Alemanha em novembro: Mercado cresce e novo VW Golf segue líder
Hatch vendeu mais que o dobro do segundo colocado, o Tiguan
A Alemanha mostra fortes sinais de recuperação de seu mercado automobilístico em 2019. Com crescimento pelo terceiro mês seguido (+9,7%), foram comercializados quase 300 mil veículos novos. De acordo com o Best Selling Cars Blog, o acumulado de 2019 (3.323.878, +3,9%) já é o maior em 10 anos.
Entre as montadoras, as líderes VW (62.642) e Mercedes-Benz (32.690) foram as únicas a ultrapassarem os 10% de participação de mercado, com a primeira crescendo mais de 27% frente ao mesmo período de 2018. A Audi (18.576), prejudicada no ano passado pelo WLTP (procedimento de testes mais rígido em relação a consumo de combustível e níveis de emissões de poluentes), se recuperou com um avanço de mais de 40%. Destaque negativo para a Opel (15.665), que, em baixa superior a 17%, caiu para a 7ª posição.
No top 5 de modelos, a VW emplacou nada menos do que 4 representantes. Com 20.053 unidades, o Golf cresceu pelo 3º mês seguido. O Tiguan, com 8.686 unidades, não perde a posição desde fevereiro. Passat (6.150) e Polo (5.937), este último em baixa (-2,8%), foram o 4º e 5º colocados, respectivamente.
Intruso na festa particular da Volks, o Ford Kuga (6.281) foi o grande destaque do mês. Com descontos para queima de estoque das últimas unidades da atual geração - a nova chega ao mercado local neste mês de dezembro -, o SUV da marca norte-americana atingiu seu novo recorde de vendas e sua melhor posição desde o lançamento.
O mês também foi muito bom para o BMW Série 3 (5.221), que avançou quase 50% e se aproximou do arquirrival Mercedes Classe C (5.844). A marca da estrela de três pontas, aliás, emplacou outros dois modelos no top 10, o Classe E (4.912) e o Classe A (4.638), e ainda viu o GLC (4.541) em 11º. Em 17º, o novato VW T-Cross (3.618) foi o terceiro preferido no varejo.
POS. |
MODELO |
NOV.19 |
% MERCADO |
NOV.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
20.053 |
6,7% |
17.259 |
16,2% |
2 |
VW TIGUAN |
8.686 |
2,9% |
4.873 |
78,2% |
3 |
FORD KUGA |
6.281 |
2,1% |
3.808 |
64,9% |
4 |
VW PASSAT |
6.150 |
2,1% |
5.945 |
3,4% |
5 |
VW POLO |
5.937 |
2,0% |
6.109 |
-2,8% |
6 |
MERCEDES CLASSE C |
5.844 |
2,0% |
5.530 |
5,7% |
7 |
BMW SÉRIE 3 |
5.221 |
1,7% |
3.500 |
49,2% |
8 |
OPEL CORSA |
5.065 |
1,7% |
4.009 |
26,3% |
9 |
MERCEDES CLASSE E |
4.912 |
1,6% |
4.629 |
6,1% |
10 |
MERCEDES CLASSE A |
4.638 |
1,6% |
4.787 |
-3,1% |
11 |
MERCEDES GLC |
4.541 |
1,5% |
3.924 |
15,7% |
12 |
VW T-ROC |
4.425 |
1,5% |
2.101 |
110,6% |
13 |
FORD FIESTA |
4.079 |
1,4% |
3.990 |
2,2% |
14 |
SKODA OCTAVIA |
4.048 |
1,4% |
4.588 |
-11,8% |
15 |
MINI |
3.954 |
1,3% |
4.876 |
-18,9% |
16 |
OPEL ASTRA |
3.936 |
1,3% |
3.768 |
4,5% |
17 |
VW T-CROSS |
3.618 |
1,2% |
- |
NOVO |
18 |
BMW SÉRIE 5 |
3.563 |
1,2% |
3.598 |
-1,0% |
19 |
SEAT LEON |
3.478 |
1,2% |
3.746 |
-7,2% |
20 |
AUDI A6 |
3.369 |
1,1% |
3.004 |
12,2% |
21 |
AUDI A4 |
3.220 |
1,1% |
1.363 |
136,2% |
22 |
SMART FORTWO |
3.203 |
1,1% |
2.379 |
34,6% |
23 |
SKODA KODIAQ |
3.090 |
1,0% |
2.370 |
30,4% |
24 |
FORD FOCUS |
2.987 |
1,0% |
4.173 |
-28,4% |
25 |
MERCEDES CLASSE B |
2.979 |
1,0% |
2.045 |
45,7% |
26 |
BMW X1 |
2.911 |
1,0% |
2.592 |
12,3% |
27 |
VW TOURAN |
2.895 |
1,0% |
2.054 |
40,9% |
28 |
VW CADDY |
2.881 |
1,0% |
2.965 |
-2,8% |
29 |
SMART FORFOUR |
2.736 |
0,9% |
1.344 |
103,6% |
30 |
BMW X3 |
2.731 |
0,9% |
2.809 |
-2,8% |
31 |
RENAULT CAPTUR |
2.588 |
0,9% |
1.823 |
42,0% |
32 |
FIAT 500 |
2.576 |
0,9% |
2.434 |
5,8% |
33 |
VW UP |
2.540 |
0,8% |
2.427 |
4,7% |
34 |
BMW SÉRIE 1 |
2.516 |
0,8% |
3.893 |
-35,4% |
35 |
SKODA FABIA |
2.453 |
0,8% |
3.294 |
-25,5% |
36 |
SKODA KAROQ |
2.447 |
0,8% |
1.945 |
25,8% |
37 |
BMW SÉRIE 2 |
2.417 |
0,8% |
2.809 |
-14,0% |
38 |
OPEL CROSSLAND X |
2.414 |
0,8% |
2.300 |
5,0% |
39 |
AUDI A3 |
2.371 |
0,8% |
3.113 |
-23,8% |
40 |
SEAT ATECA |
2.356 |
0,8% |
1.850 |
27,4% |
41 |
AUDI Q5 |
2.330 |
0,8% |
1.082 |
115,3% |
42 |
HYUNDAI I30 |
2.312 |
0,8% |
2.325 |
-0,6% |
43 |
FORD ECOSPORT |
2.204 |
0,7% |
2.289 |
-3,7% |
44 |
SEAT IBIZA |
2.166 |
0,7% |
1.149 |
88,5% |
45 |
HYUNDAI I10 |
2.154 |
0,7% |
1.917 |
12,4% |
46 |
MERCEDES CLASSE V |
2.107 |
0,7% |
1.753 |
20,2% |
47 |
VW TRANSPORTER |
2.100 |
0,7% |
2.863 |
-26,7% |
48 |
DACIA DUSTER |
2.055 |
0,7% |
1.252 |
64,1% |
49 |
OPEL GRANDLAND X |
2.031 |
0,7% |
1.775 |
14,4% |
50 |
MAZDA CX-3 |
2.005 |
0,7% |
1.592 |
25,9% |
POS. |
MARCA |
NOV.19 |
% MERCADO |
NOV.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
62.642 |
20,9% |
49.253 |
27,2% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
32.690 |
10,9% |
30.416 |
7,5% |
3 |
BMW |
24.874 |
8,3% |
24.476 |
1,6% |
4 |
FORD |
23.366 |
7,8% |
22.940 |
1,9% |
5 |
AUDI |
18.576 |
6,2% |
13.170 |
41,0% |
6 |
SKODA |
16.602 |
5,6% |
17.154 |
-3,2% |
7 |
OPEL |
15.665 |
5,2% |
18.952 |
-17,3% |
8 |
SEAT |
11.852 |
4,0% |
10.347 |
14,5% |
9 |
RENAULT |
10.663 |
3,6% |
9.443 |
12,9% |
10 |
HYUNDAI |
9.666 |
3,2% |
9.577 |
0,9% |
11 |
MAZDA |
6.601 |
2,2% |
5.211 |
26,7% |
12 |
TOYOTA |
6.384 |
2,1% |
6.469 |
-1,3% |
13 |
PEUGEOT |
6.251 |
2,1% |
4.905 |
27,4% |
14 |
SMART |
5.939 |
2,0% |
3.723 |
59,5% |
15 |
DACIA |
5.343 |
1,8% |
4.489 |
19,0% |
16 |
FIAT |
5.309 |
1,8% |
5.118 |
3,7% |
17 |
KIA |
5.207 |
1,7% |
5.186 |
0,4% |
18 |
VOLVO |
4.977 |
1,7% |
4.796 |
3,8% |
19 |
MITSUBISHI |
3.988 |
1,3% |
3.767 |
5,9% |
20 |
CITROËN |
3.490 |
1,2% |
3.566 |
-2,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
299.127 |
... |
272.674 |
9,7% |
|
ACUMULADO |
3.323.878 |
... |
3.198.720 |
3,9% |
Galeria: Avaliação: Novo VW Golf 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena