O número de emplacamentos de hatches compactos recuou 80,2% em maio, ante a queda de 75,8% do mercado como um todo, por conta da pandemia. Todos os modelos, sem exceção, registraram números inferiores ao do mesmo período do ano passado. E um dos mais afetados foi justamente o líder Onix.
Nº 1 na categoria mais importante do país, o representante da Chevrolet emplacou menos de 4 mil unidades pelo 2º mês seguido (3.296). Mais do que isso, teve a maior retração dentre os 13 primeiros colocados – na lista completa, o resultado só não foi pior do que o registrado pelos representantes da PSA, Peugeot 208 (-86,9%) e Citroën C3 (-90,9%).
Com isso, o Hyundai HB20 (2.218) manteve o Onix em seu campo de visão. Terceiro em abril, o Ford Ka (1.719) desta vez perdeu o lugar para o Fiat Argo (1.768). Numa disputa interna da VW pela quinta posição, o Gol (1.616) levou a melhor – por pouco – sobre o Polo (1.570).
Daí em diante, nenhum modelo conseguiu chegar às 800 unidades. Os melhores posicionados foram Renault Sandero (788) e o veterano Fiat Uno (630), que mais do que dobrou os números de abril. Fechando as últimas posições do top 10, o Toyota Yaris venceu o Fox por apenas 20 unidades (526 x 506).
O que vinha se desenhando nos últimos meses se confirmou em maio: sem conseguir conquistar o consumidor da categoria, o recém-lançado Kia Rio fechou o mês com apenas 6 emplacamentos.
No segmento de entrada, o Renault Kwid (1.818) vendeu quase o dobro do Fiat Mobi (992), agora sem o motor Firefly de três cilindros. Terceiro, o VW up! (331) emplacou praticamente 1/6 do líder. Lanterna e já descontinuado pela marca, o Chery QQ ainda conquistou dois consumidores.
Em queda acima dos 50% pelo 4ª mês seguido, o segmento de hatches premium parece cada vez mais resumido a um único representante. Com 166 emplacamentos, o Chevrolet Cruze Sport6 encerrou o mês de maio com quase 74% de participação de mercado.
Quem mais se aproximou do líder foi o Mini Cooper, com apenas 29 unidades. Em briga apertada pela terceira posição, o Mercedes Classe A levou a melhor sobre o Audi A3 por apenas 1 unidade (10 x 9). Já o VW Golf – agora apenas com a versão GTE – conquistou a preferência de somente 2 consumidores.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAI/20 |
ABR/20 |
MAI/19 |
% MAI 20 |
% ABR 20 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
RENAULT KWID |
1818 |
1622 |
8661 |
57,84% |
58,68% |
12,08% |
-79,01% |
2º |
FIAT MOBI |
992 |
933 |
5160 |
31,56% |
33,76% |
6,32% |
-80,78% |
3º |
VW UP! |
331 |
208 |
1139 |
10,53% |
7,53% |
59,13% |
-70,94% |
4º |
CHERY QQ |
2 |
1 |
143 |
0,06% |
0,04% |
100,00% |
-98,60% |
|
|
3143 |
2764 |
15103 |
100,00% |
100,00% |
13,71% |
-79,19% |
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAI/20 |
ABR/20 |
MAI/19 |
% MAI 20 |
% ABR 20 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
3296 |
3619 |
22276 |
21,17% |
24,95% |
-8,93% |
-85,20% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
2218 |
2837 |
10111 |
14,24% |
19,56% |
-21,82% |
-78,06% |
3º |
FIAT ARGO |
1768 |
1176 |
5599 |
11,35% |
8,11% |
50,34% |
-68,42% |
4º |
FORD KA |
1719 |
1842 |
9484 |
11,04% |
12,70% |
-6,68% |
-81,87% |
5º |
VW GOL |
1616 |
1648 |
8317 |
10,38% |
11,36% |
-1,94% |
-80,57% |
6º |
VW POLO |
1570 |
1065 |
6198 |
10,08% |
7,34% |
47,42% |
-74,67% |
7º |
RENAULT SANDERO |
788 |
554 |
3834 |
5,06% |
3,82% |
42,24% |
-79,45% |
8º |
FIAT UNO |
630 |
308 |
1666 |
4,05% |
2,12% |
104,55% |
-62,18% |
9º |
TOYOTA YARIS |
526 |
445 |
3222 |
3,38% |
3,07% |
18,20% |
-83,67% |
10º |
VW FOX |
506 |
313 |
3329 |
3,25% |
2,16% |
61,66% |
-84,80% |
11º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
379 |
309 |
1762 |
2,43% |
2,13% |
22,65% |
-78,49% |
12º |
HONDA FIT |
362 |
202 |
2316 |
2,32% |
1,39% |
79,21% |
-84,37% |
13º |
NISSAN MARCH |
91 |
104 |
406 |
0,58% |
0,72% |
-12,50% |
-77,59% |
14º |
PEUGEOT 208 |
68 |
55 |
520 |
0,44% |
0,38% |
23,64% |
-86,92% |
15º |
CITROËN C3 |
29 |
15 |
320 |
0,19% |
0,10% |
93,33% |
-90,94% |
16º |
KIA RIO |
6 |
13 |
0 |
0,04% |
0,09% |
-53,85% |
- |
|
|
15572 |
14505 |
79360 |
100,00% |
100,00% |
7,36% |
-80,38% |
Hatches Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAI/20 |
ABR/20 |
MAI/19 |
% MAI 20 |
% ABR 20 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
166 |
73 |
362 |
73,78% |
57,03% |
127,40% |
-54,14% |
2º |
MINI COOPER/CLUBMAN/JCW |
29 |
26 |
81 |
12,89% |
20,31% |
11,54% |
-64,20% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
10 |
5 |
23 |
4,44% |
3,91% |
100,00% |
-56,52% |
4º |
AUDI A3 |
9 |
8 |
24 |
4,00% |
6,25% |
12,50% |
-62,50% |
5º |
BMW SÉRIE 1 |
7 |
11 |
14 |
3,11% |
8,59% |
-36,36% |
-50,00% |
6º |
VW FUSCA |
2 |
0 |
2 |
0,89% |
0,00% |
- |
0,00% |
7º |
VW GOLF |
2 |
5 |
98 |
0,89% |
3,91% |
-60,00% |
-97,96% |
|
|
225 |
128 |
604 |
100,00% |
100,00% |
75,78% |
-62,75% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela