A final do campeonato Gran Turismo Championship da FIA aconteceu em Monte Carlo e a Lamborghini aproveitou a ocasião para revelar o V12 Vision Gran Turismo. O conceito mostra como seria um carro futurista da empresa e que pode ser guiado somente no jogo Gran Turismo Sport, para PlayStation 4, com lançamento marcado para o 2º trimestre de 2020.
Assim como os conceitos anteriores da série Vision Gran Turismo, como da Jaguar, Bugatti, Hyundai, Zagato e muito mais, o design do Lamborghini pode ser descrito como superdramático. É bem difícil entender exatamente onde está a porta do carro, por exemplo. E, ainda assim, consegue parecer bem harmônico e que cada peça está no lugar certo. Mitja Borkert, diretor do centro de design da Lamborghini, explicou um pouco sobre o carro:
“O Lamborghini V12 Vision Gran Turismo foi desenhado para ser o melhor carro virtual já feito para todos os gamers e fãs que amam nossa marca. É uma oportunidade para nossos designers talentosos e geniais se expressarem por completo e imaginar um carro que não apenas é fascinante e incrível de dirigir, mas que também reflete o comprometimento do centro de design em desenvolver tecnologias inovativas, especialmente no campo dos materiais leves e eletrificação.”
O monoposto virtual usa a mesma mecânica híbrida do Lamborghini Sian FKP 37. A fabricante não dá detalhes técnicos ou de performance do V12 Vision Gran Turismo, mas é bom lembrar como este conjunto funciona no Sian.
Estamos falando de um motor 6.5 V12 aspirado de 785 cv, mais um elétrico de 34 cv, chegando à potência combinada de 819 cv. O Sian é capaz de passar dos 350 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em menos de 2,8 segundos. Podemos esperar por uma melhoria no Vision Gran Turismo, já que o ambiente virtual permite usar coisas que não existem ainda no mundo real - a Chevrolet mostrou o Chaparral 2X que usava um motor a laser.
Toda a história e tradição da Lamborghini pode ser vista no V12 Vision Gran Turismo. O formato hexagonal das janelas retoma o estilo do conceito Lamborghini Marzal de 166, enquanto as luzes em forma de "Y" nos faróis e nas lanternas são uma evolução do design atual.
A linha de cintura divide as laterais em duas partes. Outro aspecto interessante é que as caixas de roda são separadas da carroceria, para dar um toque a mais de esportividade futurista ao conceito, que foca em ter espaço apenas para o motorista.
Lembra que falamos da ausência de uma porta? A Lamborghini diz que, para entrar no carro, o piloto terá que erguer todo o teto, como é feito em caças do exército e no conceito Lamborghini Egoista. Os controles estão todos concentrados no volante em forma de "U", enquanto as informações são mostradas direto no para-brisa por realidade aumentada.
Segundo Stefano Domeniclai, presidente e CEO da Lamborghini, diz que estes são prerrequisitos excelentes para "a diversão dos jovens entusiastas de videogames e de carros esportivos."
RECOMENDADO PARA VOCÊ
A pintura deste Lamborghini Revuelto é artesanal e levou 480 horas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Quer um Lamborghini Urus? Só em 2026
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ostentação no Instagram está acabando com a cultura automotiva
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Presidente da Lamborghini explica porque o Temerario fará sucesso