As vendas de veículos novos mantiveram, em 2019, a trajetória de crescimento iniciada em 2017. De acordo com os números oficiais divulgados nesta quinta-feira (02/01) pela Fenabrave, o total de emplacamentos em 2019 chegou a 2.658.927 unidades, 7,65% acima do registrado no mesmo período de 2018 (2.470.005).
Segundo Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade, o bom desempenho do setor confirmou as expectativas do início do ano passado. “A queda na taxa de juros e a manutenção do índice de inadimplência, dentro dos parâmetros aceitáveis, motivaram a confiança das instituições financeiras em ampliar a oferta de crédito, impulsionando as vendas nesses segmentos”, disse Assumpção.
Ainda segundo o executivo, a projeção é de que o mercado brasileiro registre um avanço de aproximadamente 9% em 2020. “Contamos com fatores essenciais para o crescimento das vendas de veículos, por isso, podemos manter uma visão otimista para 2020”, afirmou o dirigente.
Em seu quarto ano seguido na liderança, a Chevrolet se aproximou dos 18% de participação de mercado graças às 475.684 unidades registradas. Novamente vice-líder, a Volkswagen (414.481) encurtou levemente a diferença em relação à primeira colocada e abriu vantagem sobre a Fiat (366.135), ambas com avanços acima de 12%.
O ano de 2019 marcou ainda uma mudança no chamado G4: saiu a Ford (218.527), única entre as oito primeiras a perder espaço (-3,5%) e que por pouco também não foi batida pela Toyota (215.681), e entrou a Renault (239.227), que havia sido a sétima colocada em 2017. Quinta há dois anos, a Hyundai (207.656) caiu para sétimo. Oitava colocada nos anos anteriores, a Honda recuou quase 2% e foi superada pela Jeep por menos de 350 unidades (129.463 x 129.118). Fechando o top 10 em leve baixa, a Nissan emplacou 96.083 unidades.
Graças ao reforço do C4 Cactus, a Citroën (26.513) experimentou um crescimento superior a 30%, atrás apenas dos mais de 130% registrados pela Caoa Chery (20.182). Na disputa entre as premium, a vitória desta vez ficou com a BMW (13.142), em alta e se aproveitando da retração da rival Mercedes-Benz (12.206, -15%). Praticamente estável, a Audi (8.707) viu a perigosa aproximação da Volvo (7.915).
POS. |
MARCA |
TOTAL 2019 |
PART. |
TOTAL 2018 |
PART. |
% (19/18) |
1º |
CHEVROLET |
475.684 |
17,89% |
434.364 |
17,59% |
9,51% |
2º |
VW |
414.481 |
15,59% |
368.200 |
14,91% |
12,57% |
3º |
FIAT |
366.135 |
13,77% |
325.726 |
13,19% |
12,41% |
4º |
RENAULT |
239.227 |
9,00% |
214.914 |
8,70% |
11,31% |
5º |
FORD |
218.527 |
8,22% |
226.437 |
9,17% |
-3,49% |
6º |
TOYOTA |
215.681 |
8,11% |
200.116 |
8,10% |
7,78% |
7º |
HYUNDAI |
207.656 |
7,81% |
206.667 |
8,37% |
0,48% |
8º |
JEEP |
129.463 |
4,87% |
106.945 |
4,33% |
21,06% |
9º |
HONDA |
129.118 |
4,86% |
131.592 |
5,33% |
-1,88% |
10º |
NISSAN |
96.083 |
3,61% |
97.505 |
3,95% |
-1,46% |
11º |
CITROËN |
26.513 |
1,00% |
20.336 |
0,82% |
30,37% |
12º |
MITSUBISHI |
21.881 |
0,82% |
22.133 |
0,90% |
-1,14% |
13º |
PEUGEOT |
21.612 |
0,81% |
23.674 |
0,96% |
-8,71% |
14º |
CHERY |
20.182 |
0,76% |
8.639 |
0,35% |
133,62% |
15º |
BMW |
13.142 |
0,49% |
11.369 |
0,46% |
15,60% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
12.206 |
0,46% |
14.365 |
0,58% |
-15,03% |
17º |
KIA |
9.274 |
0,35% |
11.723 |
0,47% |
-20,89% |
18º |
AUDI |
8.707 |
0,33% |
8.677 |
0,35% |
0,35% |
19º |
VOLVO |
7.915 |
0,30% |
6.834 |
0,28% |
15,82% |
20º |
LAND ROVER |
5.875 |
0,22% |
6.754 |
0,27% |
-13,01% |
... |
... |
... |
... |
|
|
|
TOTAL |
2.658.927 |
100,00% |
2.470.005 |
100,00% |
7,65% |
Com 251.974 emplacamentos no último mês do ano, o mercado brasileiro cresceu mais de 12% em relação ao mesmo período de 2018 e pouco mais de 9% na comparação com novembro, mesmo com os feriados dos últimos dias do ano. A Chevrolet, com 45.296 unidades, completou 50 meses na liderança entre as montadoras.
