Toyota BEV: conheça o primeiro (micro) carro 100% elétrico da marca
Ultra-compacto de dois lugares tem 100 quilômetros de autonomia
Superesportivo? SUV? Nada disso. O primeiro carro 100% elétrico da Toyota é prático, racional e extremamente funcional. O ultra-compacto BEV (de Battery Eletric Vehicle) é um carrinho urbano de dois lugares pensado para o uso diário na cidade.
Com 100 km de autonomia com uma carga completa, o BEV foi projetado especificamente para atender às necessidades diárias de mobilidade de clientes que fazem viagens regulares em curta distância. A velocidade máxima é de apenas 60 km/h, mas a agilidade vem do raio de giro muito reduzido.
Extremamente compacto, mede apenas 2,49 metros de comprimento, 1,29 m de largura e 1,55 m de altura. Comparando o Toyota BEV com o Smart ForTwo EQ, por exemplo, ele é 205 milímetros mais curto e 373 mm menos largo, além de ser 5 mm mais baixo.
Ao vivo, o carro agrada pela racionalidade. É compacto, ideal para uso em cidades e fácil para estacionar. Por dentro oferece bom nível de conforto, com direção elétrica, ar-condicionado, central multimídia com vários recursos e um belo painel digital onde é possível ver de forma clara e rápida a velocidade e a carga da bateria. O acabamento no geral é honesto, com vários elementos que já conhecemos de outros modelos da Toyota, como botões e alavancas do Yaris, por exemplo. O espaço é bom para duas pessoas, lado a lado.
"Queremos criar uma solução de mobilidade que possa apoiar a sociedade em envelhecimento do Japão e oferecer liberdade de movimento às pessoas em todas as fases da vida", disse Akihiro Yanaka, chefe de desenvolvimento. "Com o BEV ultracompacto, estamos orgulhosos de oferecer aos clientes um veículo que não apenas permite maior autonomia, mas também requer menos espaço, cria menos ruído e limita o impacto ambiental".
A Toyota considera que é preciso criar carros que as pessoas queiram, mas, o mais importante, que possam comprar. Falando especificamente de carros elétricos, sabemos que o preço da bateria é fator limitante e acaba por elevar muito o valor final do carro. Com um carro compacto mais leve e mais racional, a "quantidade" de bateria é menor e, assim, o preço também tenderá a ser mais acessível.
As vendas começam em 2020, inicialmente no Japão. Os demais mercados que receberão o ultra-compacto ainda não foram divulgados.
Por Fábio Trindade, de Tóquio - Japão
Viagem a convite da Anfavea
Galeria: Toyota BEV - Carro 100% elétrico
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina