A nova geração do Série 3 definitivamente parece ter encantado os (ricos) consumidores de sedãs médios premium. Com o reforço da versão de entrada 320i, o BMW repetiu a liderança de setembro e, com 660 emplacamentos, registrou o seu melhor desempenho comercial desde agosto de 2016 (407). O resultado fez o modelo ultrapassar os 40% de participação de mercado.
Ainda líder no acumulado do ano, mas cada vez mais ameaçado, o Mercedes Classe C (349) perdeu mais de 1/3 dos compradores de 2018, apesar deste ter sido o seu melhor mês em 2019. Fora do pódio no mês passado, o Audi A3 Sedan (222) cresceu quase 17% para retomar o terceiro lugar perdido no último ranking.
Novato do segmento, o Mercedes Classe A (161) caiu uma posição, mas assegurou uma vantagem de quase três vezes o total emplacado pelo Audi A5 (61). Com nova geração nas concessionárias, o Mercedes CLA emplacou as mesmas 48 unidades do novo Volvo S60.
Atrás do Jaguar XE (30), dono da 2ª maior evolução nos últimos doze meses – atrás apenas do líder Série 3 -, o A4 foi a decepção de outubro: com apenas 22 unidades, 75% a menos do que em 2018, o Audi não vendia tão pouco desde fevereiro de 2016 (20).
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
OUT/19 |
SET/19 |
OUT/18 |
% OUT 19 |
% SET 19 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
660 |
397 |
258 |
41,22% |
29,83% |
66,25% |
155,81% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
349 |
326 |
548 |
21,80% |
24,49% |
7,06% |
-36,31% |
3º |
AUDI A3 SEDAN |
222 |
201 |
190 |
13,87% |
15,10% |
10,45% |
16,84% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
161 |
301 |
0 |
10,06% |
22,61% |
-46,51% |
- |
5º |
AUDI A5 |
61 |
63 |
50 |
3,81% |
4,73% |
-3,17% |
22,00% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLA |
48 |
3 |
78 |
3,00% |
0,23% |
1500,00% |
-38,46% |
7º |
VOLVO S60 |
48 |
10 |
0 |
3,00% |
0,75% |
380,00% |
- |
8º |
JAGUAR XE |
30 |
6 |
14 |
1,87% |
0,45% |
400,00% |
114,29% |
9º |
AUDI A4 |
22 |
24 |
89 |
1,37% |
1,80% |
-8,33% |
-75,28% |
|
|
1601 |
1331 |
1227 |
100,00% |
100,00% |
20,29% |
30,48% |
Entre os sedãs mais sofisticados, domínio absoluto dos alemães, com os sete mais bem posicionados oriundos do país mais rico da Europa. Líder pelo 2º mês seguido, o Porsche Panamera (28) ficou apenas duas unidades à frente do BMW Série 5 (26), mais vendido no acumulado de 2019. Preferido do segmento em 2018, o Mercedes Classe E (19) perdeu mais de 1/3 dos consumidores.
Em nova geração, o Audi A6 (12) subiu para a quarta posição, com o Mercedes CLS (7) completando o top 5. Também com novo modelo, o Audi A7 (6) foi o sexto. Em seu mês mais forte desde agosto do ano passado (7), o BMW Série 7 emplacou 5 unidades. Após o recorde de setembro, o Volvo S90 (3) perdeu ¾ de suas vendas nas últimas semanas.
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
OUT/19 |
SET/19 |
OUT/18 |
% OUT 19 |
% SET 19 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
PORSCHE PANAMERA |
28 |
26 |
35 |
25,23% |
25,24% |
7,69% |
-20,00% |
2º |
BMW SÉRIE 5 |
25 |
21 |
20 |
22,52% |
20,39% |
19,05% |
25,00% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
19 |
16 |
30 |
17,12% |
15,53% |
18,75% |
-36,67% |
4º |
AUDI A6 |
12 |
7 |
0 |
10,81% |
6,80% |
71,43% |
- |
5º |
MERCEDES-BENZ CLS |
8 |
7 |
0 |
7,21% |
6,80% |
14,29% |
- |
6º |
AUDI A7 |
6 |
8 |
0 |
5,41% |
7,77% |
-25,00% |
- |
7º |
BMW SÉRIE 7 |
5 |
0 |
0 |
4,50% |
0,00% |
- |
- |
8º |
VOLVO S90 |
3 |
13 |
8 |
2,70% |
12,62% |
-76,92% |
-62,50% |
9º |
LEXUS ES |
2 |
5 |
0 |
1,80% |
4,85% |
-60,00% |
- |
10º |
JAGUAR XF |
1 |
0 |
2 |
0,90% |
0,00% |
- |
-50,00% |
11º |
JAGUAR XJ |
1 |
0 |
2 |
0,90% |
0,00% |
- |
-50,00% |
12º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
1 |
0 |
3 |
0,90% |
0,00% |
- |
-66,67% |
|
|
111 |
103 |
100 |
100,00% |
100,00% |
7,77% |
11,00% |
Observação: O BMW Série 4 e o Kia Stinger, anteriormente classificados como sedãs médios premium, foram posicionados entre os modelos esportivos.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
BMW lança novos M3 Competition e M3 Competition Track no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW investirá R$ 1,1 bilhão para novo modelo e eletrificados nacionais