O mercado brasileiro de veículos novos encerrou junho em alta... em relação a maio. Foram emplacadas 122.435 unidades, 116,2% a mais do que no mês anterior. Na comparação com o mesmo período de 2019, no entanto, os impactos da pandemia da Covid-19 derrubaram os números em quase 43%.
O grande destaque do mês foi a Volkswagen. Com 21.841 unidades, a marca alemã interrompeu 55 meses consecutivos de liderança da Chevrolet (19.742). A Fiat (16.645), vice-líder em abril e maio, completou o pódio com boa vantagem sobre a Hyundai (11.435), que subiu uma posição - havia sido quinta no ranking anterior. A Renault, com 9.808 unidades, completou o top 5.
Quarta em maio, a Toyota (7.667) também foi superada pela Ford (7.746). Num cenário de queda generalizada, apenas algumas marcas premium tiveram resultados superiores aos do ano passado, com a Land Rover (579), 19ª colocada, registrando a maior alta – a líder foi a BMW (1.172), que por muito pouco não ultrapassou a Citroën (1.188) na briga pelo 11º lugar.
POS. |
MARCA |
JUN 20 (A) |
PART. |
MAI 20 (B) |
% (A / B) |
JUN 19 (C) |
% (A / C) |
1º |
VW |
21.841 |
17,84% |
8.771 |
149,01% |
32.769 |
-33,35% |
2º |
CHEVROLET |
19.742 |
16,12% |
9.968 |
98,05% |
36.510 |
-45,93% |
3º |
FIAT |
16.645 |
13,59% |
8.773 |
89,73% |
30.940 |
-46,20% |
4º |
HYUNDAI |
11.435 |
9,34% |
4.523 |
152,82% |
16.642 |
-31,29% |
5º |
RENAULT |
9.808 |
8,01% |
4.513 |
117,33% |
21.384 |
-54,13% |
6º |
FORD |
7.746 |
6,33% |
4.420 |
75,25% |
17.221 |
-55,02% |
7º |
TOYOTA |
7.667 |
6,26% |
4.645 |
65,06% |
16.612 |
-53,85% |
8º |
JEEP |
7.371 |
6,02% |
2.577 |
186,03% |
17.221 |
-57,20% |
9º |
HONDA |
6.299 |
5,14% |
2.433 |
158,90% |
10.012 |
-37,09% |
10º |
NISSAN |
3.925 |
3,21% |
1.612 |
143,49% |
7.580 |
-48,22% |
11º |
CITROËN |
1.188 |
0,97% |
538 |
120,82% |
1.806 |
-34,22% |
12º |
BMW |
1.172 |
0,96% |
535 |
119,07% |
1.117 |
4,92% |
13º |
MITSUBISHI |
1.158 |
0,95% |
870 |
33,10% |
1.933 |
-40,09% |
14º |
CAOA CHERY |
1.034 |
0,84% |
396 |
161,11% |
1.608 |
-35,70% |
15º |
MERCEDES-BENZ |
915 |
0,75% |
294 |
211,22% |
847 |
8,03% |
16º |
PEUGEOT |
804 |
0,66% |
321 |
150,47% |
1.704 |
-52,82% |
17º |
AUDI |
638 |
0,52% |
256 |
149,22% |
586 |
8,87% |
18º |
VOLVO |
593 |
0,48% |
221 |
168,33% |
624 |
-4,97% |
19º |
LAND ROVER |
579 |
0,47% |
172 |
236,63% |
404 |
43,32% |
20º |
KIA |
376 |
0,31% |
166 |
126,51% |
598 |
-37,12% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
122.435 |
100,00% |
56.639 |
116,17% |
213.438 |
-42,64% |
Fonte: Renavam
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira