Toyota conquista título de montadora mais valiosa do mundo mais uma vez
Japonesa ficou em 1º lugar entre marcas automotivas, seguida por Mercedes-Benz e BMW
Levantamento realizado recentemente pela empresa de consultoria de mercado Kantar colocou a Toyota como empresa mais valiosa do mundo no setor de automóveis. De acordo com o estudo BrandZ Top 100 Most Valuable Brands 2020, o valor da companhia chegou a cair 3% na comparação com o ano anterior, mas ainda assim a gigante japonesa conseguiu manter a liderança. No ranking geral, que contabiliza empresas de outras áreas, a marca ficou em 48º.
Um degrau abaixo, a Mercedes-Benz foi eleita a segunda marca mais valiosa da indústria de carros, ocupando a 56ª posição no ranking geral. Na sequência, a BMW completa o pódio entre as automotivas e aparece na 61ª posição na lista completa. Ambas perderam 9 e 12%, respectivamente. Já marcas como Ford, Honda e Nissan recuaram 10%, 15% e 18%, respectivamente.
Galeria: Nova Toyota Hilux 2021
"Desde 2008, o setor automobilístico caiu em valor e nunca mais se recuperou", disse o diretor de estratégia da BrandZ Global, Graham Staplehurst, à Automotive News. "É muito diferente de outros setores. Por exemplo, o setor de luxo sofreu um impacto, mas depois se levantou", completou.
Das 10 marcas automotivas incluídas no estudo, a Tesla foi a única a subir de valor - cerca de 22%, para um total US $ 11,50 bilhões. No entanto, a alta não foi suficiente colocar a fabricante de veículos elétricos no território das 100+. Especialistas da Kantar acreditam que empresas com foco claro em tecnologias elétricas têm a maior chance de recuperação.
Fora do setor automotivo, a marca mais valorizada em 2020 foi a Amazon, que manteve a mesma posição de 2019 depois de aumentar seu valor em 32%, para US $ 415,8 bilhões. A Apple ficou em segundo lugar, seguida pela Microsoft e pelo Google.
O levantamento Kantar, especificamente, calcula o valor da marca com base em uma fórmula que inclui aspectos relacionados ao desempenho financeiro de produtos ou serviços, performance nas decisões de compra e força competitiva da empresa para criar lealdade e gerar lucro. Na prática, a metodologia difere daquela adotada por outras consultorias, que levam em conta apenas valores do mercado de ações, por exemplo.
Montadoras mais valiosas - BrandZ Cars Top 10
- Toyota – US$ 28,388 bilhões (-3%)
- Mercedes-Benz – US$ 21,349 bilhões (-9%)
- BMW – US$ 20,517 bilhões (-12%)
- Tesla – US$ 11,50 bilhões (+22%)
- Ford – US$ 10,067 bilhões (-10%)
- Honda – US$ 9,974 bilhões (-15%)
- Nissan – US$ 8,658 bilhões (-18%)
- Audi – US$ 7,334 bilhões (-14%)
- Volkswagen – US$ 6,462 bilhões (-4%)
- Porsche – US$ 5,606 bilhões (-4%)
Fonte: BrandZ Top 100 via Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina