase 70% para menos de 62%), a Toyota Hilux (8.831) manteve boa vantagem na liderança entre os comerciais leves. Vice-líder em 2019, a Fiat Toro (4.924) foi superada pela Chevrolet S10 (5.552). Quinta no ano passado, a Ford Ranger (3.369) desta vez bateu a VW Amarok (2.881).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
1º SEM. 2020 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
42.492 |
70,51% |
60.267 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
24.767 |
75,41% |
32.843 |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
19.027 |
60,49% |
31.456 |
4º |
FORD KA |
17.327 |
58,57% |
29.583 |
5º |
RENAULT KWID |
16.821 |
71,13% |
23.648 |
6º |
FIAT ARGO |
16.543 |
72,79% |
22.727 |
7º |
VW POLO |
16.522 |
80,71% |
20.470 |
8º |
TOYOTA COROLLA |
14.125 |
83,21% |
16.975 |
9º |
HONDA HR-V |
11.685 |
89,53% |
13.051 |
10º |
FIAT MOBI |
10.252 |
60,03% |
17.077 |
11º |
HYUNDAI CRETA |
9.536 |
57,12% |
16.695 |
12º |
VW GOL |
8.902 |
35,86% |
24.827 |
13º |
VW T-CROSS |
8.387 |
40,72% |
20.595 |
14º |
CHEVROLET TRACKER |
7.985 |
71,07% |
11.235 |
15º |
TOYOTA YARIS HATCH |
7.895 |
87,64% |
9.008 |
16º |
VW FOX/CROSS FOX |
7.684 |
92,34% |
8.321 |
17º |
HYUNDAI HB20S |
6.992 |
72,62% |
9.628 |
18º |
VW VIRTUS |
6.962 |
56,65% |
12.290 |
19º |
JEEP RENEGADE |
6.943 |
33,52% |
20.710 |
20º |
HONDA CIVIC |
6.877 |
93,01% |
7.394 |
21º |
NISSAN KICKS |
6.746 |
41,49% |
16.261 |
22º |
FORD ECOSPORT |
6.431 |
64,99% |
9.895 |
23º |
RENAULT SANDERO |
6.176 |
46,80% |
13.196 |
24º |
FIAT CRONOS |
4.719 |
63,25% |
7.461 |
25º |
HONDA FIT |
4.689 |
74,55% |
6.290 |
26º |
JEEP COMPASS |
4.108 |
23,29% |
17.637 |
27º |
NISSAN VERSA |
4.010 |
62,53% |
6.413 |
28º |
FORD KA SEDAN |
3.847 |
32,03% |
12.010 |
29º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
3.820 |
64,37% |
5.934 |
30º |
RENAULT DUSTER |
3.781 |
55,29% |
6.839 |
31º |
CHEVROLET SPIN |
3.682 |
54,54% |
6.751 |
32º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
3.647 |
75,74% |
4.815 |
33º |
HONDA WR-V |
3.511 |
87,58% |
4.009 |
34º |
VW UP |
3.351 |
83,07% |
4.034 |
35º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
3.142 |
56,29% |
5.582 |
36º |
FIAT SIENA |
2.738 |
59,46% |
4.605 |
37º |
VW TIGUAN |
2.698 |
76,80% |
3.513 |
38º |
TOYOTA HILUX SW4 |
2.497 |
70,58% |
3.538 |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
2.340 |
59,12% |
3.958 |
40º |
CITROËN C4 CACTUS |
2.120 |
42,80% |
4.953 |
41º |
HONDA CITY |
2.082 |
64,22% |
3.242 |
42º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
1.896 |
100,00% |
1.896 |
43º |
CHEVROLET EQUINOX |
1.725 |
91,46% |
1.886 |
44º |
VW JETTA |
1.679 |
53,76% |
3.123 |
45º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
1.653 |
87,65% |
1.886 |
46º |
TOYOTA RAV4 |
