Apesar de já contar com nada menos que 6 SUVs à venda no mercado internacional, a Kia parece estar realmente disposta a ampliar o catálogo com a chegada de novos integrantes. Prova disso são os esboços recentemente divulgados daquele que será o menor dos crossovers já lançados pela marca.
Batizado de Sonet, está sendo desenvolvido na Índia e tem estreia pública marcada para o próximo mês de fevereiro, durante o tradicional Auto Expo. Ao que tudo indica, o compacto será uma espécie de versão Kia do Hyundai Venue, obedecendo à estratégia de equivalência já adotada pelos sul-coreanos em vários segmentos.
Detalhes sobre a novidade ainda são limitados, mas os teasers divulgados e protótipos já flagrados adiantam qual será a linha e design a ser seguida. Nesse sentido, são esperadas linhas dinâmicas e de apelo jovial, incluindo soluções como carroceria bicolor (com teto em tonalidades contrastantes) e diversas opções de personalização.
Por dentro, a conectividade será bastante explorada, com direito ao mais moderno sistema de entretenimento da Kia, suporte para carregamento sem fio para celulares e, nas versões mais caras, sistema de internet a bordo. O acabamento também será diferenciado, incluindo diversas opções de textura e revestimentos, além de detalhes coloridos.
A plataforma será a mesma do Venue, o que acaba por também confirmar a mesma oferta de motores. Entre eles, destaque para o 1.0 turbo GDI com potência de 120 cv, que poderá vir associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem. Uma opção turbodiesel também será oferecida.
Em termos dimensionais, o novo SUV terá menos de 4 metros de comprimento e será posicionado abaixo do Seltos (rival de Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Honda HR-V), de modo a atuar nos mercados onde o Stonic (exclusivo da Europa) não é vendido. Na Índia, os principais rivais serão Ford EcoSport, Suzuki Vitara Brezza e Tata Nexon.
Fonte: Kia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman