Com lançamento previsto para junho, caso a pandemia do coronavírus deixe, o lançamento do novo Versa no Brasil significará o passo mais importante da Nissan por aqui desde a estreia do Kicks, em 2016. Importado do México, o sedã evoluiu tanto nesta nova geração que seu antecessor, feito em Resende (RJ), continuará em linha com outro nome, V-Drive, enquanto o Versa vai atuar numa faixa superior de mercado - onde atualmente quem dá as cartas é o Chevrolet Onix Plus, líder absoluto de vendas do segmento.
Quais serão, então, as armas do novo Versa para fazer alguém que está de olho no Onix Plus esperar até a chegada do modelo da Nissan? É o que pontuaremos a partir de agora.
- Se encantou com o design
Quem diria, o patinho feio do segmento agora se tornou um cisne. O Versa deixou de ser aquele sedã desajeitado, comprido e estreito, para virar certamente um dos mais bonitos entre os sedãs compactos. Aproveitando alguns pontos do novo Micra europeu (que dará origem ao nosso March) e também do Kicks, o Versa incorporou a nova linguagem de design da Nissan com resultado muito feliz. A dianteira ostenta a grade em V com faróis espichados, enquanto a traseira ficou mais alta e com lanternas horizontais e duplas, que adentram a tampa do porta-malas. Na coluna traseira, um aplique preto como no Kicks é a cereja do bolo, dando mais personalidade ao modelo. E também é a primeira vez que o Versa recebe rodas de 17".
- Prioriza conforto
O Versa manteve o câmbio CVT ligado ao motor 1.6 (agora mais potente, com 118 cv), mas a caixa agora simula marchas como no Kicks, reduzindo o ruído do motor no interior. Além disso, a Nissan caprichou bem mais no isolamento da cabine, tanto em termos acústicos quanto de vibrações. A suspensão também foi recalibrada, agora absorvendo bem melhor os impactos do piso, enquanto a direção manteve a assistência elétrica, levinha nas manobras. Em termos de espaço, o Versa também supera o Onix com um entre-eixos um pouco mais longo (2,62 m contra 2,60 m) e um porta-malas maior (482 litros contra 469 litros). Por fim, os bancos ficaram bem mais confortáveis, seguindo o conceito "Zero Gravity" do Kicks.
- Deseja um interior mais refinado
Se por fora o design lembra o Kicks, por dentro o desenho do painel e o nível de acabamento são praticamente os mesmos do SUV. Isso inclui o revestimento de couro no painel e o cluster com tela de 7" na versão topo de linha, que dão aspecto mais refinado e tecnológico ao interior na comparação com o Onix Plus. Fora isso, a qualidade dos plásticos, embora rígidos, é superior a encontrada no modelo da Chevrolet.
- Faz questão de motor turbo
Um dos destaques do Onix Plus é o novo motor 1.0 turbo de 3 cilindros da Chevrolet. Embora tenha potência inferior ao 1.6 aspirado da Nissan (116 cv contra 118 cv), ele leva vantagem no torque: 16,8 kgfm entregues logo a 2.000 rpm, contra 15,2 kgfm a elevadas 4.000 rpm do Versa. Isso deixa o sedã da GM com respostas mais vigorosas, tanto nas saídas quanto nas retomadas, enquanto o rival precisa "encher" o motor para entregar seu melhor. Isso também favorece o consumo do Onix Plus, pois sua força é entregue sem exigir muito do motor, embora o 1.6 da Nissan consiga bons números de economia no Kicks CVT.
- Quer equipamentos específicos
A nova geração do Versa trouxe alguns inéditos para o modelo, como o já citado painel digital, além do alerta de proximidade do carro à frente com frenagem automática de emergência e o sistema de câmera 360 graus do Kicks. Mas o Onix Plus ainda leva vantagem em termos de equipamentos, trazendo, por exemplo, assistente de estacionamento automático (park assist), aviso de ponto cego, carregador de celular sem fio e central multimídia com internet 4G a bordo. O Versa até oferece alguns desses itens nos EUA, mas, como receberemos a especificação mexicana, não devemos contar com eles.
- Prioriza custo-benefício
A Nissan ainda não oficializou quais versões do novo Versa trará ao Brasil, mas a expectativa é que tenha uma de entrada com câmbio manual (Sense), e duas com câmbio CVT (a intermediária Advance e a topo de linha Platinum). Difícil será conseguir preços tão agressivos quanto os do Onix Plus, uma vez que virá importado do México e atrelado ao dólar (embora não pague Imposto de Importação pelo acordo entre os dois países). O Onix Plus com motor turbo custa de R$ 61.250 a R$ 76.050, lembrando que a Nissan terá de posicionar o novo Versa acima do antigo, que hoje custa de R$ 57.390 a R$ 72.990 nas versões com motor 1.6 (embora as mais caras devam ser descontinuadas para abrir espaço ao novato).
Fotos: arquivo Motor1.com
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