Nova multimídia VW Play terá tela de 10 polegadas e loja de aplicativos
Sistema criado no Brasil estreará no Nivus e será adotado por outros carros da marca
O Volkswagen Nivus terá um papel especial para a marca. Além de ser o primeiro SUV-cupê da empresa no país e virar uma oferta abaixo do T-Cross, ele irá estrear a nova central multimídia VW Play, desenvolvida inteiramente no Brasil. Depois de mostrar fotos e detalhes sobre o carro, a fabricante faz uma apresentação online dedicada somente ao sistema de infotainment, detalhando todas as suas funcionalidades.
Estreando primeiro no Nivus, a VW Play será adotada por outros modelos da marca no futuro, embora a Volkswagen ainda não detalhe quais carros e quando isso acontecerá. O sistema ainda será utilizado na Europa, equipando muitos outros carros da empresa, mas com produção local. Não terá conexão 4G Wi-Fi nativa, exigindo que o cliente use o plano de dados do smartphone.
Galeria: VW Play
Todos os detalhes foram feitos pensando na ergonomia e nos gostos dos brasileiros, como os botões, aparência e forma de utilizar as funções do sistema. Terá uma tela wide de 10,1 polegadas e alta definição, colocando alguns botões por toque nas laterais, que vão desde funções como ligações e música até coisas que não são necessariamente controladas na multimídia, como sensor e assistente de estacionamento, start-stop e a abertura elétrica do porta-malas. A demonstração da empresa também adiantou a versão da multimídia com menos funções, sem os botões de park assist e start-stop.
Ela será personalizável e permitirá a criação de perfis de usuário, para que cada motorista não tenha que mudar tudo de novo cada vez que pegar o carro que estava com outra pessoa da família. O crossover também contará com carregamento de smartphone por indução. Como esperado, virá tanto com Android Auto quanto com Apple CarPlay, e a Volkswagen destaca que os clientes que usam iPhone poderão fazer o espelhamento sem fio.
Um dos destaques é a conectividade do sistema fora do carro. Ele tem um botão dedicado para a aba de aplicativos, permitindo o uso de serviços não só de música e navegação, como outros que poderão ser baixados por uma loja especial chamado VW Play Apps. A empresa quer que o usuário possa até fazer compras usando o VW Play, como algumas centrais multimídias em outros países já permitem. Terá 10 GB de espaço para os aplicativos e para os arquivos como músicas e vídeos.
O VW Play Apps terá Waze, iFood, Deezer, Estapar, Porto Seguro, Meu VW, Ubook (para leitura de audiobooks, podcasts e notícias), 12 minutos (audiobooks de 12 minutos). O app da Estapar permite pagar o estacionamento e até mesmo o Zona Azul direto pela multimídia. No caso da Porto Seguro, ele funciona para assistência 24 horas, pedindo guincho em caso de defeito ou para outros problemas como pneu furado. Quem quiser usar o iFood pode pedir a entrega no trabalho ou em casa, para adiantar os pedidos enquanto o motorista está se locomovendo. E o Spotify? Como a Volkswagen fez uma parceria com o Deezer, o concorrente acabou de fora do sistema neste primeiro momento.
Claro que é bem integrada ao veículo, permitindo controlar diversos aspectos do Nivus pela tela. A marca demonstrou algumas funções, como resetar o monitoramento de pressão dos pneus após uma recalibração, o manual do veículo, e mais. Com o uso do Meu VW, o proprietário poderá agendar a revisão do veículo, chamar o serviço de guincho 24h da empresa e encontrar postos de combustível mais próximos, indicando o caminho pelo Waze.
Vale lembrar que, embora a VW não tenha dado a informação, o sistema aparece como opcional mesmo na versão topo de linha do Nivus em listas prévias de concessionários.
Ouça nosso podcast
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus 2025 sobe de preço dois meses após lançamento
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Flagra: Nivus GTS aparece dentro da fábrica da VW
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Primeiras Impressões: como é o VW Nivus Comfortline 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW Nivus 2025: peça improvável aumentou a velocidade máxima