Nova Haojue DR 300 seria uma boa para enfrentar Twister e Fazer no Brasil?
Ela começou a ser vendida na China com motor refrigerado a líquido de 29,2 cv de potência
Para quem ainda não sabe, a Haojue é a parceira chinesa da Suzuki, que ficou responsável pelas motos de baixa cilindrada da marca japonesa. Por meio da joint-venture Changzhou Haojue Suzuki Motorcycle Co, a empresa fabrica, por exemplo, a Chopper Road 150 (versão atualizada da antiga Intruder 125), e a DK 150 (substituta da Yes 125), entre outros modelos.
No Brasil, o lançamento mais recente da Haojue foi a DR 160, uma estilosa street que se destaca por componentes como suspensão invertida na dianteira, freios a disco nas duas rodas e faróis de LED, entre outros itens. Pois agora a marca sino-japonesa dá mais um passo acima com a nova Haojue DR 300, a equivalente à Suzuki GSX-S300. Mostrada na Chongging Mobo Fair de 2018, ela enfim começa a ser vendida na China. E pode ser uma (boa) opção para complementar a linha da fabricante também no Brasil.
Com produção iniciada na China no mês passado, a DR 300 traz muitos dos elementos de destaque da irmã 160, a começar pelo design invocado e componentes raramente vistos na categoria. Os faróis são em LED com DRL também em LED, enquanto as bengalas invertidas da suspensão dianteira ganham destaque na cor dourada. O tanque tem capacidade para 16 litros e formato bem esportivo para encaixe das pernas do piloto.
Pesando 177 kg (em ordem de marcha), a DR 300 é impulsionada por um novo motor bicilíndrico de 298 cc refrigerado a líquido, que entrega 29,2 cv de potência e torque de 2,83 kgfm, com ajuste para maior entrega de força em baixas e médias rotações. Trabalha em conjunto a um câmbio de 6 marchas.
Como já mencionado, a suspensão dianteira usa garfo Kayaba invertido (que absorve melhor os impactos) e monomortecedor traseiro com 7 ajustes de pré-carga na traseira. Os freios são a disco nas duas rodas, com dois pistões na dianteira e um na traseira, amparados por um sistema ABS de dois canais da Bosch.
Principais alvos: Honda Twister e Yamaha Fazer 250 são mais simples na técnica e nos equipamentos
Outra parte que merece destaque é o painel 100% digital com fundo escuro, bastante completo, que concentra velocímetro, conta-giros, computador de bordo, indicador de marcha e marcador de combustível. Além disso, há um carregador USB para celular e outras funções.
Pela ficha técnica e equipamentos, daria para colocar a nova Haojue DR 300 na seara da BMW G310R, mas, pelo posicionamento da marca no Brasil, a ideia seria fazer frente às famosas Honda Twister e Yamaha Fazer 250. Ou seja, com preços na faixa dos R$ 16 mil. Não seria interessante?
Fotos: divulgação
Galeria: Nova Haouje DR300 (Suzuki GSX-S300)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Produção de motos cresce 11% e vendas podem passar de 2 mi em 2025
Gol lidera e Renegade sobe: veja os usados mais vendidos de 2024
Bajaj aumenta o preço de todas as motos da linha Dominar 2025
Quem é mais aerodinâmico: pão de forma ou uma Toyota Bandeirante?
Shineray lança a Iron 250: veja o preço e o que ela traz
Novo Volkswagen T-Roc 2026: imagens vazam e revelam visual do SUV do Golf
Em crise, KTM tem motos encalhadas para 1 ano de vendas