Sim, é importante todos ficarem em casa durante esse período de quarentena para evitar a proliferação do Covid-19. Porém, existem momentos em que é preciso sair, como fazer compras ou, em alguns casos, ir ao trabalho. Se é algo inevitável, o melhor é se prevenir inclusive com a higienização correta do interior do seu carro.
Os automóveis mais modernos possuem diversos componentes eletrônicos, por isso é importante cuidado na hora da limpeza principalmente em centrais multimídia e volantes com botões. Existem produtos específicos para este tipo de limpeza, mas um pano com sabão neutro já ajuda bastante. Basta deixar o pano úmido, sem pingar a mistura do sabão com a água. Passe no volante, laterais de portas (principalmente puxadores e botões dos vidros elétricos), comandos do ar-condicionado e outros que você use com frequência. Não esqueça da manopla do câmbio e do freio de estacionamento, além da chave, que são outros pontos de contato constante.
O uso do álcool pode danificar o acabamento de algumas peças, por isso a preferência pelo sabão neutro. Bancos devem ser limpos com pano úmido, assim como apoios de braço. Mesmo o carro sendo utilizado por uma só pessoa, é importante a higienização pois o contato com o ambiente externo pode trazer o vírus para o ambiente. Mantenha também o álcool em gel para a limpeza das mãos tanto do motorista quanto de passageiros, se houver.
Vale também dar a atenção extra ao filtro do ar-condicionado. Se sua substituição já é importante em condições normais, saiba que ele é um concentrador de vírus diversos, justamente por filtrar o que passa de fora do carro para dentro da cabine. Faça a troca e a higienização do sistema. Além disso, neste período saiba que o ideal é circular com os vidros abertos sempre que possível, principalmente se estiver levando outros ocupantes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Argentina quer acabar com multas por radar após 'efeito zero' na segurança
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Cotado para o Brasil, Kia K3 alcança nota máxima em teste de segurança
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Citroën Basalt vai bem e alcança 4 estrelas em teste de segurança
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
SUV da Chevrolet leva nota zero em teste de segurança e GM se explica