A pouco mais de 4,2 mil unidades da rival, a VW (41.087) abriu vantagem sobre a Fiat (33.894). Com reforço de vendas nos últimos dias, a Renault (23.840) garantiu a quarta posição, com mais de 2,5 mil unidades de diferença sobre a Toyota (21.314). Em baixa, a Ford (19.134) por muito pouco também não foi superada pela Hyundai (18.983).
O destaque negativo de dezembro, no entanto, foi sul-coreano. Mesmo com o reforço do novo Cerato, a Kia (676) vendeu menos do que marcas premium como Volvo (980) e Audi (839) e registrou a maior retração em relação a 2018 (-31,8%).
POS. |
MARCA |
DEZ 19 (A) |
PART. |
NOV 19 (B) |
% (A / B) |
DEZ 18 (C) |
% (A / C) |
1º |
CHEVROLET |
45.296 |
17,98% |
41.357 |
9,52% |
41.573 |
8,96% |
2º |
VW |
41.087 |
16,31% |
37.277 |
10,22% |
33.594 |
22,30% |
3º |
FIAT |
33.894 |
13,45% |
32.657 |
3,79% |
27.802 |
21,91% |
4º |
RENAULT |
23.840 |
9,46% |
21.275 |
12,06% |
20.611 |
15,67% |
5º |
TOYOTA |
21.314 |
8,46% |
18.313 |
16,39% |
19.937 |
6,91% |
6º |
FORD |
19.134 |
7,59% |
19.232 |
-0,51% |
19.022 |
0,59% |
7º |
HYUNDAI |
18.983 |
7,53% |
16.346 |
16,13% |
17.968 |
5,65% |
8º |
JEEP |
11.586 |
4,60% |
11.459 |
1,11% |
10.276 |
12,75% |
9º |
HONDA |
11.351 |
4,50% |
10.799 |
5,11% |
10.841 |
4,70% |
10º |
NISSAN |
9.747 |
3,87% |
8.224 |
18,52% |
8.752 |
11,37% |
11º |
CITROËN |
2.292 |
0,91% |
1.929 |
18,82% |
2.226 |
2,96% |
12º |
CHERY |
2.190 |
0,87% |
1.902 |
15,14% |
1.147 |
90,93% |
13º |
MITSUBISHI |
1.846 |
0,73% |
1.832 |
0,76% |
1.970 |
-6,29% |
14º |
PEUGEOT |
1.583 |
0,63% |
1.940 |
-18,40% |
1.757 |
-9,90% |
15º |
BMW |
1.484 |
0,59% |
1.177 |
26,08% |
1.125 |
31,91% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
1.238 |
0,49% |
915 |
35,30% |
1.221 |
1,39% |
17º |
VOLVO |
980 |
0,39% |
754 |
29,97% |
762 |
28,61% |
18º |
AUDI |
839 |
0,33% |
817 |
2,69% |
896 |
-6,36% |
19º |
KIA |
676 |
0,27% |
662 |
2,11% |
991 |
-31,79% |
20º |
LAND ROVER |
641 |
0,25% |
419 |
52,98% |
598 |
7,19% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
251.974 |
100,00% |
230.907 |
9,12% |
224.841 |
12,07% |
Fonte: Fenabrave
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