Novo Volkswagen Nivus 2021 é revelado e chega às concessionárias no fim de junho
Crossover-cupê terá apenas motor 1.0 TSI de 128 cv e transmissão automática de 6 marchas
A espera acabou. Este é o Volkswagen Nivus, apresentado oficialmente pela marca e com fotos sem camuflagem (ao contrário do que aconteceu em abril). O crossover com design de cupê será lançado no Brasil no final de junho, sendo desenvolvido totalmente no país, chegando à Argentina ainda este ano e na Europa em 2021. Ele chega para suplementar a oferta de SUVs da marca alemã no nosso mercado, buscando clientes que querem um modelo com design diferenciado em relação ao T-Cross.
Além de complementar a linha de crossover da Volkswagen, o Nivus mostra a versatilidade da plataforma MQB-A0, uma versão mais barata da MQB do Golf e usada por Polo, Virtus e T-Cross. Isso nós podemos notar pelas medidas do carro, que tem 2,56 metros de entre-eixos, o mesmo que o Polo, mas mede 4,26 m de comprimento, mais do que o T-Cross e seus 4,19 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos (o mesmo do Virtus).
Galeria: Volkswagen Nivus 2021 - Fotos oficiais
Esta diferença de comprimento do Nivus para o T-Cross está nos balanços, principalmente no traseiro, que mede 856 milímetros, contra os 732 mm do T-Cross. Isso ajuda a ter um porta-malas bem maior, com 415 litros de capacidade (ante os 373 litros do irmão mais velho). Só que ele perde em altura, com 1,49 m, o que vai atrapalhar mais no espaço de cabeça para os passageiros traseiros.
Medidas (mm) | Nivus | T-Cross | Polo |
Comprimento: | 4.266 | 4.199 | 4.057 |
Balanço traseiro: | 856 | 732 | 688 |
Altura: | 1.493 | 1.570 | 1.468 |
Entre-eixos: | 2.566 | 2.651 | 2.566 |
Porta-malas: | 415 litros | 373 litros | 300 litros |
A Volkswagen não falou sobre preços ou sobre equipamentos do Nivus, algo que ficará para o início da pré-venda na 2ª quinzena de junho. Porém, concessionários revelaram preços, versões e equipamentos do Nivus, adiantando que terá três configurações chamadas 200 TSI, Comfortline e Highline.
Como adiantado por Motor1.com, o Volkswagen Nivus será uma oferta mais acessível do que o T-Cross. A versão de entrada custará R$ 79.990, o que é R$ 8,8 mil menos do que os R$ 88.790 cobrados atualmente pelo T-Cross 200 TSI manual. E com algumas diferenças, já que o Nivus usará o mesmo motor 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm, mas somente com transmissão automática de 6 marchas.
Também ficará abaixo do T-Cross nas versões topo de linha. O Nivus Highline custará R$ 97.990, uma diferença de R$ 20.700 em comparação ao T-Cross Highline com o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Até mesmo a versão Comfortline do seu irmão maior é bem mais cara do que o Nivus topo de linha, visto que ela custa R$ 110.260, R$ 12.360 a mais.
Como vimos anteriormente, o crossover-cupê fará algumas estreias de equipamentos da Volkswagen. Para começar, ele oferecerá controle de cruzeiro adaptativo (ACC), item que só aparecia em modelos mais caros da marca. Manterá o nível de segurança visto no T-Cross, como seis airbags (frontais e laterais), controles de estabilidade e tração, e frenagem automática de emergência.
Galeria: VW Play
Outra estreia será a central multimídia VW Play. Desenvolvida totalmente no Brasil, ela utiliza uma tela de 10,1”, apostando em personalização do que está sendo exibido no display de acordo ao gosto do usuário. Terá opção de criação de perfis para cada motorista, conexão com Android Auto e Apple CarPlay (com função sem fio apenas para os modelos iOS) e uma loja de aplicativos própria. Será o novo padrão da marca no Brasil e, aos poucos, irá equipar os outros carros por aqui.
Pela lista de equipamentos divulgada pelos concessionários, o Nivus virá de série com seis airbags, ar-condicionado, controles de estabilidade e tração, lanternas traseiras em LED, sensor de estacionamento traseiro, controle de cruzeiro, central multimídia Composition Touch, volante multifuncional e mais. Pode ser equipado com câmera de ré, retrovisores com ajuste elétrico, sensores de chuva e de luz e mais alguns itens pelos pacotes opcionais.
A variante Comfortline adiciona ar-condicionado digital, câmera de ré, iluminação na cabine em LED, sensor de pressão dos pneus, painel de instrumentos digital Active Info Display volante com paddle-shift para trocas de marcha, seletor de modo de condução e outros itens. Tem como opcional os sensores de chuva e de luz, frenagem automática pós colisão, sensor de estacionamento dianteiro, acabamento em couro e rodas de liga leve.
Na versão topo de linha Highline, o Nivus ganha as rodas de 17”, central multimídia Discover Media, sensores de chuva e crepuscular, acabamento em couro, alerta de colisão frontal, frenagem automática pós-colisão, chave presencial e detalhes cromados no interior e na carroceria. Os itens opcionais são o pacote R-Line com acabamento em preto brilhante, e o pacote Tech & Beats com controle de cruzeiro adaptativo, faróis Full-LED e sistema de som Beats. A central multimídia VW Play seria um opcional para todas as versões do crossover.
O Volkswagen Nivus será lançado no final de junho no Brasil, com uma pré-venda no início da 2ª quinzena do mês. Pablo Di Si, presidente da marca no país, revelou que haverá uma condição especial no lançamento, com a primeira parcela do financiamento só para 2021. Após a chegada no Brasil, será a vez da Argentina ainda em 2020. No ano que vem o crossover irá para o resto da América do Sul e também para a Europa, com produção na Espanha, a partir do 2º semestre.
Ouça nosso podcast:
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus 2025 sobe de preço dois meses após lançamento
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Flagra: Nivus GTS aparece dentro da fábrica da VW
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Primeiras Impressões: como é o VW Nivus Comfortline 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW Nivus 2025: peça improvável aumentou a velocidade máxima