1.542 |
96,07% |
1.605 |
47º |
BMW 320 |
1.492 |
87,76% |
1.700 |
48º |
NISSAN MARCH |
1.478 |
76,19% |
1.940 |
49º |
RENAULT CAPTUR |
1.312 |
25,75% |
5.095 |
50º |
RENAULT LOGAN |
1.277 |
20,56% |
6.210 |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
1º SEM. 2020 |
1º |
TOYOTA HILUX |
8.831 |
61,65% |
14.324 |
2º |
CHEVROLET S10 |
5.552 |
57,98% |
9.575 |
3º |
FIAT TORO |
4.924 |
24,90% |
19.773 |
4º |
FORD RANGER |
3.369 |
38,64% |
8.718 |
5º |
VW AMAROK |
2.881 |
46,36% |
6.215 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
1.931 |
53,31% |
3.622 |
7º |
HYUNDAI HR |
1.557 |
80,05% |
1.945 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
1.417 |
39,64% |
3.575 |
9º |
FIAT FIORINO |
1.404 |
26,71% |
5.256 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.257 |
57,45% |
2.188 |
11º |
RENAULT MASTER |
1.225 |
44,53% |
2.751 |
12º |
VW SAVEIRO |
1.088 |
8,71% |
12.488 |
13º |
CHEVROLET MONTANA |
1.052 |
31,72% |
3.316 |
14º |
VW EXPRESS |
1.007 |
77,76% |
1.295 |
15º |
KIA K2500 |
948 |
99,79% |
950 |
16º |
FIAT STRADA |
713 |
3,12% |
22.849 |
17º |
IVECO DAILY 3514 |
364 |
67,66% |
538 |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
346 |
98,86% |
350 |
19º |
IVECO DAILY 30S13 |
328 |
87,47% |
375 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
277 |
99,64% |
278 |
21º |
PEUGEOT EXPERT |
223 |
29,07% |
767 |
22º |
FIAT DUCATO |
204 |
9,90% |
2.061 |
23º |
IVECO DAILY 35-150 |
177 |
100,00% |
177 |
24º |
PEUGEOT PARTNER |
135 |
35,62% |
379 |
25º |
CITROËN JUMPY |
115 |
15,67% |
734 |
26º |
EFFA V21 |
76 |
100,00% |
76 |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
69 |
100,00% |
69 |
28º |
CITROËN JUMPER |
57 |
35,40% |
161 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
57 |
98,28% |
58 |
30º |
FOTON AUMARK 1039 |
50 |
100,00% |
50 |
31º |
JAC V260 |
46 |
100,00% |
46 |
32º |
EFFA V22 |
39 |
100,00% |
39 |
33º |
RAM 2500 |
27 |
3,37% |
802 |
34º |
IVECO DAILY |
21 |
48,84% |
43 |
35º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
17 |
100,00% |
17 |
36º |
EFFA K01 |
16 |
100,00% |
16 |
37º |
PEUGEOT BOXER |
13 |
7,39% |
176 |
38º |
MERCEDES-BENZ VITO |
12 |
100,00% |
12 |
39º |
IVECO DAILY 30-130 |
8 |
100,00% |
8 |
40º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
7 |
100,00% |
7 |
41º |
CITROËN BERLINGO |
5 |
45,45% |
11 |
42º |
BYD T3 |
4 |
100,00% |
4 |
43º |
CHEVROLET EXPRESS |
4 |
100,00% |
4 |
44º |
EFFA V25 |
4 |
100,00% |
4 |
45º |
IVECO DAILY 5516 |
4 |
100,00% |
4 |
46º |
VW KOMBI |
4 |
100,00% |
4 |
47º |
CHEVROLET |
3 |
100,00% |
3 |
48º |
CHEVROLET C10 |
3 |
100,00% |
3 |
49º |
FORD F75 |
3 |
100,00% |
3 |
50º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
3 |
100,00% |
3 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos