Enquanto lança a nova família HB20 no Brasil, a Hyundai apresenta na Índia a nova geração do Creta. Mas, se por lá o SUV manteve o estilo polêmico do modelo que apareceu primeiro na China, por aqui as coisas serão diferentes. Não totalmente, mas serão.
Motor1.com já havia dito que o nosso novo Creta não teria exatamente o mesmo design da versão já mostrada lá fora. Agora, novas informações apuradas por nossa equipe dão conta de que a intenção ainda será ousar, da mesma forma como foi feito com o HB20 2020. Espere, portanto, a aplicação da nova identidade visual da Hyundai, com a grade maior e mais esticada para as laterais. Já o conjunto ótico duplo pode ganhar formato diferente na versão brasileira, bem como a estranha lanterna traseira. Hoje, o Creta é um dos SUVs com o estilo mais careta do segmento. A marca coreana quer mudar isso, mas já percebeu que não dá arriscar tanto quanto nos modelos chinês e indiano.
A expectativa é que o novo Creta seja produzido em Piracicaba (SP) a partir de 2021, recebendo, inclusive, algumas atrações do novo HB20. O motor 1.0 TGDI de 120 cv deverá ser uma das novidades, assim como os assistentes de condução: alerta de saída de faixa, frenagem automática de emergência e até piloto automático adaptativo (que o SUV estreia agora na Índia). O novo Creta também trouxe itens exclusivos como cluster digital colorido em tela TFT, multimídia tipo tablet em posição vertical, freio de estacionamento eletrônico e teto-solar panorâmico, além de uma câmera 360 graus para auxílio de estacionamento.
Em termos dimensionais, o novo Creta cresceu 10 mm no comprimento e na largura, 8 mm na altura e 20 mm no entre-eixos, o que deve ampliar o já bom espaço interno. Por fim, o porta-malas passou de 431 para 444 litros, valor que o deixa entre os melhores da categoria.
Resta agora aguardar os primeiros flagras do futuro Creta nacional para vermos até onde a Hyundai vai mexer no design, digamos, excêntrico do modelo asiático. Vale lembrar que o Creta brasileiro já tem desenho diverso daquele que foi apresentado inicialmente no exterior.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional