Este movimento era esperado desde que o Onix Plus foi lançado em 2019. A Chevrolet confirmou o fim da produção do sedã Cobalt, abrindo espaço na fábrica de São Caetano do Sul (SP) para o novo Tracker. Isso acontece 9 anos após seu lançamento oficial, passando por sua única reestilização em 2016.
O Cobalt nasceu com uma proposta diferente. Apostou em um grande espaço interno e preço próximo dos compactos e logo ganhou a preferência das familias e, principalmente, taxistas e empresas. Ao lado do Renault Logan e Nissan Versa, mostrou que espaço traseiro e porta-malas podem fazer um carro com visual mais simples vender bem. Em 2016, foi reestilizado, mas manteve as linhas gerais irretocadas.
Hoje, as vendas se concentram nas unidades de estoque. No site da Chevrolet, a única versão disponível é a LTZ 1.8, com o motor aspirado de 106/111 cv ligado ao câmbio automático de 6 marchas por R$ 69.990. Em termos de equipamentos, está defasado diante até mesmo do Onix Plus, se destacando apenas com a central multimídia MyLink com espelhamento de smartphones - não há airbags além dos obrigatórios nem mesmo controles de tração e estabilidade.
No porta-malas, o Cobalt consegue acomodar 563 litros, número até hoje com poucos concorrentes. O motor 1.8 foi recalibrado em 2016 e ficou mais econômico e se destaca pela suavidade de funcionamento - ele ainda continua em linha na minivan Spin, que ganhou o visual inspirado no Cobalt em 2018.
O Cobalt vendeu apenas 282 unidades em janeiro deste ano. Este número é bastante inferior até mesmo as 786 unidades vendidas em dezembro de 2019, quando ele já apresentava uma queda brusca com a chegada do Onix Plus - que apesar de um pouco menor, tem mais equipamentos e um projeto mais novo, como o motor 1.0 turbo.
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