Há um tempo, a Citroën deixou claro que não fará uma segunda geração do C4 Cactus. O chefe da empresa, Xavier Peugeot, confirmou em uma entrevista que a fabricante está trabalhando em um substituto, mas que ele não terá o nome Cactus e irá deixar de lado o design nada convencional com "airbumps" nas laterais - aquelas proteções emborrachadas nas portas. E agora temos imagens do carro em testes, mostrando que a marca irá cumprir a promessa.
O que estamos vendo aqui é um protótipo inicial do crossover compacto. O sucessor do Citroën C4 Cactus terá design um pouco mais tradicional do que o modelo atual. Ainda assim, não será um carro normal, pois a marca francesa não desistiu da estratégia de apresentar veículos com visual ousado como uma forma de diferenciá-lo de seus rivais.
Já sabemos que o novo C4 irá usar uma versão estendida da plataforma CMP do Grupo PSA, que também é usada pela nova geração do Peugeot 2008. A arquitetura permite usar não só motores a gasolina e diesel, como também variantes híbridas e até elétricas. Executivos da Citroën inclusive já comentaram que o sucessor do C4 Cactus terá uma opção 100% elétrica.
Inclusive, o protótipo da galeria acima pode ser a versão elétrica, uma vez que não observamos nenhuma saída de escapamento na traseira. Ainda há um adesivo de aviso na janela direita, indicando que existe uma bateria de íon-lítio dentro do veículo. Na pior das hipóteses, estamos vendo a versão híbrida plug-in.
O sucessor do Citroën C4 Cactus deve ser revelado antes do final do ano, pois o modelo atual já tem seis anos de mercado e está em um segmento cada vez mais competitivo. É possível que sua apresentação aconteça no 2º semestre, durante o Salão de Paris (França), e as vendas comecem na Europa em 2021. Já no Brasil, a estreia deve levar mais um tempo, uma vez que o crossover chegou ao nosso mercado apenas em 2018 e ainda tem lenha pra queimar.
Fotos: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Espanhóis se espantam com veterano SUV da Citroën ainda à venda no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Citroën C4 Cactus sumiu das lojas mas continua a ser fabricado no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Citroën C4 Cactus: 3.500 km até a Bahia e uma boa surpresa
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Citroën oferece C3 com R$ 5.000 de desconto e C4 Cactus com IPVA grátis