Primeira grande investida da Hyundai no segmento de picapes, a tão especulada versão de produção do conceito Santa Cruz enfim entrou em ritmo acelerado de testes. Foram exatos 5 anos de idas e vindas desde a apresentação do protótipo, no Salão de Detroit de 2015, mas agora diversas unidades pré-série começaram a sair da toca para provas de rua.
É nesta fase que os flagras se tornam constantes e proporcionam a descoberta de detalhes até então desconhecidos, exatamente como mostram as imagens desta reportagem. Pelo que já é possível notar, a Santa Cruz não será tão grande quanto esperado, tendo porte inferior ao das principais picapes do mercado norte-americano, como Ford F-150 e Chevrolet Silverado. Na prática, será aproximadamente do tamanho de uma Fiat Toro.
A expectativa da Hyundai é explorar o mercado norte-americano, onde o apetite por picapes é cada vez maior, mas através de uma estratégia intermediária. "Criaremos uma nova classe de compradores”, disse em certa ocasião o executivo Michael O'Brien. A Santa Cruz será construída sobre a plataforma do próxima geração do Tucson, com estrutura monobloco, e estilo alternativo às picapes feitas sobre chassi. Ou seja, será a mesma fórmula adotada pela Honda Ridgeline (que usa arquitetura do SUV Pilot), mas com porte inferior e mais próximo, por exemplo, ao da Fiat Toro - que também usa o mesmo tipo de construção (base derivada do Jeep Renegade). A carroceria terá sempre cabine dupla, com quatro portas e capacidade para levar 5 ocupantes.
Jovens de até 30 anos serão o público-alvo e, para atender às necessidades desse nicho, diversos recursos serão oferecidos, incluindo itens de personalização e utilidade prática. A caçamba, por exemplo, poderá ser equipada com uma série de acessórios de fábrica, como extensores, trilhos e ganchos de amarração. A ideia é ampliar a área de carga o suficiente para levar uma motocicleta, por exemplo.
Já no visual, haverá bastante diferenças em relação ao conceito de 2015. Dada a passagem de tempo entre a apresentação conceitual e o lançamento definitivo, a ideia é atualizar as linhas e trazê-las para a atual realidade estética da marca. Protótipos flagrados deixam escapar que a dianteira terá traços bastante agressivos, com faróis divididos, ao melhor estilo dos novos SUVs da marca.
Sob o capô, o conceito apresentado em Detroit tinha motor 2.0 turbodiesel de 190 cv, mas este propulsor dificilmente será oferecido na América do Norte. Dessa forma, a motorização mais cotada é um novo 2.5, em versões aspirada (198 cv) e turbo. Cogita-se ainda a oferta de uma variante híbrida. A tração dianteira será padrão, mas o sistema HTRAC de tração integral será oferecido como item opcional. O lançamento acontecerá neste ano, com chegada às lojas prevista para 2021. A produção será concentrada no Alabama, EUA.
Fonte: Korean Car Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026